segunda-feira, novembro 17, 2008

Belenenses em França II

Belenenses em França
Artigo N°2 para o BdB do BeF.


Queria voltar a falar dos erros de arbitragem que prejudicam muitas vezes o nosso clube.

Todos os árbitros podem cometer erros, podemos percebê-lo, afinal o que dá este «charme» ao futebol é o lado humano e a incerteza do desporto, mas até um certo ponto.

Apesar disto concordo com o Michel Platini para não haver vídeo no futebol e assim evitar aquelas «palhaçadas» do desporto norte-americano onde se param os jogos cada vez que há uma dúvida para que meia dúzia de juízes frente à TV (cheios de hot dogs e de Budweiser) tornem a ver as jogadas no vídeo.

Erros podem cometer-se mas alguns, como aqueles do jogo frente ao Estrela, são inadmissíveis porque são tão enormes que ninguém duvida que não foram feitos de propósito – a expulsão de Wender em vez de amarelo para China, os penaltis mal ou não assinalados...

Tem de haver soluções – tentar os 5 árbitros como pretende a UEFA, meter detectores infra-vermelhos nas balizas, captores na bola… – mas antes é preciso uma grande limpeza!!! Correr com aqueles que dão lições, e por certo, que são os mesmos em França e em Portugal: os Antigos árbitros que agora fazem o «bem» do futebol na TV depois de terem feito, durante anos, a promoção do futebol «sujo» nos relvados, os comentadores e consultantes, que tentam ser imparciais desde que não se toca ao clube deles, os políticos que tentam justificar pelo desporto aquilo que não conseguem fazer para o bem do povo no seu dia a dia… enfim, todos aqueles que não servem o futebol.

Acabei há pouco de ver no Canal + France os resumos da jornada de Ligue 1 Orange. Houve um árbitro que errou muito no jogo Marselha x Lorient (2-3), por culpa própria mas também pela fiscal de linha (uma mulher) que validou um penalty com falta fora da área, e recusou 2 golos por foras de jogos inexistentes, um dois quais com pelo menos 2 metros de vantagem… O arbitro Toni Chapron pediu desculpas, de lágrimas nos olhos e de cabeça baixa, na TV e nos jornais mas vai ser castigado à mesma. Não me lembro ter visto um arbitro neste estado depois de um jogo… e tenho 36 anos! Estava muito afectado…mas isto nunca muda o resultado. Nós, Belenenses, sabemos disso.
Nesta jornada, não houve um único jogo sem polémicas sobre lances duvidosos.

Em França, a Ligue Professionnelle de Football, pediu um inquérito que foi revelado no jornal «Nice Matin» e desenvolvido na TV no «l’Equipe du Dimanche no Canal+», sobre os erros dos árbitros e a influencia das decisões erradas sobre os resultados dos jogos da época passada na primeira divisão francesa. Eis os resultados do estudo:
- 157 erros!!!
- 17% dos jogos (64 sobre 380 jogados) tiveram erros devido aos árbitros que influenciaram directamente os resultados dos encontros.
- Ao contrário do que se pode pensar, não foram os Grandes Clubes os mais favorecidos.
- O Nancy foi a equipa mais favorecida com 12 «erros» a favor e 6 contra.
- Pelo contrario, o Mónaco foi a mais desfavorecida com 19 erros contra e 7 a favor.
- O Lyon, O Marselha e o Caen tiveram tantos erros a favor como contra.
- E são estatísticas oficiais… imaginam a realidade!!!!

Seria bom ter um estudo deste tipo em Portugal, mas talvez os resultados seriam tão escandalosos que a UEFA e a FIFA afastariam Portugal (e França) de todas as competições enquanto a limpeza não estiver feita!

Assim talvez, o nosso Belenenses, ganharia mais jogos, mais títulos, mais público, mais sócios, mais dinheiro, mais fama…

Por isso vou sonhado e como dizia Walt Disney: «Se acreditas na tua estrela, os teus sonhos irão realizar-se…»

Carlos "Emigrante" Santos
http://belenensesenfrance.blogspot.com

Sem comentários: