terça-feira, agosto 28, 2007

Como eu vi o jogo do Belenenses

Blog do Belenenses: Diogo M

Fui ao Restelo (como sempre) e devo dizer que não gostei nada do que vi. Mas também não saí de lá a achar que não valemos nada, jogadores e treinador, ou que vamos fazer uma época miserável. Nada disso!

Quanto ao jogo, não acho nada que tenhamos jogado tanto como o Braga nem sequer tão bem como eles. Não é que o Braga tenha feito um grande jogo, que não fez, só que foi sempre superior a nós em todos os aspectos, controlou melhor o jogo, defendeu melhor, sem sobressaltos, correu quando foi preciso e provou que tem muito melhores individualidades. Acho (infelizmente) que isso é indiscutível...

Fomos uma equipa sem chama e muito instável mentalmente. Para além disso há jogadores que não têm lugar no onze titular e outros que, na minha opinião, andam a fazer posições para as quais não estão preparados. Devic é um bom 3º central mas nada mais do que isso. Depois, tal como eu sempre disse, o Nivaldo é muito dificilmente substituível, atendendo à realidade económica do clube. E a sua falta foi uma das coisas que mais se notou, pela negativa, no sábado. Vai ser muito difícil mesmo arranjar outro assim. João Paulo é um bom 3º avançado mas nada mais do que isso. Roncatto tem que ser domesticado, caso contrário é recambiado para a 3ª divisão brasileira e lá se perde mais uma esperança do “país irmão”.

Quanto ao nosso treinador (que continua a ser o maior, atenção!)... acho que tem cometido alguns erros. Primeiro, tem feito adaptações a mais! Cândido Costa não é (nem nunca será, acho eu) defesa-lateral e faz muita falta no meio-campo. Penso que devemos voltar à fórmula que tão bons resultados deu: o Amaral como lateral e o Cândido a fechar o meio-campo à frente dele. A equipa ganha mais identidade. Depois, o Ruben não é trinco. Sabe jogar nessa posição mas nada mais do que isso. Acresce que com Ruben à frente dos centrais estamos a perder muita criatividade no meio-campo ofensivo. Por último, JJ errou, na minha opinião, quando construiu uma equipa à volta de Silas e de Zé Pedro. São 2 grandes jogadores mas não têm (declaradamente) a capacidade para serem regulares uma época inteira. E pior, normalmente falham nos momentos mais importantes. Só que agora como é que se explica isso à própria equipa e, sobretudo, aos 2 jogadores em causa? É complicado e acho que JJ vai insistir nisto até ao fim…

Independentemente disto, acredito piamente que vamos dar a volta por cima, a equipa vai crescer e, com 2 reforços-chave (um central e um ponta de lança), podemos, daqui a 1 mês ou assim, estar ao nível do que fizemos na época passada. Temos capacidade para isso e um grande treinador à frente da equipa. Só não vale a pena inventar muito, acho eu…

Por último, uma palavra para o público: uma tristeza! Uma tristeza ver que são sempre os mesmos e que, neste sábado, nem sequer lá estavam todos “os mesmos”. E não vale a pena desculparmo-nos com as férias, com o horário e com a chuva. Algo tem que ser feito com muita urgência! E espero sinceramente que seja feito. Grandes negócios, recuperação financeira, crescimento do clube, sem que haja adeptos para ver esse crescimento, não faz qualquer sentido…

Sem comentários: