quinta-feira, fevereiro 05, 2009

A semântica do "Goal-Average"

Artigo da autoria de Manuel Santos:

Semântica: parte da linguística que se ocupa da significado das palavras e da evolução do seu sentido (in Diciopédia 2008).

Eu até acredito que os nabos que redigiram o regulamento da Taça da Liga tenham escrito "goal average" enquanto pensavam em "diferença de golos" mas, se era isto que pensavam, porque raio foi aquilo que escreveram?

Pelas declarações vindas a público, eles até têm consciência de que a expressão "goal average" caiu em desuso e que há muitos anos terá sido substituída por "goal difference" mas, para eles, isto quer tudo dizer a mesma coisa, isto é, "diferença entre golos marcados e golos sofridos".

Está portanto demonstrado que os nabos não só não sabem patavina de inglês como nem sequer têm o discernimento elementar de se interrogarem sobre o significado daquelas (para eles) misteriosas palavras, o que seria facilmente resolvido com o dicionário liliputiano que ofereci à minha neta de 6 anos (ela já sabe que average = média e difference = diferença).

Mas então, se não sabem inglês, porque não escreveram em português?

Segundo parece, nos meios que frequentam (talvez a tasca do ti Quim na Carvoeira onde vão comprar isco para a pesca a que muito se dedicam) sempre ouviram falar em "goal average" e sempre com o mesmo significado de "goal difference".

Terão então pensado que, se os outros pescadores utilizam a expressão "goal average", que é tão bonita e dá tanta cagança a quem a profere, e se lhe atribuem o significado de "diferença entre golos marcados e golos sofridos", daria um grande sainete utilizá-la no regulamento.

Pois então, se bem o pensaram, melhor o fizeram.

E fizeram asneira coitados. Não contaram com o desmancha prazeres do Belenenses, que tem esta mania de protestar quando em seu prejuízo os regulamentos não são cumpridos.

Por causa dessa asneira quase deitavam a perder o esforço que as arbitragens desenvolveram para afastar o Belenenses das meias finais da Taça da Liga.

Valeu-lhes os amigalhaços do Conselho de Justiça da FPF que, socorrendo-se de inatacável teoria semântica, repuseram as coisas todas como havia sido planeado. Tipo: "É ASSIM E MAIS NADA!"

Mas atenção, o CJ aconselhou-os a alterarem o regulamento, não vá o diabo tecê-las e no próximo ano acontecer a um dos estarolas, por exemplo ao Benfica, o mesmo que ao Belenenses. Havia de ser bonito. Até a barraca abanaria.

Eu acho, porém, que o CJ devia antes aconselhá-los a dedicarem-se exclusivamente à pesca.

PS. Aviso a Comissão de Gestão que o excesso de zelo da Prosegur já está a conseguir afastar do clube alguns sócios. Aqueles que não gostam de ser apalpados por homens em certas partes nem de ver as suas mulheres apalpadas de cima a baixo mesmo que por outras mulheres.

Manuel Santos

Sem comentários: