quinta-feira, outubro 05, 2006

BELENENSES XV (3) – Actualidade do Rugby Azul

R.Vasco

Numa parceria com o Blog do Belenenses, o Blog BELENENSES XV elaborará semanalmente um resumo das notícias por si publicadas, directamente relacionadas com a realidade do Rugby Azul. Desta forma, pretende-se divulgar a modalidade e motivar mais sócios do clube a acompanhar a intensa e bem sucedida actividade das várias equipas de formação e competição do clube.

Torneio de Abertura – 1ª Jornada
Realizou-se no passado fim de semana a 1ª jornada do Torneio de Abertura, prova de âmbito nacional das categorias de juvenis e juniores. O Belenenses apresenta-se na prova com três equipas:
- Juniores
- Juvenis A
- Juvenis B



Os juniores e a equipa de juvenis A «receberam» no Estádio Nacional as equipas congéneres do Técnico, tendo vencido ambas as partidas (38-15 e 36-5, respectivamente).

Já a equipa de juvenis B, foi a Monsanto e sofreu uma derrota pesada contra a equipa A do Direito, o que não deve ser encarado como um facto surpreendente, já que os «miúdos» que alinham na formação B são mais novos, jogam pela primeira vez o Rugby de XV (nos iniciados jogavam uma versão de 13, num campo menor) e alinhavam com 6 jogadores que realizaram estreia absoluta. Ainda assim, obtiveram um ensaio de consulação e demonstraram-se determinados na defesa e nas placagens.

Supertaça 2006
As equipas de juniores e juvenis disputam no próximo dia 5 de Outubro as respectivas Supertaças. Os juniores, recorde-se, são campeões em título, enquanto que os juvenis venceram em 2005/2006 a Taça de Portugal, tendo no nacional conquistado o 2º lugar.


Os jogos serão disputados em Coimbra (Estádio Sérgio Conceição):
Juniores: Técnico – Belenenses (17:15h)
Juvenis: CDUP – Belenenses (15:00h)

Seniores continuam na selecção
A equipa senior continua o trabalho de preparação para os jogos da Taça de Portugal e da Divisão de Honra, pese embora o elevado número de jogadores ausentes, ao serviço da selecção. Os atletas que integram os trabalhos da equipa nacional são:
Diogo Mateus
João Uva
David Mateus
Mata Pereira
Cristian Spachuk
Juan Murré
Francisco Moreira
Sebastião Cunha

Prémios FPR 2005/2006
Diogo Mateus, vencedor do prémio para melhor jogador do ano em 2003 e 2005, volta a estar incluído no grupo de jogadores nomeados para o prémio de melhor jogador 2005/2006. Da lista fazem ainda parte Vasco Uva e Eduardo Acosta, ambos do Direito.

No que diz respeito ao jogador «revelação», destaque para a inclusão de Pedro Silva na lista dos nomeados (que integra ainda Adérito Esteves – Agronomia – e Pedro Cabral – CDUL). Pedro Silva foi formado nas escolas do Belenenses e alinhou pelos azuis até ao final de 2005/2006. Actualmente alinha no Cascais, emblema para o qual se transferiu por razões que ultrapassam a dimensão desportiva...

FPR aplica castigos... ao retardador!
De acordo com o último boletim da FPR, o técnico azul Francisco Borge será punido com suspensão por 90 dias e 300 euros de multa por violação da alínea b) do artigo 32º do Regulamento Disciplinar («Por insultos, ofensas ou ameaças por gestos ou palavras a jogadores, árbitros e seus auxiliares, técnicos, dirigentes, médicos e fisioterapeutas – suspensão por 90 (noventa) a 180 (cento e oitenta) dias e multa de €300 (trezentos euros) a €600 (seiscentos euros);).

O processo refere-se ao jogo entre o Belenenses e o CDUL, disputado no Restelo, a 3 de Dezembro de 2005. Inacreditável!

Igualmente inacreditável é o arquivamento do processo instaurado a João Queimado, dirigente do Benfica, que durante todo o jogo disputado na Sobreda contra o Belenenses ofendeu e intimidou árbitros (em especial o fiscal-de-linha Vasil Tarbita), técnicos e jogadores do Belenenses. Eu estava lá... ouvi tudo, ninguém me contou!

O arquivamento deve-se, de acordo com o CD, a ausência de provas... Mas de que provas necessitam? Aliás, que provas procuraram?

Assim vai o Rugby português....

Sem comentários: