domingo, agosto 28, 2005

De bestial a besta. Assumidamente!

Image Hosted by ImageShack.us

L.Rodrigues

Quem falasse com o mesmo adepto do Belenenses ontem ao intervalo e após o final do jogo ante o União de Leiria, não acreditaria que era o mesmo adepto a falar da mesma equipa. Após uma primeira parte de bom nível com momentos verdadeiramente demolidores em termos ofensivos, optámos na 2ª parte, e bem, por dar o controlo do jogo ao adversário, o que funcionou nos primeiros 15/20 minutos. A partir daí, "pedimos" ao Leiria para nos humilhar. Os últimos 20 minutos foram uma vergonha, e um jogo que poderia servir de catapulta para trazer pessoas ao Restelo e potencializar as vendas do bilhete de época, transformou-se em mais uma azia costumeira entre os adeptos azuis. Deixarmo-nos ser humilhados em nossa casa por uma equipa banal como o Leiria, apenas e só porque "o jogo está ganho" é de uma falta de brio profissional atroz, capaz de ofuscar tudo o que de bom foi feito nos primeiros 45 minutos.

continua...
O jogo
Que melhor entrada poderia o Belenenses querer do que "começar a ganhar"? De facto, logo nos minutos iniciais, Meyong trabalha bem sobre o central Renato e da linha de fundo chuta a bola, que apesar do toque do guarda-redes Costinha passa, caprichosamente, a linha de golo. Após este lance, e apesar de algum desacerto da defensiva azul, estava-se mais próximo do 2-0 do que do empate. No entanto, este acaba por surgir num lance em que a dupla de centrais é muito, mas mesmo muito, mal batida, com Lourenço (sim, ele que não conseguiu marcar um único golo de bola corrida no Restelo) a furar pelo meio dos centrais e a rematar para a baliza.

Nesse momento, acabou por se instalar alguma desconfiança entre os adeptos azuis, com "fantasmas" a pairar sobre o Estádio. No entanto, passados 5 minutos o Belenenses entrou num período verdadeiramente diabólico em termos ofensivos, com Silas, Zé Pedro e Meyong a porem a cabeça em água aos defesas de Leiria, construíndo-se nesse período o resultado final, mas tendo ficado alguns golos por marcar. Golos esses que os adeptos esperavam para a 2ª parte...

Logo nos instantes iniciais da 2ª parte, o Belenenses tem uma boa oportunidade de golo, e durante cerca de 15/20 minutos entrega o controlo de jogo ao adversário, mas acaba por ficar com o controlo das operações e continua a mostrar-se perigoso, com alguns momentos brilhantes em termos de circulação de bola. No entanto, notava-se menor fluidez no jogo ofensivo azul, muito por culpa do "deslocamento" de Silas para a frente de ataque, onde ficou a fazer parelha com Meyong após a saída do incipiente Ahamada ao intervalo.

Vieram então os últimos 20 minutos da partida, 20 minutos absolutamente vergonhosos para uma equipa que quer ser europeia e pretende chamar os adeptos ao estádio. O Leiria, apesar de todas as suas limitações, empurrava o Belenenses para a sua área e a equipa azul nem sequer "espreitava" o contra-ataque. Quando, a cerca de 5 minutos do final da partida, um contra-ataque de 4 para 4 é interrompido a meio campo com um atraso a Marco Aurélio, as bancadas desesperaram e, se já tinham pouca gente, foram-se esvaziando até ao apito final.

O árbitro
O árbitro Paulo Pereira acabou por ter uma prestação mediana, fruto do facto do jogo muito cedo ter ficado resolvido, pois as coisas poderiam ter corrido de outra forma. Muitas conversas, muitas interrupções, pelo menos 2 fora-de-jogo do outro mundo por assinalar a Maciel e expulsão perdoada a Lourenço, coroadas com um penalty claríssimo por assinalar. Fraquinho...

Conclusão
O Belenenses ganhou e mereceu inteiramente a vitória. No entanto, a equipa precisa de ter uma atitude consistente durante toda a partida e não é aceitável que profissionais pagos a peso de ouro se limitem a cumprir os "serviços mínimos". Por outro lado, em termos individuais destacaram-se claramente Pinheiro (um lutador), José Pedro, Silas (a organizar jogo) e Meyong (a resolver), enquanto pela negativa apontaria o dedo a Rolando, Pelé (inseguros) e Sandro Gaúcho (apenas compreendo que jogue no lugar de Rui Ferreira pela mais-valia que apresenta no jogo aéreo).

Indepedentemente de tudo o que se passou, o mais importante são os 3 pontos que foram conquistados. Fica, portanto, um pedido: da próxima vez, para além dos 3 pontos, conquistem os adeptos!

Sem comentários: