terça-feira, dezembro 21, 2004

O pouco justo descanso

Estão de férias, meus caros, estão de férias! Pagos a peso de ouro, capazes de prestações profissionais que em qualquer outra profissão daria despedimento com justa causa, os futebolistas da Superliga estão de férias! Mas o que me preocupa realmente são os do Belenenses, porque nem me importava que os outros fossem de férias e os nossos ficassem a trabalhar. Lá vão eles para as suas cidades, os seus países, para 15 dias de férias pagas e bem pagas, comer filhós, rabanadas e troncos de chocolate…

Depois, no regresso, os incontáveis casos que ocorrem época após época, de jogadores que regressam aos trabalhos com excesso de peso, de outros que demoram ou nem regressam (e temos um no plantel que costumava comer muitos ovos moles, e ficava esquecido pelo Brasil) e de uma falta de concentração gritante.

A somar ao mês e meio de férias de Verão, surgem agora mais 15 dias… ou seja, em cada ano de trabalho, 2 meses de férias. Nos restantes 9 meses, fazem 40 jogos de hora e meia (60 horas), e se considerarmos que fazem 300 treinos (por excesso) de uma hora, mais 300 horas. Ou seja, trabalham 360 horas/ano, uma hora por dia! Um trabalhador normal, que trabalhe 8 horas por dia, trabalha 40 por semana, 160 por mês, 360 horas em 2 meses e uma semana. Ou seja, o tempo que eles têm de férias é todo o tempo que o comum mortal tem para trabalhar o mesmo que eles trabalham num ano inteiro!!! E estamos a ser simpáticos nas contas.

A minha questão é: será que o dinheiro para pagar principescamente a estes jogadores nasce do chão? De que vivem os clubes durante as “férias” para lhes pagarem??? Faz algum sentido, num Inverno ameno como o Português e numa altura de bolsas cheias (ou menos vazias, sejamos realistas) não se aproveitar para chamar adeptos aos Estádios? Serei eu que sou louco, ou será o futebol português uma verdadeira palhaçada?

Já agora, e para acabar, porque raio é que os jogadores estrangeiros têm mais dias de férias de Natal que os Portugueses? Enquanto a brasileirada já se “pôs a mexer”, outros há que por cá continuam. Ora aí está uma boa proposta para apresentar aos jogadores: meus amigos, quem quiser vai de férias, quem quiser fica e tem treinos normalmente. Obviamente, quem ficar chega aos jogos de Janeiro em forma, quem for nem por isso. Era uma escolha pessoal, cada profissional que decidisse. Parece-me uma boa proposta… havia de ser bonito, vermos quantos verdadeiros profissionais tínhamos.

Estão já todos nas praias brasileiras, e nós por cá a trabalhar, para não sair muito tarde e ainda arranjar tempo para ir comprar prendas para os “atafulhados” Centros Comerciais. Maldito joelho que me traíste, podia estar eu hoje também de férias!

Sem comentários: