segunda-feira, novembro 03, 2008

Belenenses em França I

Belenenses em França
Artigo N°1 para o BdB do BeF.

Para este artigo, passei um bocado de tempo para saber o que poderia escrever. No final decidi fazer simples e falar do que é ser do Belenenses em França.

Ser do Belenenses em França é passar o tempo todo a explicar aos franceses o que é o nosso Belém, a nossa história, os nossos valores, as nossas conquistas, as nossas cores, o nosso emblema, a Cruz de Cristo, a força de caracter de nos todos, adeptos azuis, para continuar a apoiar o clube contra os « 3 chamados grandes », é falar do passado, do presente e do futuro.

É também ouvir centenas de vezes: « Qual é o teu clube em Portugal ?», - « Sou do Belenenses de Lisboa », e ouvir sempre a mesma resposta : « Quém ??!!** ?? » …e lá vou eu contando que somos o 4° Grande…

Graças a Deus que alguns conhecem o Belenenses, aqueles que têm cultura futebolistica ou aqueles que se lembram dos jogos do Belém contra o Monaco para a Taça das Taças em 1989.

Há tambem um gajo que me disse que conhecia o Belenenses, mas era numa noitada Halloween e acho que o gajo já estava bebado, mas pronto…

Ser do Belenenses em França é também lutar contra a maioria dos emigrantes que 0apoiam os «3 clubes da ditadura futebolistica do nosso pais». E ai temos muito em comum com os Belenenses de Portugal. Apesar de sermos muito poucos por aqui, a defender custa o que custar o nosso emblema (consagrado e popular…).

Ser do Belenenses em França é esperar os jogos contra os « 3 » para medir forças com familiares e amigos. É também sofrer de não poder ir ao Estádio do Restelo e estar com vocês a apoiar os nossos jogadores (valem o que valer, eles vestem a nossa camisola e defendem a nossa Honra e a nossa Histéria… pelo menos deveriam).

Enfim, graças ao Blog do Belenenses e a toda a Blogosfera Azul, a TV, a Internet, os jornais, a rádio… os Belenenses de França e do mundo ficam mais pertos do Restelo.
Mas nada vale a magia de um jogo do Belém ao vivo no nosso belissimo Estádio rodeado por toda a familia Azul.

É que doi tanto ver o Restelo quase sempre vazio, quando tantos Belenenses além fronteiras dariam tudo por lá estarem!!!

Para concluir, diria que ser do Belenenses não é fácil, seja em Portugal ou no estrangeiro, mas todos nós somos unidos pela mesma paixão da nossa História e do nosso Clube.

Há quem diga «Belém até morrer»… é isso mesmo !

Carlos « Emigrante » Santos
http://belenensesenfrance.blogspot.com


imagem: Hugo Pereira em Belenenses no Mundo publicado 07.09.2008

Sem comentários: