quarta-feira, outubro 31, 2007

Fúria Azul

Blog do Belenenses: Luis Vieira

A claque do Belenenses Fúria Azul realizou um protesto no jogo de sábado frente à Académica e não esteve presente, pelo menos como grupo organizado de adeptos, na primeira parte do jogo. Regressaram depois na segunda parte e a diferença no ambiente do jogo foi brutal, o que prova a falta que a Fúria faz ao espectáculo desportivo.

Para explicar o protesto a FA emitiu o comunicado que se pode consultar clicando na imagem.

Resumindo o que se passou, a razão do protesto deve-se à entrada em vigor na presenta época de uma lei que obriga os grupos organizados de futebol a registarem-se na Comissão Nacional contra a Violência do Desporto. Só assim podem entrar nos recintos desportivos, devidamente indentificados, com faixas, bandeiras, tambores e o restante material. Este registo implica a abertura de uma ficha na tal CNVD para todos os membros onde constam diversos dados pessoais, tais como, nome, morada, estado civil, profissão, fotografias, etc.

Claques como os Superdragões, Colectivo Ultras 95, Torcida Verde e Directivo Ultras XXI já se legalizaram e outras encontram-se em fase de legalização. Mas existem várias que não pretendem legalizar-se, como a nossa Fúria Azul, os No Name ou os Diabos Vermelhos. Estas claques consideram que a lei está contra o livre associativismo e contra a lei fundamental do país. Dizem ainda que a lei compara os membros da claque a comuns criminosos. De facto, só posso concordar com eles. Existe alguma lei que exija o mesmo a outro tipo de grupos?

No caso do Belenenses, a FA apresenta como solução o reconhecimento da claque como Núcleo Oficial pelo clube. E para isso aguardam que a direcção agende numa AG a votação desta proposta. Como essa marcação está demorada também se queixam da falta de apoio por parte da direcção.

No entanto, coloco algumas questões. As claques consideram esta lei inconstitucional, mas já tomaram algumas medidas para resolver o problema? Nomeadamente, o envio de alguma exposição para o Procurador Geral da Republica, entidade que pode solicitar a apreciação da lei pelo Tribunal Constitucional? Foi efectuada alguma reunião entre as diversas claques para se debater o problema em conjunto? No que diz respeito à Furia Azul, a solução proposta com constituição do núcleo oficial serveria para resolver o problema?

Gostaria também que a direcção do clube se pronunciasse e informasse os sócios sobre a sua posição. Todos compreendemos que o clube tem que cumprir a lei mas gostaríamos de ouvir os dirigentes.

Esta lei é absurda e mais uma vez vai pagar o justo pelo pecador. Pelo abuso provocado pelas maiores claques todas as outras vão ser punidas. O problema é que os maiores prejudicados vão ser os clubes e o próprio futebol ...

O que deve fazer a Fúria Azul?
Legalizar-se no CNVD como já fizeram outras claques?
Legalizar-se através da constituição de uma Associação?
Legalizar-se através da constituição do Núcleo Oficial do clube?
Não legalizar-se e organizar com as outras claques o pedido da declaração de insconstitucionalidade?
pollcode.com free polls

Aceitámos a sugestão do Rodrigo Saraiva e alterámos o inquérito de forma a incluir uma nova hipótese. Pedimos desculpa aos que votaram no inquérito anterior e convidamos todos a expressarem as vossas opiniões.

Sem comentários: