segunda-feira, junho 06, 2005

JVP no Belém?

Luciano Rodrigues

O referido interesse em João Vieira Pinto por parte do Belenenses, referido hoje na imprensa, foi acolhido por mim de forma positiva, apesar dos handicaps relacionados com uma contratação deste tipo. João Pinto não é um jogador barato e encontra-se numa curva descendente de uma boa carreira, que não foi brilhante muito por culpa de factores externos e pouco por sua própria culpa. Este jogador é ainda, nos dias de hoje, uma referência a nível internacional do futebol português dos anos 90, cuja fama só foi ultrapassada por Vítor Baía, Fernando Couto, Rui Costa e Luís Figo em termos de reconhecimento internacional. A sua fragilidade física é compensada por boa técnica, visão de jogo fantástica e um óptimo jogo de cabeça, a que alia ainda um bom remate de meia distância. Hoje em dia, já não é o desequilibrador que foi em tempos não muito distantes. Mas ainda tem futebol para dar. E mais que isso, poderia envolver a equipa do Belenenses numa “aura” diferente.

João Pinto foi durante quase toda a década de 90 uma bandeira do Benfica, um Benfica em crise profunda. Se durante os primeiros anos dessa crise João Pinto foi a luz ao fundo do túnel, nos seus últimos anos de águia ao peito deixou-se levar pela mediocridade que o envolvia e de solução acabou por se tornar um “problema”. Deu-se então a sua saída para o Sporting, onde brilhou e mostrou que afinal o problema estava no Benfica, e não no João Pinto. A idade e salário começaram a não perdoar, e mudou-se na temporada passada para o Bessa, onde não propriamente feliz em termos desportivos, mas onde ainda conseguiu ser útil à equipa, quer no campo desportivo, quer em termos de projecção do clube, pelo impacto do seu nome.

É essencialmente neste último aspecto que a contratação de João Pinto seria bem vista da minha parte. Estando à espera de um filho brevemente, com a mulher estabelecida em Lisboa (e que neste momento e no futuro se afigura muito mais como a suporte financeiro familiar), João Pinto deverá estar interessado em voltar à capital. E neste momento, as suas exigências em termos financeiros já não serão muito elevadas (é um jogador desvalorizado, especialmente no mercado nacional), prevendo-se que a estabilidade familiar seja muito mais importante. Assim sendo, parece-me séria a possibilidade de João Pinto vestir, na próxima época, de azul.

Com a contratação de João Pinto, o Belenenses conseguiria virar muitos holofotes para si. O casal João Pinto/Marisa Cruz é neste momento um dos casais da moda em Portugal e o impacto que esta contratação teria poderia ser muito bem aproveitada pela área comercial e de marketing azul.

No futebol negócio dos dias de hoje, várias componentes têm de ser consideradas. E acima de tudo, este impacto seria importante como forma de estabelecer a real existência de ambição para a próxima época. Não é à toa que, no dia em que se fala da sua contratação, o jornal Record refere, ainda que por alto, que no Restelo se sonha com o título. Pese embora o “irrealismo”, ai não que não sonhamos!

Sem comentários: