terça-feira, novembro 20, 2007

Basket: Belenenses 89 – F.C. Porto 87

Blog do Belenenses: Filomena MouraBlog do Belenenses: Mário Lobo

Disputou-se este domingo a 5ª jornada da liga profissional de Basquetebol com a nossa equipe a receber o FC Porto - um dos candidatos ao título.

Este jogo tinha também a particularidade de ser a estreia no Restelo no novo norte-americano do Belenenses, Lance Soderberg e também o regresso ao banco no Restelo do nosso técnico Luís Silveira após a operação a que foi submetido.

O jogo começou com um ritmo intenso com excelentes percentagens de lançamento das duas equipes, mantendo-se assim sempre o marcador equilibrado e tendo o primeiro período finalizado com marcações altas, com vantagem para a nossa equipe por 26-24.

No segundo e terceiros períodos o equilíbrio manteve-se com o nosso Belenenses sempre na liderança no marcador mas com o Porto sempre por perto, nunca se atingindo uma diferença grande no marcador.

À entrada para o 4º e decisivo período com a nossa equipe em vantagem no marcador por 5 pontos a excelente atitude defensiva da nossa equipe na luta dos ressaltos e a continuação da boa percentagem de lançamentos permitiu alargar a vantagem até 12 pontos. Mas um desconto de tempo pedido pelo técnico portista e a adopção de uma defesa mais pressionante levou a alguns erros da nossa equipe e o aproximar perigoso do Porto.

Nos 9 segundos finais e com a vantagem sempre do nosso lado mas na altura só por 2 pontos, o jogador do Porto Paulo Cunha dispõe de 2 lances livres e felizmente para nós desperdiça os dois, o ressalto é ganho pelo nosso americano Ike Nwankwo que sofre falta. Com 4 segundos por jogar e com a vantagem de 2 pontos a nosso favor e a dispormos de 2 lances livres pensou-se que o jogo estaria ganho. Mas o nosso jogador falhou também os dois livres, no 2º lance livre a bola nem atingiu o aro. Chegou-se a temer que acontecesse o mesmo que na temporada passada quando perdemos com o Porto também nos últimos segundos mas desta vez o triplo tentado por Paulo Cunha não entrou e o nosso Belenenses conseguiu uma difícil e importante vitória.

Estamos nesta altura em 4º lugar e não fosse a inesperada derrota na 1ª jornada estaríamos nesta altura em 2º lugar.

Com o regresso do técnico Luís Silveira ao banco as prestações da equipe melhoraram, resultante em parte da boa prestação e atitude defensiva. É na defesa que se começam a ganhar os jogos.
De realçar as boas exibições de Diogo Carreira, Paulo Simão e sobretudo do novo americano Lance Soderberg.

O nosso 5 inicial foi:
Diogo Carreira – 23 pontos, 0 ressaltos e 7 assistências
Paulo Simão – 12 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências
Anderson Ferreira – 11 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências
Lance Soderberg – 27 pontos, 9 ressaltos e 1 assistência
Ike Nwankwo – 7 pontos, 9 ressaltos e 1 assistência

Jogaram ainda:
Daniel Monteiro – 2 pontos e 1 assistência
Aylton Medeiros – 3 ressaltos
Artur Cruz – 7 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências

Sem comentários: