sexta-feira, novembro 11, 2005

Estatísticas 05/06 - 10ª Jornada - Jogos

L.Rodrigues

À 10ª jornada, decidimos analisar as estatísticas do plantel azul até esta altura. Para tal, vamos analisar alguns items interessantes que nos poderão elucidar (ou não) sobre o rendimento dos atletas azuis. Hoje, vamos proceder à análise dos jogos efectuados e do tempo de jogo por atleta.

O plantel do Belenenses conta com 6 jogadores que jogaram os 10 jogos até agora realizados: Marco Aurélio, Vasco Faísca, José Pedro, Pinheiro, Meyong e Pelé. No sentido inverso, apenas 3 jogadores ainda não jogaram: o guarda-redes Pedro Alves e os juniores Marco Pinto e Carlos Alves.

Relativamente a minutos jogados, destacam-se Marco Aurélio e Pelé, totalistas (900 minutos), seguidos de muito perto por Amaral (810 minutos, 9 jogos completos) e Meyong (809 minutos em 10 jogos). No extremo oposto, e deixando de lado aqueles que ainda não se estrearam, encontramos Ricardo Araújo (90 minutos num jogo completo), Rúben Amorim (95 minutos em 3 jogos), Sousa (150 minutos, em 2 jogos) e Romeu (165 minutos em 8 jogos!).

Analisando a média de minutos por jogo jogado, salientam-se Marco Aurélio, Amaral, Rolando, Gaspar, Pelé e Ricardo Araújo, todos eles com 90 minutos cumpridos nas partidas que disputaram. Por outro lado, com menos minutos jogados por jogo efectuado, surgem Romeu (21 minutos por jogo), Rúben Amorim (32 minutos), Ahamada (41 minutos) e Fábio Januário (45 minutos).

Destes dados, nomeadamente do número de jogos efectuados, salta à vista que há 3 jogadores (2 deles guarda-redes e 2 deles juniores) que ainda não se estrearam. Por outro lado, 6 jogadores participaram em todos os jogos. Isto, num plantel de 20 jogadores, poderá significar que o plantel é realmente curto, até porque já houve lesões e castigos.

Relativamente ao total de minutos jogados, Marco Aurélio continua titular pela 6ª época consecutiva, sempre a jogar, e Pelé, mesmo em baixo de forma, revela-se imprescindível na estratégia azul. Com menos minutos jogados, Ricardo Araújo deu uma boa imagem no jogo completo que fez, enquanto Rúben Amorim pouco ou nada aproveitou em mais de uma hora em campo. Já Sousa, dividindo os seus 150 minutos por 2 jogos (1 jogo completo e um incompleto por expulsão), ganhou no último jogo a titularidade no lado direito da defesa, roubando o lugar a um dos jogadores com mais minutos em campo, Amaral (totalista nas 9 primeiras rondas). Por último, e digno de registo, apesar de 8 jogos em campo, Romeu não conseguiu ter direito a mais de 165 minutos. Algo que se inverterá, certamente, nas próximas jornadas, fruto do castigo aplicado a Meyong.

Quanto à média de minutos por jogo, Marco Aurélio, Amaral, Rolando, Gaspar, Pelé e Ricardo Araújo foram totalistas nas partidas que disputaram. Ao invés, Romeu tem tido apenas 21 minutos por jogo (dará para mostrar realmente alguma coisa, sabendo que normalmente tem entrado com os jogos já resolvidos, ou praticamente?). Rúben Amorim também não tem tido muito tempo para se mostrar, com 31 minutos repartidos por 3 jogos, enquanto Ahamada, com apenas 41 minutos repartidos pelas 5 partidas em que jogou, tem sido de uma incapacidade assustadora. Já Fábio Januário, surpreendentemente, surge nesta lista, apesar de desde o início da temporada demonstrar capacidades para ser um jogador em destaque no plantel. Mas parece que, a curto prazo, começará a ganhar uma média superior por jogo (repare-se que jogou em 9 dos 10 jogos e ganhou recentemente a titularidade).

Deixamos então a caixa de comentários ao dispôr dos bloguistas para que façam a vossa própria análise destas situações. Relembramos também que clicando sobre as fotos dos jogadores, na coluna da direita, têm acesso às estatísticas individuais dos jogadores, detalhadas jogo a jogo.

Sem comentários: