terça-feira, agosto 14, 2007

O Defeso e as Transferências que não acabam!



Blog do Belenenses: Henrique Santos
"TREINADOR DE BANCADA"

Acredito que não sou o único sócio que se impacienta com este campeonato que tarda em começar. Os Torneios de Marrocos e o Teresa Herrera na Galiza só aumentou a ânsia que certamente muitos temos de querer ver o Belenenses de 2007/08 a actuar oficialmente, e então depois da goleada ao Al-Arabi do Qatar …

… mas nesta última crónica antes do início da competições oficiais não queria deixar de analisar o ainda fervilhante mercado de transferências.

Entre os postes ninguém parece muito descansado: é verdade que todos os guarda-redes mandam por vezes grandes argoladas, mas duas seguidas na mesma semana!?!? Oh Marco!!! Costinha também não é propriamente certo, tanto podendo jogar brilhantemente como o fez na final da Taça de Portugal, como dando brindes como vez em alguns jogos da época passada, o que teria possibilitado o 4.º lugar. A prova de que Jorge Jesus pondera seriamente um terceiro guarda-redes, possivelmente para titular, é Dragovic ter estado à experiência. Os jornais falam do Bruno Vale do FC Porto …

Também na defesa se continuam a falar de mexidas. Depois de uma das duas grandes vendas do ano (Nivaldo) à preocupação do lado esquerdo do centro da defesa poder-se-à juntar a saída de Rolando. Ao que parece o central da Selecção de Sub-21 termina o contrato no final desta época e o FC Porto pondera a sua contratação no caso de falhar o objectivo Nunes (actualmente no Maiorca e ex-SC Braga). Para o substituir fala-se do João Paulo, que em meu entender tem uma qualidade indiscutível. Para avaliarmos se o possível negócio é interessante para o CF Os Belenenses entendo que temos que esperar pelos possíveis valores das transferências, tipo e duração dos contratos.

No meio-campo Ruben Amorim poderá ser alvo do apetite do Benfica, agora órfão de Manuel Fernandes. Na minha opinião, nesta como noutras transferências, o que interessará é o valor eventualmente pago. Obviamente que o Ruben é um bom jogador, um verdadeiro centro-campista, para mais português e formado na casa. Mas por outro lado o seu contrato acaba no final da época e se não conseguirmos renovar será preferível um bom encaixe financeiro. Para o Ruben acho que seria importante vingar no meio-campo azul para se assumir como bom jogador que é.

No ataque Dady já não pára pelo Restelo. Foi obviamente um bom negócio – de custo zero a 3,5 milhões de euros em pouco mais de um ano. Eventualmente poderia ter possibilitado um encaixe ainda maior e a forma como sai do Clube não é a melhor, envolvendo-se numa nebulosa situação, mas que seja feliz para onde for. Na prática vejo um avançado inventado pelo treinador que, de futebol tosco e sem valor, passa ao maior encaixe de sempre do nosso clube. Tão meteórico como o crescimento do Antunes do Paços de Ferreira.

Muñoz, um dos dois panamianos também foi dispensado, pelo que serão de esperar entradas para o ataque da Cruz de Cristo, que com Roncatto, João Paulo Oliveira e mesmo Mendonça já percebemos estar este ano bem servido. Fala-se do Edgar e do Jorginho do FC Porto. Será o regresso do desejado Meyong? Eventualmente o Manu também poderá entrar no eventual negócio do Ruben para a Luz. Eu tenho aqui um dedinho que me diz que ainda surgirá um perfeito desconhecido a baixo preço que, para a próxima época, vale outra vez uma grande percentagem do nosso orçamento!

Uma coisa é certa: avizinham-se algumas mexidas relevantes a menos de uma semana do início do campeonato na Figueira da Foz. A equipa técnica, olheiros e Direcção têm assegurado com profissionalismo o interesse do Clube, mas este treinador de bancada gostava de deixar um sugestão no seguimento de outros comentários aos posts – renovem e blindem os contratos do Rolando, Ruben mas sobretudo do obreiro do renovado orgulho que todos sentimos em ser Belenenses – o treinador e timoneiro Jorge Jesus!

Sem comentários: