terça-feira, novembro 22, 2005

Nem com a interrupção do campeonato, isto dá a volta...

T.Louro

Image hosted by Photobucket.com


Para variar um pouco o panorama dos últimos 2 meses, o Belenenses perdeu novamente em casa frente a esta potência do futebol mundial, o Marítimo. Foi mais um jogo na linha daqueles que temos vindo a fazer, ou seja, fio de jogo igual a zero, equipa a mostrar nenhuma vontade de vencer (exceptuando um ou outro jogador) e substituições do treinador Couceiro a roçarem o ridículo. Quando tínhamos a hipótese de dar o salto na tabela classificativa, somar 13 pontos e ficarmos situados no 10º lugar, eis que continuamos abaixo da linha de água, embora a apenas 1 ponto da manutenção, mas sem vislumbrarmos melhorias. Voltamos a perder com um golo de penalty em que, na minha opinião, o Marco Aurélio foi anjinho, porque ao fazer-se ao lance daquela maneira estava mesmo a pedir ao árbitro para assinalar grande penalidade. Claro que na conversão, Manduca não perdoou e fez o único golo do jogo.

Continua...


O Jogo
Couceiro montou a equipa num 4-3-3, com Paulo Sérgio e Fábio Januário nas alas a servir Romeu, para assim aproveitar o seu bom jogo de cabeça. A meio campo jogou com Pinheiro a interior direito, Djurdjevic a interior esquerdo e Sandro a trinco. Na defesa, Sousa manteve o lugar, Rolando apareceu ao lado de Pele e Vasco Faísca deve ter comprado lugar cativo no onze titular a defesa esquerdo. Na baliza, claro, Marco Aurélio.

O Belenenses não entrou muito bem na partida, parecia que o campo estava inclinado para o Rio Tejo, mas com o passar do tempo foi equilibrando a partida e através de um cabeceamento de Romeu, podíamos ter inaugurado o marcador. Outras oportunidades foram surgindo, mas sempre através de remates de longe, da autoria de Pinheiro e de Djurdjevic, jogadas perigosas em que os extremos ou os laterais colocam a bola na área para o ponta de lança, tirando aquele 1º lance de Romeu, não fizemos mais nenhum. Depois surgiu o único golo do jogo, numa perda de bola de Paulo Sérgio a meio campo, com a defesa a dormir, o avançado do Marítimo isola-se frente a Marco Aurélio e quando o tenta contornar, é derrubado. Penalty assinalado e transformado. Estava feito o resultado. Da 1ª parte não há mais nada a assinalar.

Na 2ª parte, José Couceiro deixa no balneário Sousa e coloca Ahamada em campo. O extremo francês espevitou o ataque e chegou a pairar no ar a possibilidade de darmos a volta ao marcador, mas foi sol de pouca dura. O treinador voltou a ter um acesso de pouca inteligência e ao mexer na equipa volta a estragar tudo. Para a 2ª parte tínhamos a equipa a jogar num 3-4-3, com Ahamada e Fábio Januário a causarem estragos nas alas, mas o Senhor Couceiro tinha de estragar e partir a equipa, ao retirar de campo, Djurdjevic e Fábio Januário para colocar Zé Pedro e Amaral e assim voltar ao 4-3-3. Nos minutos finais, Pele juntou-se a Romeu para tentarmos o empate, mas sem sucesso... Esteve mais perto o Marítimo de ampliar a vantagem, num lance de contra-ataque em que o avançado insular deitou Vasco Faísca e só com Marco Aurélio pela frente permite a defesa deste com os pés, do que o Belenenses de alcançar o empate.


O Árbitro
Rui Costa teve um erro grave. Ainda na 1ª parte há um jogador do Marítimo que tem de ser expulso após agredir Romeu com uma patada no peito, estava o resultado, salvo erro, ainda 0-0. Quanto ao lance do penalty, não há nada a dizer, Marco Aurélio fez falta e o cartão amarelo é bem exibido. Em relação ao resto do jogo, nada a apontar ao árbitro, talvez um pouco complacente com o anti-jogo dos insulares na 2ª parte, mas não vamos entrar por aí, porque perdemos por incapacidade nossa.

Conclusão
Apresenta-se um futuro negro para as bandas do Restelo, não há maneira de a equipa melhorar e os próximos jogos também não ajudam à recuperação. Segue-se uma visita ao lampionário onde, quase de certeza, não nos vão deixar ganhar, depois recebemos o Nacional, equipa que ainda não sofreu golos fora de portas e vamos fazer uma visita às bandas do Sado, a um plantel que está a passar por dificuldades financeiras, mas que ocupa neste momento o 5º lugar do campeonato e é a defesa menos batida dos campeonatos europeus! Talvez fizesse bem a certo grupo de meninos mimados, chegar o fim do mês e não verem o ordenado depositado na conta, podia ser que se esforçassem mais... Oxalá eu me engane, mas não vejo melhorias para estes tempos próximos.

Sem comentários: