quarta-feira, novembro 26, 2008

Tá na hora, hoje é o dia! IV

Tá na hora, hoje é o dia!
de João Santos


Caros amigos,
A desilusão assola o meu coração. É mau demais, horrível!!

A equipa esteve péssima, sem fio de jogo, não conseguiam dar 3 toques seguidos na bola, tenrinhos e imaduros…como é possível?! Quanto a mim, e se permitem, vou ser um pouco treinador de bancada, o China não é jogador para o Belém. Não compreendo a aposta, o Mano a semana passada jogou bem, portanto, tem de se manter na mesma posição e o China sai…é, quanto a mim, das piores contratações do Belém…era um jogador em quem se depositava muita esperança e eu, sinceramente, e depois do que vi dele na Naval, já pensava que teríamos ali um segundo Nito…não é, nem nunca será, defende mal, ataca pior, cruza pessimamente, portanto, não sei que condições reúne este jogador para ser indiscutível.

Mas como tudo tem explicação na vida, não há dúvida que o árbitro condicionou a actuação dos nossos defesas, já que conseguiu "amarelar" os 4. O Carciano, Alex e Cândido, cedo foram empurrados a fazer uma exibição que não lhes permitisse ser mais agressivos à hora de defender. Não quero dizer que a culpa da nossa derrota, referindo-me somente a esta situação, tenha sido única e exclusivamente do árbitro.

No 1º golo, a nossa defesa estava completamente a dormir, ninguém conseguiu aliviar uma bola que vinha quase morta e que passou, praticamente, ao lado de 2 jogadores nossos. O Júlio César nada podia fazer.

Não criámos quase perigo ao Setúbal e isso é aínda mais frustrante porque, na primeira parte, nunca estivemos perto de marcar.

Na segunda parte, melhorámos um pouco, dentro da mediocridade, fomos uma "equipazinha" que tentou virar o rumo do jogo. E tivemos um lance pelo João Paulo que quase deu golo e, agora sim tenho de massacrar o árbitro, este mesmo jogador leva uma cotovelada na cara dentro da área o que, obviamente, sería penalti. O árbitro optou por "inventar" uma falta contra o Belenenses e prejudicou-nos. Quem nos diz que esse penalti não podería ter alterado o rumo do jogo e nos fizesse saír com os 3 pontos de Setúbal?! Quando é que os árbitros começam a ser avaliados, à séria, por alguém competente e não por um conjunto de gente incompetente que faz parte da arbitragem?! Quando é que os árbitros deixam de errar sempre para as mesmas equipas?! Porque é que o Belenenses é quase sempre prejudicado?!

Temos de nos impôr de uma vez por todas e denunciar estes casos porque um dia destes aparecemos na 2ªLiga e ninguém sabe bem porquê. Se a equipa é fraca e se, aínda por cima, nos "roubam", e já é a 2ªvez este ano (Estrela da Amadora), torna-se muito complicado continuarmos a jogar na Liga Sagres. O que nos vale é que há equipas ao nosso nível, pelo que, qualquer ponto a mais, é importante para as contas no final da época. Na verdade, das 16 equipas que fazem parte da Liga, 13 estão ao nosso nível, porque joga-se muito, mesmo muito mal em Portugal.

Posso dizer-vos que, não fosse eu do Belenenses, e tería deixado de vêr o jogo logo aos 5 minutos da 1ªparte.

Analisando cada um dos jogadores, o Júlio César é, sem dúvida, um grande guarda-redes, não pelo trabalho que fez ontem, já que o Setúbal marca 2 golos sem saber lêr, nem escrever, mas pela garra e vontade com que tenta que os colegas saiam para o ataque quando a bola está em seu poder. É um jogador com o qual temos de renovar urgentemente e não ficar, como sempre, à espera que alguém o venha buscar. Cândido Costa não está na sua melhor forma, mas continua a ser aquele jogador aguerrido que deixa tudo em campo, ontem teve o problema de levar com um cartão amarelo muito cedo e acabou por ser substituído ao intervalo, não fosse fazer outra entrada, que o árbitro, ontem, não perdoava nada. Carciano é rápido e joga bem na anticipação, penso que necessita, aínda, de mais entrosamento mas penso que é um bom jogador e que, a meio da época, estará a um grande nível. Alex, é mais lento mas com bom sentido posicional, baixo para a posição que tem em campo, mas aínda se faz… China, nada a dizer…de bem, é pior que jogar com menos um jogador, é mau demais, cai sozinho, cruza para a bancada, não faz um passe decente, é "comido" dezenas de vezes…não tem a garra que mostrou na Naval, nem pouco mais ou menos. E estou a constatar um facto, não estou a ser depreciativo.

Gavilán, estático, faltoso e lento. Será uma boa saída se tivermos possibilidade de o vendermos no mercado de Inverno. Temos de contratar um jogador que "varra" aquela zona do terreno, porque este tem corpo mas não tem a técnica e o sentido posicional que a posição exige. Mano, ontem, quase nulo, correu, disponibilizou-se a dar tudo pela equipa mas aínda está um pouco "cru", penso que é melhor opção para defesa esquerdo. É rápido, sabe atacar, cruza bem e pode criar desequilibrios ao fletir para o centro do terreno. Vinicius, corre, desequilibra no um para um, é um portento físico que deve ser explorado. Tem futuro e, se for no nosso clube, melhor. Silas, na sequência de jogos anteriores, uma nulidade, quer fazer tudo bem, e sozinho, e acaba por fazer tudo mal, tenta controlar a bola demasiado tempo nos pés e, claro, com certa facilidade perde-a. O 2º golo é culpa sua mas não entendo como é que ele estava a jogar numa posição mais recuada quando até eramos nós que estavamos a atacar. Estaría cansado?! Provavelmente foi a maneira que ele arranjou para se esconder um pouco do jogo, mas teve azar…que nem força teve para passar a bola em condições para o Júlio César. Zé Pedro, ontem quase nada lhe saiu bem, teve vários livres de posições previligiadas mas ontem não era o seu dia, mesmo assim continua a ser o jogador mais esclarecido da equipa. Roncatto esteve bem, jogou entre os defesas do Setúbal muito sozinho, na 1ªparte, e conseguiu tirar algum partido dessa situação. Apenas esteve demasiado desapoiado. Vejo-o com mais raça e mais querer e vem atrás buscar a bola quando é preciso. Bom jogo, um dos melhores. João Paulo Oliveira, continuo a achar que não é mau jogador e que é voluntarioso, teve a infelicidade de não marcar ontem um golo que parecía quase certo mas acontece…e aínda sofreu um penalti que o árbitro fez o favor de não marcar…!! Porta, é um jogador de área e não se lhe pode pedir mais que por lá andar. Não é, obviamente, com 14 minutos em campo que vai conseguir "partir" a defesa contrária. Estávamos a perder, a aposta era logo ao intervalo, com a entrada do João Paulo e Porta. Maycon, é um jogador a ter em conta, precisa de trabalhar mais e sentir o peso da camisola mas penso que é daqueles jogadores que pode ir longe…

Se me permitem, há alguns jogadores que se enquadram nas nossas possibilidades como por exemplo o Diogo Valente, do Leixões. O Porto, a quem pertence o jogador, aínda nos deve 2 jogadores devido à transferência do Rolando e, em vez de fazermos novelas, estilo mexicanas, atrás do Adriano, deviamos, na altura, ter pensado que haviam outros jogadores que nos faziam falta, portanto, está na hora de voltar à carga e pressionar o Porto, temos de deixar de ser os bons rapazes do costume. Outro jogador que se pode tentar é o Vidigal, do Estrela, está velho?! Está, mas continua a ter um grande pulmão e dá tudo o que tem em campo.

O certo é que temos, obrigatoriamente, de "despachar" uns quantos que lá andam e ir buscar outros que se enquadrem na mística do clube.

Jaime Pacheco é, sem dúvida, o melhor treinador que podemos querer e ter e ele próprio demonstra em campo como os jogadores devem de agir mas, infelizmente, não está a ser fácil. Penso que fez o correcto em falar, publicamente, daquilo que sentía, como se sente um homem que tenta fazer tudo para acabar com as adversidades.

Ontem, mais que nunca, os jogadores sentiram que podem estar a fazer os últimos jogos com a camisola do nosso clube, deste grande clube, e isso tem que doer, ninguém pode ficar insensível ao nosso clube, muitos deles devem estar a pensar no regresso ao Brasil, no regresso a divisões inferiores e que nunca mais de lá saírão e aí, vão voltar-se a lembrar que, um dia, tiveram a possibilidade de jogar no maior clube de Portugal e que não souberam aproveitar a oportunidade que tiveram.

Enfim, melhores dias virão e que seja já no sábado, contra o Marítimo. Vamos lá encher o nosso estádio, fazer uma grande moldura humana, parece que os jogadores só se galvanizam quando têm muita massa adepta a vêr o jogo, então vamos fazer-lhes a vontade, que por isso não percam, que por isso não digam que têm um estádio sempre às moscas, que não digam que não sentem o calor dos nossos adeptos.

Vamos embora Belém…´tá na hora, hoje é o dia de começar a levantar a cabeça e sermos cada vez mais fortes.´tá na hora, hoje é dia de esquecer todas as derrotas que já tivemos nesta liga e começar de novo.
Grande abraço a todos.

Sem comentários: