terça-feira, novembro 18, 2008

Tá na hora, hoje é o dia! III

Tá na hora, hoje é o dia!
de João Santos


Caros amigos,

Primeiramente, e conforme prometido, quero apresentar, publicamente, o meu pedido de desculpas à Fúria Azul, relativamente ao que escrevi, na última crónica, sobre o não terem estado presentes aquando do cordão de recepção à equipa de futebol no jogo contra o Guimarães. Lamentavelmente, não conheço muitos dos que fazem parte da nossa claque e isso fez com que me precipitasse nos comentários. Não foi, de maneira nenhuma, minha intenção ofender-vos e, quem lê o que habitualmente escrevo, sou um apoiante fervoroso da nossa claque. Tenho a agradecer, também, a muitos de vós que saíram em minha defesa, entre os quais o meu amigo Pedro Leitão.

Em segundo lugar, pedir-vos desculpas, a todos, por ter estado ausente nestas últimas semanas mas a minha profissão a isso obriga, às vezes.

E em terceiro lugar, lamentar o facto de não poder ter estado ao lado da nossa equipa nos últimos jogos de futsal, que vencemos os Olivais, acompanhei pela televisão, e nos jogos de andebol, contra os polacos. Não é que isso seja importante para vós mas tenho 2 filhos pequenos e a minha esposa trabalha ao fim de semana, o que, muitas vezes, impossibilita que eu acompanhe mais a equipa. Como podem constatar são motivos de força maior os que me têm afastado do nosso lindo Estádio e da malta maravilhosa que por lá anda, sempre a apoiar e a gritar pela nossa grande equipa.

Hoje temos um jogo importantíssimo contra a Académica de Coimbra, um jogo de quase vida ou morte, como diz o nosso treinador, o jogo mais importante da época. É preciso ganhar, imperativamente, para podermos saír da linha de água, ganhar moral e dar um passo importante na tabela, já que, se a nível de classificação não supõe muito, a nível anímico, junta-nos, em pontos, ao Setúbal e ao Rio Ave, ficando 2 pontos atrás de Académica e Guimarães.

Pelo que temos visto desde que o Jaime Pacheco chegou, a equipa tem evoluído a passos largos e já se nota uma coesão que não existia com o Mior. Nota-se que a equipa quer ganhar, seja com quem for, e esse é o tónico. Fizemos um bom jogo contra a Naval, para a taça e só não vencemos pela falta de resistência no prolongamento, muito por culpa dum senhor, que de humilde não tem nada, chamado Marcio Correa, que "gaba-se" de fazer os jogadores treinarem ao mais alto nível, estilo Milão…por isso, se calhar, é que analisando os jogos do Milão, vemos que correr não é com eles, mas têm jogadores como o Ronaldinho, Kaká, Shevchenko, Pirlo, Gattuso, Pipo Inzaghi, entre outros, enquanto nós tivemos, de mais parecido com estes jogadores, o Matateu, o Vicente, o Mladenov, o Jaime, o Galo, o José António (o Grande) que, infelizmente, há muito tempo que já não jogam futebol…com isto não quero dizer que não tenhamos uma equipa séria e, como já disse anteriormente, com vontade de vencer jogos. Toda a preparação para a época 2008-2009 foi mal planeada e, até a contratação deste senhor, deixou muito a desejar. Mas águas passadas não movem moinhos, ou se calhar, neste caso até movem, porque a equipa aínda denota falta de ritmo, a qual vai desaparecendo de jogo para jogo.

Este jogo de hoje pode marcar a viragem na equipa, a grande maioria de nós, está consciente de que esta crise irá passar, mas tem de passar depressa porque, neste momento, estamos mais que a tempo de apanhar o "comboio". Claro que vai ser complicado atingir os objectivos que nos "apresentaram" no princípio da época, em que tudo era uma maravilha e que íamos conseguir grandes proezas…como atingir a UEFA…aínda estamos para vêr se vamos atingir esse patamar mas temos de concordar que, neste momento, isso está muito longe de nós…mas penso que, se conseguirmos vencer 2/3 jogos consecutivos, a equipa estará mais confiante e seremos um alvo a "abater"…assim o espero. Hoje temos a Académica, para a semana o Setúbal, que é um rival directo e é, sobretudo com estes, que temos de vencer para galgarmos postos na classificação.

Podemos dizer que, até agora, todos os resultados que fizemos foram negativos, mas já jogámos contra o Porto, o Sporting, o Guimarães, o Leixões. Os resultados mais infelizes foram o empate em casa com o Paços, em que dominámos completamente a 1ª parte e apresentámo-nos de "rastos" na segunda, e aqui voltamos à vaca fria… falta de preparação. Foi esse o grande motivo de termos cedido o empate. Na Amadora, somente não trouxemos os 3 pontos porque aquele senhor, a quem chamam de árbitro, tem uma falta de vista tremenda e achou que o Wender era parecido com o China… ou se calhar achou que o Wender era um alvo a abater, já que tinha marcado um golo e estava endiabrado… e só posso pensar desta maneira porque, se é verdade que o senhor a quem chamam árbitro disse ao Wender que "agora já não posso voltar atrás", tenho de considerar que o único objectivo era prejudicar-nos pois já vi muitos jogos na minha vida e já presenciei árbitros a voltarem com a palavra atrás, atenção que aqui não está em causa o Estrela mas sim o árbitro. Portanto, meus amigos, hoje é para ganhar, e temos de ganhar bem, estamos com "fome" de bom futebol e de golos que nos façam sonhar, aínda mais. Queremos vitórias, queremos garra, queremos, pelo menos, a tranquilidade nas nossas águas e queremos, depois, sonhar, sonhar com o nosso clube a voltar aos grandes palcos europeus de cabeça erguida e a discutir resultados…a sermos aquilo que a nossa história nos permite ser, Grandes, infinitamente Grandes e incómodos, muito incómodos, uma espinha atravessada na garganta dos chamados grandes. Temos de pensar que todos os clubes grandes já passaram por crises, Benfica, Porto, Sporting, Real Madrid, Barcelona, Milão, o próprio Marselha, entre muitos outros, e que nós só estamos a passar uma fase, longa, muito longa, é verdade…mas o sonho comanda a vida, e esse é o nosso sonho, que ninguém nos pode tirar.

Ontem, em casa, estive a ouvir a Antena1, fizeram uma entrevista ao Sr. Dr. Evangelista que, mais uma vez, falou do nosso clube como um caso problemático do futebol português, devido aos salários em atraso: este senhor só pode ter mania ao nosso clube, que hajam dificuldades para pagar os ordenados, acredito, mas gostava que este senhor se limitasse à sua ignorância, já que começa a entrevista por dizer que os casos de atrasos de pagamento de ordenados têm-se resolvido com muita discressão, sem serem publicados na comunicação social e, logo a seguir, fala do nosso clube…não entendo, ou eu tenho mania a este senhor ou será que é ele que tem mania ao Belém?! Primeiramente, vem com a "cartinha" em que os jogadores dispensados teríam de ser reintegrados com os restantes, agora passa ao ataque no que se refere a ordenados…o que será a seguir?! Faço ídeia se o Belém estivesse na situação do Estrela! Concerteza já tería feito tudo para fechar a nossa instituíção. Qual é o problema deste senhor?! Tem falta do que fazer, concerteza, infelizmente, o Estrela (não gosto da massa associativa mas ninguém merece uma situação assim) agora está a dar-lhe um trabalhão e começa a disparar em nossa direcção…é pena que estes agentes continuem a poluir o futebol e que ninguém tome medidas para os mandar embora de uma vez por todas…eu defendo a intervenção do Estado no futebol, urgentemente. Tenho algum conhecimento do futebol espanhol e recordo-me que em 1981, apesar de aínda ser uma criança na altura, o Estado espanhol teve de intervir já que a corrupção e tudo o que circundava o futebol era por demais evidente…os adeptos dos clubes tinham deixado de ir aos jogos, os campos apresentavam-se vazios, muitos estrangeiros de duvidosa qualidade…onde é que eu já vi um pouco disto tudo…??!! O Governo meteu a mão, prendeu uma série de individuos importantes, sem ter medo de nada nem de ninguém. Aqui, é ao contrário, os políticos estão metidos no desporto, os agentes desportivos metidos na política…enfim, a confusão que está instaurada há tantos anos e que todos nós a conhecemos.

No que respeita às restantes modalidades, grande vitória dos nossos conquistadores, contra o Olivais, num jogo difícil, com 2 baixas de vulto, o Marcão e o Caio Japa, mas mesmo assim, imparáveis…vamos concerteza lutar, mais uma vez pelo título nacional. Quando empatámos no campo do Mogradouro, muita gente disse que o Belém, este ano, ía sentir mais dificuldades em manter-se no topo, pois é…viu-se o Sporting no sábado…e o Benfica há-de lá ir…assim como a Fundação J.Antunes.

Excelente equipa, trocamos a bola muito bem e temos outro grande guarda-redes, o Marco, que, destemido, defendeu muito bem e depois temos jogadores que fazem a diferença como o Diego Sol, o Marcelinho, o Miguel Almeida, o Jardel, o Cary…

No andebol, excelente eliminatória contra a equipa polaca do MKS, a Polónia é, "simplesmente" a 5ª classificada do ranking mundial…isto representa o grande clube que somos e, como o meu amigo Artur Leitão disse, os atletas do nosso clube sentem o peso da camisola e sentem que estão num grande clube ao qual só a vitória interessa, seja qual for a modalidade, nem que seja ao berlinde ou ao peão! É um feito histórico que nos permite sonhar mais um pouco, tanto quanto tenho entendido, passámos aos oitavos de final, o que representa que estamos entre as melhores 16 equipas da competição. Para já, só 3 equipas estão classificadas: a nossa, uma dinarmaquesa (Bjerringbro-Silkeborg), que são sempre temíveis, e uma israelita (Maccabi Rishon Le Zion), agora é cada vez mais dificil mas temos de acreditar que podemos ir, aínda, mais além...

Belenenses logo clubeUma, última, palavra para as nossas gentes, as que apoiam incondicionalmente o clube, onde quer que este vá, e em qualquer modalidade, OBRIGADO por serem enormes, por demonstrarem aquilo que de mais bonito há no desporto UNIÃO, AMIZADE. No sábado, nos Olivais, parecía que estávamos a jogar em casa e, tanto pelo que pude lêr, em ambos os jogos de andebol apresentámo-nos em muito bom número. Está-se a conseguir fazer com que o nosso pavilhão seja temível, não só pelos nossos grandes atletas como pela nossa ENORME massa de adeptos, agora só falta fazermos do campo de futebol o nosso castelo, à nossa muralha, onde quem for "morre". É por isso que somos diferentes e é por isso que sou do Belenenses, por saber que estamos sempre ao lado do nosso clube nas boas e nas más situações. É um orgulho enorme! É das coisas mais belas do mundo!!

Abraço a todos e viva o Belém...
João Filipe Santos

Sem comentários: