segunda-feira, abril 30, 2007

Escândalo em Coimbra

L Rodrigues

A Académica recebeu esta noite o Braga e acabou derrotada por 0-1. Isto não seria suposta tema de discussão no BdB, não fosse o facto de o Belenenses estar a lutar com o Braga pela 4ª posição, única posição possível para salvar uma época desastrosa em termos desportivos e financeiros da equipa minhota.

A Académica foi completamente dominada pelo Braga até ao 0-1. Minutos antes, o defesa "estudante" Kaká fora expulso por 2º amarelo num lance em que o árbitro apita uma falta junto à lateral e o jogador a correr de costas para o árbitro faz um movimento de reprovação com o braço que nunca valeria um amarelo, quanto mais o 2º.
O golo do Braga, sendo legal, é um golo extramamente duvidoso e que em 50% das vezes é invalidado por fora-de-jogo. Mas, ressalve-se, é legal.

A partir daí, foi um jogo (ainda mais) surreal. No meio campo da Académica o árbitro deixava a Briosa fazer todas as faltas, para compensar o que já tinha feito. No outro meio campo, atenção, tinha de mandar o Braga. A cerca de 10 minutos do final da partida, o defesa do Braga Rodriguez empurra ostensivamente o avançado Conimbricense Gyano dentro da área, penalty que passou incólume ao árbitro. Não contente, o mesmo Rodriguez pega-se com Gyano, empurram-se, encostam cabeças... tudo. Nem um amarelo para nenhum dos 2, sendo que para Rodriguez era o 2º... 1ª expulsão perdoada.

Já sobre o tempo regulamentar, Andrés Madrid que minutos antes tivera entrada alaranjada, apenas com direito a amarelo (e bem, diga-se), faz falta à entrada da área para 2º amarelo. O árbitro marca a falta e não expulsa o Bracarense...

Já sobre o final da partida, remate de Miguel Pedro e o defesa Paulo Jorge atira-e em voo dentro da área para cortar a bola com o braço nas barbas do árbitro, que fingiu não ver. Penalty por marcar e expulsão de Paulo Jorge por efectivar.

Resumindo, 2 penaltys por marcar a favor da Académica e 3 jogadores do Braga a quem foi perdoada a expulsão. Vitória do Braga que está a 3 pontos do Belém, que recebe para a semana, em jogo onde deveria apresentar-se sem a dupla de centrais e o trinco titulares e com menos 6 pontos... ou 8, lembrando-me agora de repente daquele penalty surreal contra a Naval, nos últimos minutos, que nem os jogadores do Braga perceberam o que o árbitro marcara.

Por isso meus amigos, na próxima semana é rodar o plantel. Para estes meninos vai valer todo o tipo de intimidação aos nossos jogadores, até porque a final da Taça está perto. Deixem-nos lá ficar com o 4º lugar, afinal de contas, parece que já está entregue.
Eles que sejam 4os, que a Taça vem para o Restelo, por muita azia que haja por aqueles lados.

Sem comentários: