terça-feira, março 04, 2008

Caso Meyong: reacção da SAD

Blog do Belenenses

Belenenses - Maisfutebol - Caso Meyong - Belenenses anuncia recurso

Miguel Ferreira anunciou que «o Belenenses vai recorrer dentro do prazo legal [sete dias]» da decisão da Comissão Disciplinar da Liga (CD) que puniu o clube do Restelo com a perda de três pontos na classificação e derrota no jogo com a Naval, no âmbito da utilização de Meyong.

São, no total, seis pontos que o clube de Belém perde, mas o administrador da SAD do Belenenses, acompanhado pelo responsável pela área jurídica do clube, garantiu que confia numa decisão do Conselho de Justiça da FPF a seu favor: «Estamos plenamente convictos de que nos vão dar razão.»

Miguel Ferreira começou por «enaltecer a forma e coragem como os jogadores jogaram em Paços de Ferreira»: «A equipa está concentrada em cumprir os objectivos da época, mesmo contra a vontade de alguns. Em segundo, é de lamentar que no dia de ontem tenha saído esta notícia. Não foi o timming ideal.»

Numa sala cheia, totalmente repleta de membros da comunicação social e de associados do Belenenses, o dirigente dos «azuis» expôs todo o caso de forma simples e directa: «Durante o fim-de-semana fui informado que a Comissão Disciplinar da Liga já tinha decidido relativamente a este processo. Parece-me inusitado que tenha escapado esta informação e são coisas que só nos dão mais força e mais vontade. O Belenenses sempre exigiu que se cumprissem os regulamentos e o acórdão da CD, que tem 86 (!) páginas, não identifica os factos de todo este processo. Todo ele condena o Belenenses e isso não é correcto.»

Desta forma, o administrador da SAD explicou os procedimentos do clube lisboeta: «O Belenenses vai interpor recurso, já está a trabalhar nele, e entende que o Conselho de Justiça da Federação vai analisar os factos e não tirar a responsabilidade à Liga, culpando o Belenenses. O Belenenses não é fraco e vai defender os seus interesses. Fomos induzidos em erro pelas várias partes. Temos razão e vamos fazer com que a justiça seja reposta. Exigimos que se cumpram os regulamentos e não queremos ser considerados culpados por outros terem errado e não o quererem assumir.»

Miguel Ferreira estabeleceu uma comparação com o caso de um jogador argentino impedido de ser emprestado pelo Benfica ao Atlético. Neste caso, a Federação pediu que a congénere argentina esclarecesse a situação do jogador pelo que o dirigente «azul» queria um tratamento semelhante neste caso: «É imoral, indigno e sentimo-nos espoliados pelas entidades que tutelam esta área.»


«Caso Meyong»: Belenenses nem quer pensar em recorrer à FIFA

A apresentação do recurso do Belenenses ao castigo imposto pela CD da Liga, baseou-se também numa análise global do funcionamento do futebol no nosso país. Miguel Ferreira do caso Mateus, de Leandro Lima e colocou de parte um eventual recurso junto da FIFA, tal é a confiança na sua posição.

«A credibilização do futebol passa por quem faz o espectáculo, que são os jogadores, e não pelas entidades. Essas têm apenas que fazer cumprir os regulamentos e não tentar serem elas próprias o centro das atenções. Iremos até à última instância para ressarcir o Belenenses de forma desportiva, emocional e financeira», comentou, explicando depois as diferenças entre «inscrição e licenciamento».

«É diferente uma inscrição de um licenciamento. O jogador estava licenciado pela Federação e pela Liga, logo podia jogar. Foi licenciado para ser utilizado, logo nós utilizámos o jogador e não houve negligência da parte do Belenenses», resumiu.

«Queremos ser ilibados de todo o processo. O importante é resolver esta questão e que o Belenenses não seja considerado culpado por uma coisa que não fez. Estamos a ser objectivamente prejudicados e isto não pode ser. O que fizemos para o «caso Mateus» é exactamente o que estamos a fazer agora. E jogadores com 20 anos que afinal têm 22? Isto não pode ser, tem de se acabar com isto», afirmou, lembrando o polémico «Caso Mateus» e falando entre linhas da situação de Leandro Lima no F.C. Porto.

Relativamente à situação do próprio jogador, que foi castigado por um jogo, o advogado do clube do Restelo, Nélson Soares, esclareceu a situação: «Se o acórdão for revogado, como acreditamos que vai ser, o castigo do jogador não será cumprido. Se tal não acontecer, o castigo transita para a próxima época.»

Por fim, os dirigentes dos «azuis» afirmaram que o recurso à FIFA é uma hipótese que pode vir a ser avançada mas que não será, na sua opinião, necessária: «Não podemos pôr a hipótese de recorrer à FIFA porque acreditamos que o acórdão vai ser revogado.»



Belenenses - A Bola - Belenenses recorre ao Conselho de Justiça da FPF


O administrador da SAD, Miguel Ferreira, revelou hoje que o Belenenses irá recorrer da decisão da Comissão Disciplinar da Liga em retirar seis pontos pela alegada utilização irregular do avançado Meyong.

«O Conselho de Justiça da FPF irá, ele sim, avaliar os factos e não pretender criar situações ilusórias e que confundem objectivamente os regulamentos. É uma situação imoral, indigna e que pretende retirar da comissão disciplinar da Liga a sua responsabilidade e transferi-la para o Belenenses», afirmou Miguel Ferreira.

O Belenenses ocupa actualmente a sexta posição na tabela classificativa com 32 pontos.



Belenenses - Record - DECISÃO DA CD DA LIGA CONSIDERADA "IMORAL E INDIGNA"

O Belenenses confirmou nesta terça-feira, de forma oficial, que vai recorrer ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol por a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes lhe ter retirado seis pontos pela suposta utilização irregular do avançado camaronês Meyong.

"É uma situação imoral, indigna. A Comissão Disciplinar da Liga pretende tirar toda a sua responsabilidade e transferi-la para o Belenenses. Se houve alguma negligência, não foi da nossa parte, mas sim de quem licenciou o jogador", afirmou Miguel Ferreira, administrador da SAD azul, durante uma conferência de imprensa realizada no Estádio do Restelo.

Apesar do sentimento de revolta, a convicção generalizada no universo belenense é a de que o CJ da FPF irá dar razão aos azuis e evitar que a equipa perca os seis pontos. "O Belenenses foi objectivamente prejudicado e isto não pode continuar. Já foi assim no Marítimo e em Braga. Não aceitaremos ser bodes expiatórios", reforçou Miguel Ferreira.

O recurso do Belenenses já está a ser elaborado e deve seguir dentro do período legal (sete dias úteis a contar desde ontem).

Sem comentários: