terça-feira, outubro 02, 2007

Os sócios e o Andebol

Blog do Belenenses

Tenho sentido que o clube apesar de apresentar resultados desportivos interessantes, continuamos a decrescer em termos de associados e, principalmente, em número de assistentes nos jogos das nossas equipas. Acções que permitam a recuperação destes valores, parecem-me neste momento, ser fundamentais e todas bem vindas mas também é importante perceber as causas do afastamento.

A decisão de permitir a re-inscrição de antigos sócios sem o pagamento das quotas em atraso parece-me acertada e poderá afectar positivamente todas as modalidades do clube. Mas a ideia que me leva a escrever esta mensagem é a de que o problema das assistências não pode ser apenas analisada de forma geral, mas sim, cada modalidade deverá promover-se e contribuir para o objectivo maior.

Belenenses AndebolPara desenvolver esta ideia tomemos o andebol. O andebol é uma modalidade com tradição no nosso clube, uma das últimas a vencer um título na categoria de seniores, que desenvolve um trabalho muito interessante ao nível da formação, que proporciona espectáculos emotivos onde muitas das vezes sobressai o profissionalismo dos atletas - apesar de tudo isto não conseguimos ter um pavilhão composto por adeptos.

Em minha opinião o trabalho da escola de andebol que estamos a promover poderia ser potenciado por um programa de oferta de bilhetes aos alunos dessas mesmas escolas que lhes permita ser acompanhados pelos seus pais. Adicionalmente, penso também, que esta iniciativa poderia ser alargada a outras escolas e a equipas que participem nas competições de desporto escolar. Pode parecer uma ideia simples e básica mas como esta existem muitas outras que podem contribuir para inverter a situação.

Belenenses AndebolÉ um facto que esta iniciativa não iria gerar automática e instantaneamente sócios para o clube, no entanto o contacto com estes espectáculos iria certamente cativar os jovens para a modalidade, compor o pavilhão e ajudar a nossa equipa a ser melhor. Se 10% se tornasse sócio e 1% se tornasse atleta do clube a iniciativa já seria um sucesso. Penso que a liga profissional de andebol apoiaria uma iniciativa que promova a prática da modalidade e o aumento de público, pelo que o custo de iniciativas deste género só teria o custo de organização.

Gostaria de terminar lançando um repto a todos os associados, para que pensem e discutam que actividades poderiam ser implementadas para que a cada dia que passe tenhamos um clube melhor.

Sem comentários: