quarta-feira, novembro 16, 2005

Modalidades

L.Vieira

Penso que um dos temas que mais divide todos os Belenenses é exactamente o tema relativo ás “modalidades amadoras”. Muitos adeptos e sócios já emitiram a sua opinião mas infelizmente acho que esta discussão não tem sido feita de uma forma honesta.

Ultimamente não sei o que se tem passado com os Belenenses internautas mas parece que existe muita gente que tem mais interesse em discutir, não no sentido de troca de ideias, mas antes no sentido de entrar em conflitos e por vezes quase atingido o limite da ofensa. Acho que talvez tenham como objectivo aumentar o número de visitas ou comentários nos seus espaços mas sinceramente eu penso que assim quem perde é o Belenenses.

No que diz respeito a este tema, as pessoas costumam catalogar as outras em duas categorias: a favor ou contra as modalidades. Mas não existe um meio termo? É claro que as pessoas fazem isto porque assim é mais fácil defender o seu ponto de vista -"Não estás comigo estás contra mim". Outro problema que tem surgido muitas vezes é a tendência de omitir alguns dados da discussão, apenas porque estes não lhe são favoráveis. Eu acho isto absolutamente reprovavel. Mas o pior de tudo é as pessoas não darem o braço a torcer. Se me provarem um determinado ponto de vista não tenho problema nenhum em mudar de opinião, mas infelizmente existe muita gente que não.

Por isso vou esclarecer desde já o meu ponto de vista, que penso ser o da esmagadora maioria dos adeptos azuis: sou a favor de todas as modalidades, quer sejam amadoras ou semi-amadoras, sou a favor de um Belenenses o mais eclético possível, com o maior número de praticantes possível, DESDE QUE ISSO NÃO PREJUDIQUE A MODALIDADE RAINHA DO CLUBE: O FUTEBOL. Percebido? Penso que 99% dos sócios e adeptos azuis concordam comigo, a não ser aqueles que apenas querem um clube dedicado exclusivamente ao futebol.

continua...
E o que fazer ás modalidades actuais? Ou melhor dizendo, o que fazer ao actual nível de investimento nas modalidades amadoras? Eu acredito que deve ser feito, o mais rapidamente possível, um estudo pormenorizado que indique qual o custo efectivo de cada modalidade, o tempo de ocupação de todos os equipamentos, qual o valor investido pelo clube, via quotas dos associados, quais as receitas afectas a cada modalidade, etc.

Apenas após termos estes dados é que podemos decidir em consciência se a modalidade x ou y deve acabar ou não. E este é outro ponto de divergência entre os adeptos, pois há quem queira acabar/suspender já com algumas modalidades e depois logo se vê. Não acredito ser esse o melhor caminho.

No entanto, o critério que devemos adoptar para se decidir que modalidades devemos apostar ou não, não deve ser um critério meramente económico. É obviamente que deve ser um dos mais importantes, se não mesmo o mais importante, mas também devemos comparar outros benefícios/vantagens que as modalidades nos dão, como por exemplo, a exposição aos media.

Bem, o objectivo inicial deste post era comentar o artigo do Jorge Braz do passado dia 14, mas infelizmente vou deixar esse comentário para outro dia.

Sem comentários: