sexta-feira, abril 27, 2007

Lista B - Belém com Futuro



Experiente e com passado de praticante no clube. Sócio há 45 anos, José Duarte Ferreira (Lista B) aposta numa lista que combina a experiência com a irreverência e juventude. Recuperar sócios através de uma vasta ordem de regalias, revitalizar o clube, apostar nas camadas jovens, investir nas tecnologias de informação, melhorar as condições da Fúria Azul e reequilibrar as contas são alguns dos pontos-chave da candidatura.

José Duarte Ferreira quer agora projectar o Belenenses para um novo ciclo com grandes sucessos ao longo do novo século XXI: construir um “Belém com Futuro!”.

Situação Financeira
O candidato não teme que os sócios prefiram a estabilidade e mantenham o actual presidente. Duarte Ferreira está “convicto de que os sócios têm consciência de que o êxito é efémero quando não se tem uma estabilidade económico-financeira assente num plano de sustentabilidade e, por isso, não irão dar o voto à actual direcção”.
Face à situação financeira, o candidato refere que tem já um acordo com uma marca multinacional ligada ao futebol que “irá investir fortemente no Belenenses”. Acrescenta ainda que no seu programa e planeamento, o clube e a SAD apresentarão resultados positivos indispensáveis para a sustentabilidade futura. Refere também que efectuará uma “reestruturação com vista à redução de custos e aumento de receitas”.
Relativamente à acumulação de cargos de presidência do clube e da SAD, Duarte Ferreira afirma que “quando as pessoas estão de boa fé e são íntegras não se preocupam com o que os outros possam pensar. Apenas no bem do Belenenses”.

Sócios
A recuperação de sócios é um dos factores essenciais do programa de candidatura. Duarte Ferreira estabelece como meta recuperar 70% dos ex-sócios, bem como uma aposta na comunidade brasileira residente em Lisboa. Além disso, pretende criar todo um rol de regalias para os novos sócios com vários proveitos em dias de jogos para celebrar a ligação.
Relativamente aos praticantes nas camadas jovens do clube, afirma que “todos os atletas do clube serão sócios do Belenenses sem qualquer custo. Da mesma forma, todos os sócios menores de 18 anos estarão isentos do pagamento de qualquer quota”. Estas medidas surgem numa tentativa clara de tornar o clube atraente para os mais jovens e conquistar esta faixa etária da população.

Investimento no futebol
A presença na Taça UEFA é um “motivo de orgulho, mas para ser rentável é necessário passar à fase de grupos”. Para isso, Duarte Ferreira assume que irá investir na equipa de futebol. No dia seguinte às eleições, pretende anunciar ao treinador diversos nomes para que este “decida ou não a sua contratação”. No entanto, o candidato salvaguarda que “ a aquisição dos jogadores é inteiramente suportada por um patrocínio já angariado”. Finaliza afirmando que Jorge Jesus terá “todos os meios que estejam ao alcance para satisfazer os seus desejos”.
O plantel será reforçado para que a presença nas competições europeias possa ser uma realidade anual, de acordo com Duarte Ferreira.
O argentino Rolando Zárate e um brasileiro a jogar no campeonato espanhol são dois reforços apontados, caso tenham o aval do técnico.
Relativamente às camadas jovens, anuncia que as “escolinhas de futebol começarão a partir dos três anos, fazendo igualmente acordos com outras escolas nacionais e internacionais”.
À frente dos escalões jovens, aponta João Barnabé, “uma pessoa bastante conhecida, cujos méritos são reconhecidos”.

Comunicação e Tecnologias da Informação
Com o objectivo de tornar o clube moderno e bem situado na comunicação social, Duarte Ferreira pretende ter “um assessor de imprensa em permanência no clube”. A sua importância é fulcral para que a comunicação social “possa levar o Belenenses aos sócios espalhados por Portugal e pelo Mundo.”.
O jornal do clube será motivo de investimento e será comandado por uma área profissional. Isto porque, para o candidato, para ter qualidade neste meio e conseguir comercializar o espaço publicitário da melhor forma “é imprescindível que o mesmo seja gerido de uma forma profissional, em outsourcing”. Apesar de ser remunerado, Duarte Ferreira nega que signifique um acréscimo de custos para o clube. Ressalva ainda que os sócios poderão continuar a colaborar e a ser cada vez mais participativos.
A modernização do site do clube e um blog ao dispor dos sócios são outras das medidas avançadas nesta área.

Modalidades
O objectivo de Duarte Ferreira é “manter todas as modalidades e, inclusivamente, aumentar o seu número, pois esta é a melhor forma de entrada de novos sócios, principalmente jovens”. No entanto, o candidato sabe que a viabilidade está dependente da sua auto-suficiência, de patrocínios externos. A lista B não encara parceiros externos como “ameaça para o clube, desde que sejam entidades credíveis e idóneas”, desvalorizando o que se passou com o hóquei em patins no Sporting.

Publicidade e Marketing
Duarte Ferreira afirma que “pouco ou nada tem sido feito na área dos Patrocínios e Publicidade (5% das receitas totais do clube)”. O candidato reconhece a importância desta componente e refere que o programa de Marketing e Comunicação “inclui a realização de protocolos com diversas empresas. A localização privilegiada em Lisboa, permanentemente visitada por turistas nacionais e estrangeiros tem de ser aproveitada”.
Relativamente a uma eventual ligação com os Pastéis de Belém, Duarte Ferreira invoca a proximidade com um dos proprietários, indicando que a ligação entre clube e marca tem de ser “reforçada e potenciada”.

Cabral Ferreira
Duarte Ferreira critica a recusa da lista A em ir a debate, considerando a atitude “antidemocrática e demonstrativa de que o candidato se esconde atrás de resultados desportivos e que não tem a coragem e a dignidade de enfrentar os outros candidatos”. Termina ainda dizendo que “se fosse um sócio anónimo e não um candidato, nunca votaria numa pessoa que tivesse esta atitude, por questões de ética, princípios, transparência e dignidade”.

Sem comentários: