sexta-feira, novembro 23, 2007

Andebol: Assistência e Patrocínios

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Belenenses AndebolA Liga Portuguesa de Andebol publicou as estatísticas da 1ª volta da fase regular da Liga de Andebol que revelam que o Belenenses é o segundo clube que mais público leva ao pavilhão. Em 11 jornadas, que equivalem a 5 jogos em casa, metemos no pavilhão uma média de 676 pessoas por jogo.

PÚBLICO POR CLUBE:
4.060 - FC Porto
3.380 - CF Os Belenenses
2.685 - ABC Braga
2.600 - AA Águas Santas
1.920 - SL Benfica
1.870 - SC Horta
1.450 - S. Bernardo AC
1.450 - SC Espinho
1.370 - Sporting CP
1.350 - ISAVE
1.075 - AM Madeira Andebol SAD

O jogo com maior assistência no campeonato foi realizado no Acácio Rosa e ainda temos mais dois jogos dentro desse top 5.

JOGOS COM MAIS PÚBLICO:
1.300 - Os Belenenses x Sporting
1.200 - FC Porto Vitalis x Sporting
1.200 - FC Porto Vitalis x Madeira ACF
1.100 - ABC x Madeira ACF
900 - Águas Santas x Os Belenenses
850 - Os Belenenses x FC Porto Vitalis

Curiosamente os jogos com maior assistência foram transmitidos em directo pela SPORTTV. Será que o facto da SportTV ter anunciado os jogos na sua transmissão levou mais pessoas ao Pavilhão? Se calhar vale a pena anunciar na TV...

TRANSMISSÕES SPORTTV:
Jornada 1: Os Belenenses - FC Porto Vitalis
Jornada 2: SL Benfica - Águas Santas
Jornada 3: ISAVE - Sporting CP
Jornada 4: Águas Santas - Os Belenenses
Jornada 5: ABC Braga - Madeira ACF
Jornada 6: FC Porto Vitalis - Sporting
Jornada 7: SC Espinho - FC Porto Vitalis
Jornada 8: SL Benfica - Sporting CP
Jornada 9: ABC Braga - Liberty S. Bernardo
Jornada 10: Os Belenenses - Sporting CP
Jornada 11: Sporting CP - Liberty S. Bernardo

Ao contrário do que acontece no futebol os jogos transmitidos na TV parecem estar melhor distribuidos pelos clubes. Nas doze primeiras jornadas tivémos 5 jogos do Sporting; 3 do Belenenses, Porto e Águas Santas; 2 jogos de outras quatro equipas e apenas 1 jogo para Espinho e ISAVE. Apenas parecem exagerados os 5 jogos do Sporting em comparação aos jogos de Espinho e ISAVE. Situação a corrigir pela liga.

Como se pode verificar o produto "Andebol Belenenses" tem todas as condições para rentabilizar os investimentos que sejam feitos pelos patrocinadores. O Departamento de Marketing do clube (marketing@osbelenenses.com) tem assim "bases" para trabalhar.

Esta análise é bastante interessante e já agora gostávamos de saber os dados das outras modalidades de alta competição: o Basket - modalidade mais vista em Portugal em 2007 a seguir ao futebol - e o Futsal - modalidade que mais cresceu em 2007 e já com um número de praticantes superior ao futebol.

Sem comentários: