O que está a acontecer nas modalidades e que é mais visível no Andebol é uma vergonha! Como é possível estarmos no inicio da época e já haver problemas de tesouraria?
Já muito se falou, inclusive no Blog do Belenenses, da necessidade das modalidades serem auto-suficientes, e é obvio que tem que ser esse o caminho a seguir, mas a realidade é completamente diferente. Como as modalidades não conseguem gerar receitas próprias para cobrir todos os seus custos o clube é obrigado a injectar fundos próprios para cobrir as despesas.
Este problema acontece porque o clube não tem capacidade para angariar os patrocínios necessários. A área comercial do clube tem sido quase inexistente e ainda por cima foram feitas algumas apostas erradas. No entanto, parece que já foram dados alguns passos para resolver a situação. Mais vale tarde do que nunca. Vamos esperar para ver...
Mas como foi feito o orçamento das modalidades deste ano? Afinal qual foi o problema? O jornal O JOGO de hoje revela números incríveis no orçamento do andebol!
- PROVEITOS: subsidio do clube (200 mil) + patrocínios (60 mil) = 260 mil
- CUSTOS: 500 mil
- RESULTADO: 240 mil negativos!!!
Quem foi o responsável por este orçamento? Como é possível angariar apenas 60 mil euros de patrocínios? Mas pior que isso, como é possível chegar ao meio milhão de euros de custos! Estes custos são só da equipa sénior? E já agora, quais são orçamentos das outras modalidades?
O Belenenses tem apenas um caminho a seguir:
1 – Desenvolver área comercial do clube! PRIORITÁRIO!
2 – Dividir o orçamento de cada modalidade em dois – plantel sénior e formação.
3 – Estabelecer um prazo para acabar com os subsídios do clube no plantel sénior. O orçamento do plantel sénior tem que caminhar para a auto-sustentabilidade. Sugiro 3 a 5 anos, com reduções progressivas, para uma transição suave.
4 – Ao fim deste prazo, as modalidades têm que se adequar à sua realidade. De acordo com os fundos que forem gerados, ou competem no escalão profissional, ou competem noutro campeonato ou suspende-se a actividade!
Não há volta a dar!
O clube tem que utilizar os poucos recursos que tem para se modernizar! E tem que dar prioridade às áreas que geram receitas. Tem que ser este o caminho! Só aceito subsídios do clube às modalidades profissionais quando existir dinheiro para gastar!
O clube deve contribuir para cada modalidade - escalão sénior - com os seus serviços, com as suas instalações e sobretudo com o uso do nome Belenenses.
Como se sabe foi aberta uma conta para apoiar o ANDEBOL. O BdB publicará mais informações em breve.
Conta: NIB 0036 0262 99100 020979 92
Contactos: José Francisco (Tlm.91 906 28 96)
Contactos: José Ramos (Tlm. 96 347 10 13 ou 93 848 76 26)
Sem comentários:
Enviar um comentário