quarta-feira, junho 01, 2005

Notas soltas sobre o nosso Belém - III

Rui Vasco

Futebol

O recente anúncio da contratação de dois bons jogadores, que se juntam aos três já anteriormente confirmados, merece da minha parte três breves notas:

a. A SAD está a trabalhar bem, depressa e sem folclore. A informação é bem controlada e, de acordo com a leitura que faço da imprensa diária, o Belenenses está a deixar "escapar" aquilo que lhe interessa;
b. Fala-se já, com alguma insistência, na luta pelos lugares europeus na temporada 2005/6. É um avanço importante relativamente ao discurso descolorido da época passada;
c. Creio que, paralelamente ao reforço da equipa, cabe ao clube reforçar-se, sendo para isso essencial construir desde já uma estratégia de alargamento da sua massa associativa, de reforço das assistências no Restelo e de projecção da imagem/marca Belenenses no plano nacional.

Andebol

Depois de impedidos de participar na Taça de Portugal da modalidade, os clubes da Liga encontram-se agora perante nova afronta: a participação para as taças europeias de andebol encontra-se condicionada à prévia realização de encontros de apuramento com as equipas da Divisão de Elite.

Ao Belenenses caberá, de acordo com esta proposta, disputar um lugar na Taça Challenge com o Boavista... em partida organizada pela federação, organismo que tutela a competição na Divisão de Elite e que, por isso mesmo, terá todo o interesse em ver as suas equipas apuradas.

Markus Glaser, da Federação Europeia de Andebol, afirma que "se os clubes profissionais não aceitarem esta decisão desportiva só os clubes da Divisão de Elite serão inscritos nas provas europeias da EHF (...)". Uma vergonha!

Natação

A nossa equipa continua a dar cartas nas piscinas portuguesas. Desta feita alcançou o 4º lugar (em 54 equipas presentes) no XXIV Meeting Internacional da TAP.

Vários foram os nadadores que disputaram finais, mas de entre estes destacaram-se Patrícia Conceição (2ª classificada nos 50 e 100m livres), Ana Rita SAntos (3ª, nos 400m estilos) e Pedro Oliveira, que alcançou o 4º lugar na final dos 1500m livres, tendo obtido o novo record nacional da sua categoria (G3). Saliente-se ainda que Diogo Aguiar foi, a par de Pedro Oliveira, o único nadador do grupo G3 a alcançar uma final A do Meeting (200m estilos, 8ª posição).

Triatlo

O Belenenses é o clube com mais atletas convocados para a Taça do Mundo de Triatlo (Madrid, 5 de Junho de 2005). O nosso clube contribuirá com 3 dos 6 triatletas portugueses presentes: Sarah Moniz, Bruno Pais e João Cavaleiro. Para além do interesse evidente da participação numa Taça do Mundo, a prova servirá como momento de acumulação de pontos, com vista à qualificação para os JO de Pequim 2008.

Psicologia do Desporto

Hoje, excepcionalmente, comprei o diário "A Bola". Assim, deparei-me com um artigo da autoria do psicólogo Sidónio Serpa intitulado "Psicologia e desportos colectivos". Aconselho desde já a leitura do mesmo, uma vez que vem justificar a razão pela qual tanto tenho insistido na criação de um Gabinete de Psicologia no Restelo...

Blogosfera

A blogosfera azul continua a crescer e, pese embora já não tenha tempo para acompanhar diariamente tudo o que se passa em cada Blog, é com orgulho que verifico que nos vamos distinguindo pela qualidade relativamente aos espaços de discussão virtual de outros clubes. A nossa comunidade na internet é forte e empenhada na vida do clube!

Sem comentários: