sexta-feira, novembro 07, 2008

Baú Azul: Gonzalez



Gonzalez

Francisco (Paco) Gonzalez foi o melhor futebolista (a par com Mladenov, aqui lanço a discussão, qual dos dois) do nosso clube nos últimos 40 anos.

Gonzalez, paraguaio de nascimento, veio para a Europa para jogar no Real Madrid, ao abrigo da lei da dupla nacionalidade que vigorava no campeonato espanhol, a alteração dessa lei fez com que o empresário o encaminhasse para o Belenenses. Na altura era treinador Scopelli que rapidamente ficou cativado por este jogador, a propósito, eis algumas palavras de Scopelli sobre Gonzalez:

-“ Jogador extraordinário pela sua velocidade e técnica, muito oportuno dentro da área com grande poder de remate e colocação. Um autêntico operário da equipa. Um profissional que se alheia da sua categoria para se integrar numa equipa sem vedetas, embora um jogador de grande classe tinha a humildade dos predestinados ao sucesso”.

E o sucesso não tardou, jogo de estreia com o Barreirense, vitória por 6-0, com dois golos do paraguaio.1º jogo oficial, no Lavradio, vitória por 2-1 com dois golos de Gonzalez.

Era uma excelente equipa a dessa época de 1972/73 com Mourinho; Murça,Calado,Freitas,J.Cardoso;Quaresma,Quinito,Godinho;Laurindo,Luís Carlos e Gonzalez. Nesse ano ainda o Belenenses foi convidado a participar na festa de homenagem a Gento e simultaneamente o festejo das bodas de prata do Santiago Barnabéu.

Gonzalez era então para mim, a referência, o meu ídolo de infância, e aqueles livres de pé esquerdo eram emblemáticos. A propósito, Gonzalez era o marcador de penaltys e nunca falhava, mas um dia num jogo com o Montijo, Gonzalez chuta, o guarda-redes estica o braço e detém a bola, e eu pensei como é possível isto acontecer, mas… a bola ia com tanta força que o guardião adversário acabou por entrar com a bola dentro da baliza. Outro episódio marcante foi o de um golo no Restelo ao Sporting, sem deixar cair a bola no chão chuta com tal força e colocação que o Damas (extraordinário guarda-redes) quando deu por ela já passava a caminho das redes.

Ao fim de 4 anos fantásticos, ruma ao F.C. Porto, onde apesar dos dois campeonatos ganhos não é feliz, uma grave lesão, rotura muscular e uma operação que não correu bem, retiraram faculdades ao Paco.

Voltou ainda ao Belenenses, mas já não era o mesmo, continuavam os efeitos da lesão, mais uma época e o fim de carreira.

Seguiu o percurso ligado ao futebol como treinador dos escalões jovens do nosso clube.

Actualmente treina os iniciados do Sp.Linda-a–Velha (última imagem do site) e joga como sempre nos veteranos do Belenenses.

Sem comentários: