quarta-feira, agosto 10, 2005

Objectivos para a próxima época

Luis Vieira

A principal modalidade do clube definiu como objectivo para a época 2005/06 alcançar uma classificação que lhe garante um lugar nas competições europeias na temporada 2006/07. Na prática, isto significa alcançar pelo menos o 5º posto na tabela classificativa. Isso seria uma melhoria significativa relativamente ás três épocas anteriores (9º, 15º e 9º lugares) e representava alcançar a posição conquistada por Marinho Peres na época de 2001/02. Por outro lado, esta é a nossa 67ª participação na principal liga portuguesa (de um total de 71 épocas) e já alcançámos o objectivo proposto para esta época em mais de metade das participações. Ou seja, já ficámos em 5º por 7 vezes, em 4º por 9 vezes, em 3º por 14 vezes, em 2º em três épocas e como todos sabem já fomos campeões 1 vez.

Também sabemos que o presidente do clube considera a competição Taça de Portugal uma prioridade, pelo se pode esperar um pouco mais de ambição este ano. Esperemos pelo menos que nenhum técnico na véspera de um jogo para os quartos de final não venha dizer para a comunicação social que a competição não é a prioridade.

No que diz respeito ao Futsal, foi definido como objectivo principal atingir os Playoffs, ou seja, alcançar pelo menos o 8º lugar. Relativamente á segunda competição nacional, esperamos melhorar a prestação do ano anterior, ou seja, queremos alcançar a final da Taça de Portugal. Esta secção do clube foi criada há apenas 2 anos e começou a competir na terceira divisão nacional. Após ser campeão nessa época, o Futsal azul, repetiu a mesma classificação na II Divisão tendo alcançado também a meia-final da Taça de Portugal.

continua...

O Andebol também tem um discurso ambicioso. Na apresentação realizada no dia 08/08/2005, foram definidos como objectivos a "classificação entre os 3 primeiros no Campeonato da Liga e presenças na Final 4 da Taça de Portugal e na Final da Taça Presidente." O ultimo campeonato nesta modalidade foi ganho na época de 1993/94 e após os (decepcionantes) 5º lugares alcançados nas duas ultimas épocas espera-se uma grande prestação da nossa equipa.

Relativamente ao Basket, os dirigentes têm um discurso comedido.
O orçamento foi reduzido mas o vice-presidente da modalidade refere que "Estou convencido de que, apesar das limitações financeiras, faremos uma boa temporada". O que esta boa temporada significa não sabemos. No ano passado o basket acabou a época regular na 6º posição tendo sido eliminado nos playoff logo na primeira ronda. Ficou em 4º no Torneio dos Campeões, alcançou as meias-finais na Taça da Liga e foi eliminado logo nos quartos na Taça de Portugal. Tambem competiu na Taça FIBA Europa mas não passou da fase dos grupos. Este ano, o da transição, vai ser uma incognita.

Finalmente, temos o Rugby. Os ultimos campeões belenenses (da primeira divisão). Infelizmente já decorreram dois anos e nessas duas épocas o clube classificou-se em 4º e em 3º. Ainda não soubemos nenhumas noticias sobre esta modalidade mas não esperamos nada menos que a luta pelo titulo.

Sem comentários: