domingo, abril 22, 2007

Porto-3-1-Belenenses: Noite Difícil

L Rodrigues

O Belenenses foi derrotado, após várias semanas sem conhecer esse resultado, ao início desta noite, no Dragão. Vitória incontestável da melhor equipa em campo, apesar do Belenenses se poder queixar da falta de sorte e uma arbitragem que, não tendo influência directa no resultado, foi extremamente tendenciosa.

O Belenenses entrou mal e os primeiros minutos foram um sufoco. No entanto, o Porto chegaria à vantagem numa fífia de Marco Gonçalves, que tão seguro se tem mostrado nas últimas partidas. Remate do jogador nortenho, Marco defende para a frente e Adriano aproveitou para fazer o primeiro golo. Em desvantagem no marcador, o Belenenses continuava sem incomodar e o Porto continuava a carregar até cerca dos 20 minutos.

A partir dos 20 minutos o Porto tirou o pé do acelerador, mas o Belenenses não conseguia criar jogadas de ataque, e foi por esta altura que Gaspar (hoje a substituír Amaral) se lesionou, tendo passado em dificuldades o resto da 1ª parte e não parecendo ter recuperado completamente mesmo na 2ª parte. Já nos descontos da 1ª parte, Adriano isola-se, Marco Gonçalves sai-se e não se atira à bola e chocam os 2 jogadores, com o árbitro a assinalar penalty num lance duvidoso, mas que se aceita. Lucho Gonzalez marcou, mal, a grande penalidade.

A 2ª parte começou com o 1º lance de perigo do Belenenses em toda a partida, e mostrou um Belenenses diferente. Ainda na 1ª parte Rúben Amorim havia dado lugar a Fernando, e ao intervalo Carlitos entrou para o lugar de Cândido Costa. O Belenenses mostrava-se mais afoito e o Porto "tremeu" um pouco depois do golo azul, da autoria de Nivaldo após canto cobrado por José Pedro.

No entanto, num lance na nossa grande área, Marco Gonçalves teve um lance aparatoso com Adriano e caíu no chão com uma lesão grave, tendo de ser substituído por Costinha (quantas lesões mais terão os nossos guarda-redes esta temporada?), que esteve em nível aceitável. Mas a lesão de Marco interrompeu a partida por quase 10 minutos, quebrando o ritmo do Belenenses, e trouxe de novo um Porto mais rápido, com várias oportunidades de golo, registando-se dois lances tirados a papel químico com Adriano a acertar na barra. A 5 minutos do final, Bruno Alves, na sequência de um canto, estabeleceu o 3-1 final.

O Belenenses entrou mal na partida, mas rectificou ao intervalo e acabou por sofrer um revés importante com a lesão de Marco Gonçalves: esgotou as substituições, perdeu o guarda-redes e quebrou o ritmo. Como atenuante, os 120 minutos de grande parte dos jogadores na 5ª feira acrescidos de mais de 100 minutos esta noite. Nota positiva para Sandro Gaúcho, que destruíu muito jogo, enquanto a globalidade da equipa é normalmente capaz de muito mais. Foi uma noite má, de uma óptima equipa que nos tem dado muitas alegrias. Esperemos que a lesão de Marco Gonçalves seja ligeira.

Sem comentários: