quarta-feira, março 28, 2007

Balão de Oxigénio

T Carvalho

Jorge Jesus, que trouxe ao Belenenses o verdadeiro oxigénio, pois respirávamos há anos sem conta uma espécie de ar oxigenado pouco recomendado pelos especialistas na matéria, com resultados nefastos na saúde do Clube, veio gerar um consenso na massa adepta do Belenenses e fazer com que todos nós respiremos alegria.

Muito embora este ano estejamos acima de qualquer expectativa ao nível futebolístico, quer porque estamos situados nos lugares europeus, quer porque vamos ás meias finais da Taça de Portugal, e podemos (e vamos com toda a certeza) fazer história, analisando as restantes equipas, parece-me muito sinceramente que ao nível de qualidade das equipas da liga BWIN, esta será a posição correcta do nosso clube, no final das contas.

Ainda que eu veja que ao nível do futebol jogado estejamos acima do Braga, pelo menos nos últimos jogos, parece-me lógico que a distribuição dos lugares cimeiros apenas poderá dar uma troca entre os dois primeiros e o quarto e quinto lugar. Assim seja! Até porque quem me conhece sabe perfeitamente que sempre foi o meu prognóstico inicial, logo após a conclusão do caso Mateus (entre os sete primeiros).

Da análise que faço, não acredito que apenas um homem (JJ) tenha poder suficiente de modificar as coisas, até porque a estrutura do Clube é gigantesca e por isso, tem de haver mérito de mais pessoas na “reviravolta” da gestão do futebol do Belenenses.

Claro que começo pelos Jogadores que, apesar de na sua grande maioria serem os mesmos do ano anterior, julgo poder dizer que se respira melhor no balneário e por sinal, do lado deles sentem que existe alguém que percebe de facto de futebol e que os pode ajudar a vencer. O mesmo também ao nível do Secretário Técnico (Tuck), um homem da casa, capitão, com forte conhecimento do futebol do Clube e, estou certo, até porque chegou a jogar com alguns deles, que sabe impor as orientações daquele departamento de dentro para fora e vice-versa.

Apesar de tudo, também não menos importante, foi a Direcção (aqui na pessoa do nosso Presidente), que finalmente soube/aprendeu a blindar os assuntos lá tratados, de forma típica de um tal “Pinto da Costa” à moda do sul, claro está e que a muitos tem deixado de boca aberta, incluindo eu próprio, sendo certo que para tal teve de se “desfazer” de uns quantos elementos dos órgão sociais.

Continuam a existir muitos erros. Pois continuam, nomeadamente ao nível da gestão mas, até aí (e vale mais tarde que nunca), tem-se visto algumas melhorias que no futuro poderão resolver vários problemas. Dir-me-ão alguns: só agora? E que fez ele em ano e meio? É verdade, também já fiz essa pergunta a mim mesmo mas, pensando bem, ano e meio é tão pouco tempo que, só para se livrar de meia dúzia de empatas, um mandato não chega. Não quero com isto dizer que poderia e deveria ter feito mais e melhor, claro que sim, mas penso que a sua personalidade e forma de estar também tardou a perceber a forma mais eficaz para ultrapassar os obstáculos que dia após dia surgem na vida do Clube sim, porque é bom não esquecer a pesada herança que veio de trás.

Uma coisa é certa, como está o futebol recomenda-se e é para continuar, seja quem for eleito em Abril. Quanto à Direcção bem, penso que todos esperamos os programas dos candidatos mas, por favor, não prometam o que não têm a certeza de vir a poder cumprir.

Boa Sorte Belenenses !

Sem comentários: