domingo, abril 01, 2007

Belenenses-1-0-Desp.Aves: Justiça e Arrepios

L Rodrigues

O Belenenses venceu ontem, ao início da noite, o Desp. Aves, actual último classificado da Liga Bwin e que demonstrou no Restelo ser uma equipa que, apesar de relativamente bem "arrumadinha", não tem andamento para adversários do principal escalão. Isto porque apanhando pela frente um Belenenses desinspirado e amorfo, durante largos períodos alheado do jogo, poderia ter saído do Restelo vergado a uma goleada, o que só não aconteceu por demérito dos avançados azuis, mérito do excelente guarda-redes Nuno Espírito Santo e uma ajudinha do árbitro que anulou de forma duvidosa o 2º golo a Dady a meio da 1ª parte e passados poucos minutos fez vista grossa a um penalty claro sobre Cândido Costa.

O Belenenses entrou com um "onze" muito ofensivo, destacando-se a saída de Sandro Gaúcho por troca com Garcés. O Belenenses entrava com 4 elementos puramente ofensivos, mas nos primeiros minutos não se viam desequilibrios no ataque nem grande acerto a meio-campo e a defender. No entanto, cada ataque acabava por ser um susto para a equipa nortenha, que acaba por sofrer o único golo numa bola recuperada por Silas, que acaba por isolar Dady, que com toda a calma do mundo marcou e resolveu o jogo.

Minutos depois, Dady salta e cabeceia como mandam as regras, marcando o 2º. No entanto, o golo é anulado por pretensa falta de Dady, numa decisão que se aceita, mas em que o defesa adversário se atirou deliberadamente para o chão. Para além disso, minutos volvidos Cândido Costa é abalroado na área do Aves, num lance muito mais claro de falta, e o árbitro não assinalou o respectivo penalty...

Bom, mas daqui até final, o que se assistiu foi a um espectáculo de oportunidades perdidas pelo Belém e 4 ou 5 ataques do Desp.Aves que iam dando uns calafrios às bancadas, não pelo seu perigo concreto, mas pelo seu perigo potencial. Quando, sobre os 90 minutos, um cruzamento em arco saíu a rasar o poste azul... ficaram os adeptos do Belém em silêncio na bancada por instantes.

Destaque pela positiva para Marco Gonçalves (seguríssimo), Cândido Costa (mais uma excelente exibição) e Dady (mais 3 pontos...). Pela negativa, o destaque vai para Rolando (a poucos minutos do final uma perda de bola infantil isolou Artur Futre, com Marco Gonçalves a salvar com uma defesa do outro mundo) e Rúben Amorim, que esteve muito inconstante ao longo do jogo, alternando o óptimo com péssimo, com muitas perdas de bola no meio campo defensivo que contra uma equipa com outros argumentos seriam comprometedoras. Garcés, por seu lado, esteve infeliz na finalização e acabou por se lesionar e ser substituído.

Resumindo, o Belenenses não jogou nada de especial, mas o suficiente para golear (já não perdemos desde o episódio da gripe!!!), amealhando já 37 pontos, colocando-se no 4º lugar, a título provisório. E Jorge Jesus já fala em tentar segurar um dos 6 primeiros lugares!

Sem comentários: