terça-feira, agosto 23, 2005

Apresentação do Futsal 2005/06

T.Louro

Apresentou-se esta tarde à comunicação social e aos sócios presentes na sala de imprensa, o plantel do Belenenses que vai disputar a 1ª divisão nacional de futsal nesta temporada.

A equipa técnica mantém-se, sendo constituída pelo treinador principal Manuel Jorge, coadjuvado por Raul Oliveira e João Padilha, ficando o cargo de secretária técnica entregue à Profª Sónia Teixeira.


Plantel dos Conquistadores - 2005/06


Do anterior plantel transitam 10 jogadores e há a registar a entrada de 6 caras novas.
Os números já foram atribuídos e estão ordenados da seguinte maneira:
1 – Cristiano Parreiro (ex-Sporting)
2 – Marco Reis
3 – Miguel Fernandes (ex-Sporting)
4 – Nuno Monteiro
5 – Domingos Costa “Mingo” (ex-CPCME)
6 – Pedro Caetano (ex-Sassoeiros)
7 – Pedro Serra
8 – Nuno Serra “Serrinha”
9 – Carlos Reis
10 – Paulo Castelinho
11 – Miguel Richart
12 – Filipe Bernardino
13 – Luís Vilar
14 – Pedro Nova (ex-Freixieiro)
15 – Ricardo Cardita (ex-Benfica)
16 – Carlo Cardoso

A apresentação começou com uma declaração do vice-presidente João Barbosa, da qual transcrevemos o mais importante:


Continua...

“Após 2 anos, conseguimos atingir o nosso objectivo que era a subida à 1ª divisão, aliás, ultrapassamos, dado que além da subida, conseguimos o título de campeões nacionais da 3ª e 2ª divisão. Na 1ª época ficamos a 20 segundos de atingir a final-four da taça de Portugal e na 2ª época conseguimos a qualificação para a final-four. É com muito orgulho e satisfação que o Belenenses está aqui hoje, pois o lugar do Belenenses em todas as modalidades é entre os melhores. Sendo o futsal a 2ª modalidade com mais praticantes em Portugal, uma modalidade relativamente jovem mas com grande margem de crescimento, é com muito orgulho que fazemos parte da divisão com os melhores da modalidade. Foi um projecto que a anterior direcção encabeçada pelo Dr. Sequeira Nunes decidiu abraçar, sendo actualmente continuada pela direcção presidida pelo Engº Cabral Ferreira, dentro do rigor orçamental, muito embora os resultados não dependam só do orçamento, mas sim da qualidade que nós temos e pelo bom trabalho efectuado. É com grande satisfação que estamos aqui presentes. Para este sucesso muito contribuiu um excelente relacionamento entre as diversas modalidades com as quais convivemos no clube diariamente. É de realçar que nestas 2 épocas ganhamos 60 jogos, empatamos 6 e perdemos 7, sabemos que na 1ª divisão vai ser diferente, o que não impede que a ambição continue, vamos lutar pelo melhor resultado possível e temos um objectivo muito claro para esta nova temporada que é a qualificação para os play-off. Estamos convictos que com a qualidade que temos no plantel e com o apoio dado pelos nossos associados vamos ficar entre os 8 primeiros da 1ª divisão.
Tanto os 10 jogadores que ficaram como os 6 que fomos buscar, foram escolhidos não só pela sua qualidade técnica e capacidade física, mas também como pessoas. Vão representar um grande clube, em seguida irão visitar a nossa magnifica e grandiosa sala de troféus, têm uma massa adepta habituada a sofrer e que gosta de ganhar. Vai estar convosco tanto em casa como fora. Iremos ser competitivos e queremos ganhar títulos, sabendo sempre qual o caminho que devemos seguir. Tenho a certeza que vocês, os nossos atletas, irão honrar a camisola do Belenenses.”

De seguida falou o timoneiro da nau azul, o treinador Manuel Jorge:
“ Nesta altura não há muito a dizer, apenas meia dúzia de palavras. Há que começar a trabalhar para cumprir os objectivos, que passam pelo acesso aos play-off. É óbvio, que conhecendo os jogadores como eu conheço e não perdendo algumas das coisas adquiridas ao longo destes 2 anos, como a nossa ambição, a nossa humildade e muito importante, o nosso carácter, temos condições para fazermos um excelente trabalho. Também sei que vai ser uma época de transição, se calhar não vamos ganhar tantas vezes como estamos habituados, mas também tenho a certeza absoluta que nas horas menos boas, felizmente até hoje foram muito poucas, o apoio dado pela direcção e pelos sócios, nos vai ajudar a levantar a moral.
Acreditem em nós, conseguimos aliar juventude com grande margem de progressão a jogadores muito experientes, o que nos irá permitir fazer um campeonato muito engraçado. Vamos todos puxar para o mesmo lado, manter a nossa ambição e carácter para levarmos a bom porto os objectivos propostos.”

Foi dada a palavra ao nosso presidente Cabral Ferreira:
“ Tanto o Dr. João Barbosa como o Mister Manuel Jorge já falaram acerca da nova temporada e quais os objectivos. Eu apenas quero dizer aos novos 6 jogadores que eles estão num clube muito grande, têm de o respeitar, seja num momento de treino, seja num jogo. Têm de demonstrar desejo de vencer, tal como os vossos antecessores o fizeram nas últimas 2 épocas. Portanto para os novos, honram as 2 últimas temporadas. Aprendam com os vossos colegas o desejo de vencer, se o conseguirem, os objectivos serão plenamente alcançados. Terão todo o apoio da direcção e dos sócios do Belenenses, que são das massas associativas mais exigentes, mas de certeza absoluta que se derem o máximo de vocês em cada momento, os sócios irão estar sempre do vosso lado. Para os 10, sejam bons transmissores desta mística Belenenses e desejo de vencer. Ajudem os novos, formem um grupo coeso, um grupo que no fim, nos irá dar grandes alegrias. Desejo-vos uma boa época e que na próxima época, estejamos a traçar objectivos ainda mais altos.”


Da esquerda para a direita: Alexandre Lopes (Assessor da Direcção), Manuel Jorge (Treinador), Cabral Ferreira (Presidente), João Barbosa (Vice-Presidente) e Nuno Lopes (Director Desportivo)


Foram colocadas 3 questões pela comunicação social presente:
- O plantel está fechado? Visto que não foi conseguida a aquisição de Jardel...
João Barbosa: O plantel está sempre em aberto. Estes são os jogadores com os quais contamos para toda a época e estamos convictos que fizemos o melhor plantel possível para garantirmos o acesso aos play-off. Quanto à situação de ter falhado o Jardel, para nós não falhou, houve um jogador que não honrou o compromisso assinado com o Clube de Futebol Os Belenenses, compromisso esse assinado a 29 de Abril e que 34 dias depois recebemos um fax do atleta dizendo que se tinha esquecido que tinha assinado à 3 anos um compromisso com o Sport Lisboa e Benfica, o qual ainda estava válido para esta época. O Belenenses irá até às últimas consequências para defender os seus direitos, não abdicando da defesa dos nossos direitos, e portanto, o assunto está entregue ao departamento jurídico, o qual já tomou diversas tomadas e estamos convictos que iremos ser ressarcidos. Jogadores que têm esse tipo de postura não têm cabimento no Clube de Futebol Os Belenenses. Além da qualidade técnica como jogadores, também têm de ter qualidade como Homens. Um jogador que está no último ano da faculdade, que 34 dias depois se lembra que tinha contrato assinado com outro clube, não tem carácter para jogar no Clube de Futebol Os Belenenses.

- O orçamento é suficiente para atingir os objectivos?
João Barbosa: Não são os orçamentos que fazem as classificações. Em Portugal, nem todos seguem o mesmo princípio no que diz respeito ao que é um orçamento. Para esta direcção diz respeito a tudo, desde arbitragens, inscrições, subsídios a atletas, impostos, sim, porque nós pagamos impostos, transportes, tudo é um orçamento e o que dizemos é que independentemente dos orçamentos, vamos lutar jogo a jogo, porque temos qualidade para isso, pelo melhor resultado possível, sabendo que aquele objectivo claro ficou traçado e todos nós temos conhecimento, será de certo atingido no final da época.

Blog do Belenenses: A partir do momento em que chegamos ao play-off, o título é possível?
João Barbosa: Um campeonato como o de futsal, não é um campeonato de regularidade. Os melhores definem-se na fase regular, mas a questão do play-off é muito sui generis, o 1º jogo é sempre em casa da equipa pior classificada, tivemos no ano passado, o exemplo do Sassoeiros, que perdeu o 1º jogo em casa contra o Sporting e depois foi ganhar a Alvalade. Vamos passo a passo, lutar como 1º objectivo atingir o play-off e temos tempo, daqui a 8 meses de definir qual o objectivo seguinte, sabendo sempre que temos os pés bem assentes no chão, mas que também temos ambição. Nós vamos perder jogos, mas um factor que decerto nenhum associado nos pode criticar, é que vamos até à última gota de suor deixar tudo dentro do campo. E se não conseguirmos ganhar, é por 2 motivos, ou o adversário é melhor ou a sorte não nos acompanhou.

Espera-nos uma temporada com bastante sucesso, agora cabe a nós, sócios e adeptos, encher o nosso pavilhão, para sermos o 6º jogador dos nossos Conquistadores!

Sem comentários: