terça-feira, julho 17, 2007

Divagações sobre o lado direito da defesa



Blog do Belenenses: Henrique Santos
"TREINADOR DE BANCADA"


Se a esta crónica dei o nome de “Treinador de Bancada” (que o leitor deste blog aqui poderá passar a encontrar às 3.ªFeiras), entendo que me posso arrogar do direito de “divagar” sobre as estratégias e tácticas que entendo que o nosso treinador Jorge Jesus vai preparando para o Belenenses versão 2007/2008.

Não que este “vosso treinador de bancada” tenha um olheiro a assistir aos primeiros trabalhos do estágio em Sintra, nem maior seja a minha experiência do que uns quantos Campeonatos de CM bem sucedidos, mas vamos divagar …

Parece-me que o defesa direito desta época nem vai ser o Amaral, sobretudo se continuar na versão desta época em que só durava 80 minutos, nem o Mano, que ainda me vai parecendo bastante verde. Por isso, atendendo a algumas substituições da transacta época e tendo ao meio-campo de luxo que este ano em 4 provas brilhará, parece-me que o Cândido Costa será o escolhido para esta posição.

Vantagens: Maior acutilância ofensiva pelo flanco direito; capacidade de dobrar o médio e cruzar à linha;

Desvantagem: As costas livres – é raro o médio que passa a defesa direito que não manda o seu “pregozinho” esporadicamente dando demasiado espaço nas suas costas. Bolas essas que são muitas vezes assassinas já que muitas são as equipas da nossa Liga que costumam apostar em extremos que são verdadeiros Obikwelu.

No geral acho que esta táctica passa por apostar, como sector forte da nova época no meio-campo, ao invés da defesa como o ano passado. Em 2007/2008 marcaremos mais golos, mas também sofreremos mais … mas quem diz isto é somente um “treinador de bancada”!

Sem comentários: