quarta-feira, dezembro 22, 2004

Mercado a abrir, trinco do lado de fora da porta

É hoje publicado na imprensa que o Belenenses está próximo de assegurar o concurso de Paulo Sérgio durante a próxima época e meia e está interessado em Maciel, do Porto. Se quanto ao primeiro já muito foi discutido pelos adeptos azuis (que no entanto o possível empréstimo por ano e meio pode vir lançar novos argumentos para a discussão), o segundo já havia sido ventilado e parece-me, à primeira vista, muito mais interessante. No entanto, e a imprensa faz a ressalva, o jogador aufere no Porto qualquer coisa como 70.000 Euros por mês!
Sem qualquer dúvida que Maciel seria um jogador interessante para o Belenenses, nomeadamente para jogar na ponta direita. Já deu provas do seu valor e, jogando muito ou pouco, é campeão europeu, tem 27 ou 28 anos e está no pico da carreira. Agora, como é que é possível que um jogador que sai do Leiria para o Porto passe a ganhar 70.000 Euros por mês??? Como é que é possível os clubes terem a situação financeira estável com estas “enormidades”? Maciel fez meia dúzia de jogos pelo Porto, provavelmente até ao fim do contrato poucos mais fará, no entanto terá sempre a haver 70.000 Euros por mês…

Mas isto não acontece só nos grandes. Repare-se na situação, já muito debatida, do nosso jogador Mauro, esta época emprestado ao Estrela da Amadora. Por ter marcado 3 golos ao Sporting há uns anos, e ser filho de um antigo jogador azul que havia deixado saudades, pagámos 60.000 contos por um jogador em final de contrato (posso não comentar?), com 29 anos, com uma carreira que incluía já passagens por 9 clubes (porque seria?) e que na sua melhor época havia marcado 12 ou 13 golos, na 3ª divisão. Esse jogador assinou pelo Belenenses um contrato milionário (para a nossa realidade, claro está) e ainda hoje é um “peso morto” na nossa folha salarial e será até ao final do contrato, pois como é óbvio ninguém lhe oferecerá as condições que nós oferecemos. Sabendo que o Presidente do Estrela da Amadora disse no início da época que não pagavam mais de 800 contos por mês, é fácil perceber quanto o Belenenses despende com um suplente do Estrela da Amadora…

Mas voltando ao assunto inicial, se Paulo Sérgio parece ser uma entrada praticamente consumada, então para quê o interesse em Maciel??? Entre os dois, preferia obviamente o Brasileiro, mas não pagando, sequer, um quarto do ordenado. Ora então, e se estivermos interessados nos dois? Será então o Maciel o “caixote” para a área? Começo a ficar preocupado. Afinal, ainda há dias houve declarações que deixaram claro que não se ia buscar jogadores à 2ª Liga porque eram caros. Se o Maciel é barato, nem quero imaginar quanto custa um jogador do Maia ou do Portimonense…

E o trinco senhores, e o trinco?

Sem comentários: