segunda-feira, março 05, 2007

Boavista-0-0-Belenenses: Jogo interessante

L Rodrigues

O Belenenses foi jogar ao Bessa com o olho na Europa, enquanto a equipa da casa precisava de pontos para sair dos lugares da parte de baixo da tabela. Ou seja, ambas as equipas jogaram para a vitória, proporcionando um bom espectáculo. O Belenenses entrou bem na partida e logo no 1º minuto ia marcando, num lance decalcado do 1º golo na Figueira da Foz, mas quando Nivaldo ia encostar para o fundo da baliza, Rolando interpôs-se e cabeceou mal a bola.

O jogo ia repartido, interessante, com o Belenenses com um futebol apoiado muito interessante, enquanto o Boavista usava um futebol mais directo e físico, menos entusiasmante. Num cruzamento da esquerda, a defesa boavisteira complica e Dady, no meio da confusão à entrada da pequena área, remata contra William Andem. Por esta altura, Marco Gonçalves brilha com 2 defesas consecutivas a remates boavisteiros. Na resposta, Dady isola-se pela direita e denuncia muito o remate em arco para o poste mais distante, naquela que foi a grande oportunidade da partida.

Chegávamos ao intervalo com justiça no marcador, mas com o Belenenses a mostrar mais futebol. No reatamento, o Belenenses entrou muito bem, fazendo um primeiro quarto de hora de luxo, com uma circulação de bola irrepreensível e apenas com a “pecha” de ter Dady demasiado desamparado na frente de ataque. Vendo a vitória ali à frente, Jorge Jesus decide arriscar para vencer a partida, tirando Sandro Gaúcho (grande exibição em termos defensivos) e colocando Fernando. Apesar deste ter entrado bem na partida, a equipa acabou por se “partir”, e o Boavista acabou por ir equilibrando e mesmo ganhar algum ascendente. Na baliza azul, Marco Gonçalves continuava muito seguro e a transmitir tranquilidade à equipa.

Apesar de nos últimos 15/20 minutos o adversário ter tido algum ascendente, a verdade é que o Belenenses continuava a jogar em bom nível, e a última oportunidade coube à nossa equipa, com José Pedro a fazer um cruzamento milimétrico para Silas que, acertando mal na bola, acaba por rematar/cruzar contra um defesa, com a bola a encaminhar-se azaradamente para as mãos do guarda-redes axadrezado.

A repartição de pontos foi justa, mas se alguma equipa esteve mais próxima da vitória, essa foi sem sombra de dúvidas o Belenenses, que acaba a 20ª jornada no 7º lugar, a 3 pontos do 4º e a 1 ponto do 5º, recebendo na próxima jornada o Nacional da Madeira, que tem os mesmos 28 pontos.

Sem comentários: