quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Raúl Solnado

Muito Boa Noite,

Gostaria de dedicar algumas palavras a um Senhor que marcou várias gerações, inclusivé a minha. Estou a falar do Sr. Raul Solnado, Grande humorista, Grande homem e Enorme Belenense.

Tive hoje a oportunidade de ver parte de uma homenagem que a SIC lhe estava dedicar.

Fiquei muito triste, confesso que senti algumas lágrimas a querer saltar, com a imagem que vi: um homem que sente que está “por um fio”.

Acredito que não deve haver pessoa da minha idade (40) que nunca tenha ouvido as suas rábulas, que não tenha um disco em sua casa ou de seus país, a contar fantásticos telefonemas onde apenas havia um emissor e uma mensagem, mas os receptores eramos todos os que ouviamos estas rábulas e nos divertiamos a valer num tempo em que tinhamos dois canais de televisão, o segundo só abria ao entardecer, não havia internet, nem CDs, nem comandos de TV,…mas eramos felizes, porque tinhamos pessoas como o Sr. Raul Solnado que também nos deu a Cornélia e a sua inesquecivel despedia com “Façam o favor de ser Felizes”. Eu, na altura ainda miúdo, fui muito feliz a ouvir os seus discos e a tentar inventar um concurso com os amigos, à semelhança da Cornélia.

Peço desculpa por estar a ser aborrecido, não estou a falar de futebol, que eu adoro, mas sim do Sr.Raul Solnado.

Recordo-me do dia em que recebi orgulhosamente o emblema de prata pelos meus 25 anos de sócio. Nesse dia o Presidente da Assembleia Geral, fez uma citação que me marcou: A paixão pelo nosso clube deve ser vivida na Sala de Troféus. É lá que está o nosso clube. Tudo o resto é passageiro. Antes dos jogos passem por lá. E é verdade. Hoje deliciamo-nos com os tiraços do José Pedro, num futuro próximo, adoraremos outro e o Zé Pedro será apenas mais um que por cá passou.

O Sr. Raul Solnado, faz parte da nossa Sala de Troféus. Será IMORTAL.

Peço aos Srs. que dirigem o nosso clube, que não se esqueçam deste Sr. e lhe prestem uma homenagem simples, como ele, mas inteiramente merecida. Algo do género, no intervalo de um jogo , levem-no à pista, jnto aos sócios. Estes saberão como o homenagear.

Um grande Bem Haja e “Façam o favor de ser Felizes”.

Mário Luís – Sócio nº 3391




PS - O vídeo que se segue contém imagens extremamente explícitas, aconselhando os leitores mais sensíveis a não o visualizar. Este é um trabalho feito sobre um famosíssimo texto e interpretação de Raúl Solnado, que mostra a sua intemporal genialidade. Hoje como ontem, quem sabe brincar com as palavras acerta sempre. Infelizmente. Nós, Belenenses, temos a honra de fazer parte da "família" deste grande vulto da cultura portuguesa.



- A inclusão deste vídeo é da responsabilidade dos Editores do Blog do Belenenses.

Sem comentários: