quinta-feira, abril 12, 2007

O Belenenses desta época

M S Garçao

Realmente temos vindo a realizar grandes jogos e a nossa classificação é a prova do nosso esforço. Mas será isto apenas obra do Mestre Jesus?

Sinceramente vejo neste Mr. um grande técnico e uma pessoa dura e inteligente na forma como coloca as suas peças em jogo... Incansável na maior parte dos jogos, está sempre em movimento e a gesticular para dentro do terreno (com ele não fazem farinha)... No entanto, acho justo realçar a importância destes nossos jogadores e aquilo que têm feito pelo nosso clube.

Costinha é um guarda-redes muito criticado e acho que se percebe o porquê... depois de se lesionar não voltamos a sofrer golos, com Marco Gonçalves as coisas ficam mais seguras, mas foi preciso ter estado no banco para reaparecer em grande performance.

Na defesa temos o nosso Rolando, que tem vindo a crescer e a ganhar experiência e mesmo cometendo alguns erros defensivos temos Nivaldo para fazer a dobra. Adoro ver o Nivaldo jogar, não inventa e um pontapé forte pode resolver muita coisa! (ás vezes faz lembrar o grande Wilson) Depois vêm os nossos alas de serviço, Amaral que apesar de merecer o nosso respeito, tem estado longe daquilo que é capaz, e o grande Rodrigo Alvim! que dizer perante este Sr. do futebol!? Ataca, defende e sabe ler o jogo, isto para não falar daqueles remates de longa distância, ufffffff fumaça de golo (relembro o golão na choupana).

No centro do meio campo, temos dois patrões que sabem fazer aquela ligação defesa ataque... Ruben Amorim e Sandro Gaúcho são para mim uma dupla dura de roer e em conjunto fazem exibições de luxo, sinceramente o nosso meio-campo fica mais forte com a sua presença.

Depois vêm os nossos atacantes que já nos habituaram a grandes jogadas e contra ataques mortíferos:
Zé Pedro - é um maestro, vê passes onde mais ninguém vê e meter a bola no buraco da agulha é com ele!
Silas - é o rei do samba... agarrem-no... um excelente capitão de equipa!
Cândido Costa - Apareceu mal no inicio mas tem vindo a melhorar, de tal forma que já merece o seu lugar na equipa. Graças a ele temos tido mais rapidez e mais profundidade no ataque.
Dady - é e supresa da época, faz golos, vem buscar jogo, abre espaços e faz assistências... sem dúvida está no bom caminho!
Garcés - El Pistolero para os amigos, só não dá tiro porque ainda não se sente em casa... no entanto dá para ver que tem toque de bola e que sabe abrir buracos na defensiva, tem sido importante nesta segunda volta.

Em relação aos menos utilizados, faço referência positiva ao Carlitos que está a ganhar ritmo, ao Mano que vai ser sem dúvida um grande jogador (importante na vitória em Setúbal), Fernando que quando entra sabe segurar a bola e explorar o ataque, Gaspar que pessoalmente me dá mais confiança que Amaral, Mancuso que sabe substituir os titulares do costume, Sousa que sem dúvida já é um de nós, a par de Romeu, Djurdjevic tem tido azar esta época, Eliseu que se tiver cabeça pode também ele ter um grande futuro e Pinheiro que tem de trabalhar mais.

Pela negativa destaco: O pequeno Roma, parece não ter pezinhos para o nosso Belém e Gonçalo Brandão que parece ter desaparecido!

Como se vê, todos os pontos do terreno têm grandes jogadores e pessoalmente seria importante manter grande parte deste plantel para a época que vem, afinal e se tudo correr bem estamos apenas a dois ou três jogos da UEFA... até lá... FORÇA BELÉM!!!

Sem comentários: