quinta-feira, janeiro 06, 2005

Ressabiado

Augusto Inácio, por mais que tente demonstrar que não viveu o pesadelo da época passada, fez parte integrante de todo aquele pesadelo. A sua entrevista de Terça-Feira ao jornal A Bola, em que entre muitos outros aspectos fala da passagem pelo Restelo, mostra um treinador desiludido e que, concerteza, pouca confiança tem em si próprio. Se a sua vida foram os espinhos que brotaram das páginas do jornal, então realmente está à beira do abismo. Ele que no campeonato do Qatar, em 8 jogos empatou 4 e perdeu 4... e é ele na entrevista que se auto-define ao definir o campeonato do Qatar: "Se não forem estrelas, mesmo em final de carreira..."

Mas isso pouco importa, pois houve várias declarações azedas sobre a sua passagem pelo Restelo e portanto o Blog do Belenenses decidiu fazer um apanhado das suas declarações ao longo do triste período em que liderou a equipa do Restelo e confrontá-las com as declarações ilibatórias agora proferidas.

O Sr. Augusto Inácio pode desculpar-se como quiser. Mas eu nunca vou perdoar, quanto mais esquecer, duas atitudes suas: o treinador encostado ao banco, na meia final da Taça de Portugal na Luz, com a equipa a sofrer 3 golos de rajada e que estava com ar de quem tinha acabado de marcar 3 golos ; nem a anedótica actuação como treinador no jogo em Alverca, em que a sua gritante falta de inteligência poderia ter levado ao 2º golo dos Ribatejanos e à nossa descida de divisão.

Após esta introdução, vamos então confrontar declarações presentes e passadas:

"Pensei, então, que no mercado de transferências de Janeiro poderíamos equilibrar o plantel." - Obviamente, agora o plantel estava desquilibrado, apesar das 9 entradas em Janeiro.

"O Belenenses está atento e a administração tem-me dado um excelente apoio. É natural que possam surgir novidades nos próximos dias. Se o Andersson vem? Não sei se é o Andersson ou outro jogador. Não serei eu a falar de contratações, isso é um assunto que será a SAD a falar e a comentar as contratações. Mas é provável que esta semana possa surgir alguma coisa."
In Record – 25/01/04

"A equipa tem falta de rotina e às vezes uma vitória traz outro estado de espírito ao grupo de trabalho. Não é que não estejam bem, mas ajuda sempre. O sol tem brilhado no Restelo, mas não à equipa, onde as coisas têm estado algo cinzentas. Espero que a partir de agora seja diferente."
In Record – 11/02/04

"Ainda não produzimos o suficiente. Temos de jogar melhor para fazermos um resto de época tranquila."
In Record – 12/02/04

"O Belenenses luta para não descer, pelo que o objectivo era defender o melhor possível e tentar sair com um resultado positivo."
In Record – 06/03/04

"Desde que cá estou que tenho tido dificuldades para arranjar o mesmo onze, mas não utilizo isso como desculpa."
In Record – 17/03/04

Vieram jogadores novos, casos de Paulo Sérgio, Leandro, Ceará e Brasília, mas sem ritmo competitivo. (…) eu indiquei 4 ou 5, entre os quais o Emerson e o Andersson. (…) Não tive carne nenhuma para comer. Só tinha ossos e estavam ressequidos. Nem sequer havia uma pontinha de carninha para poder roer alguma coisa. - Seriam os jogadores que eram assim tão maus? Afinal, a conta do telefone do Mister aumentou para contratar jogadores maus? E a catadupa de elogios às exibições? Quem ler as análises à equipa, até pensa que lutámos pelo título...

"A conta do telefone vai aumentar», disse, ontem, Augusto Inácio, referindo-se ao «infindável número de contactos» que tem realizado, «sempre com o precioso apoio dos dirigentes do Belenenses», no sentido de tornar possível o reforço do plantel."
In A Bola – Janeiro 2004

"Os jogadores aprenderam depressa."
In A Bola – Janeiro 2004

"(…) é provável que o Belenenses possa reforçar-se com mais dois ou três jogadores. Se Kenedy pode ser um deles? Não vou falar em nomes. Ceará é o mais recente reforço."
In Record – 21/01/04

"As pessoas do futebol têm uma capacidade de adaptação fácil, pois todos nos conhecemos. A adaptação está a ser simples. Os primeiros dias têm sido muito bons. (…)Os jogadores têm aprendido depressa, mas não sei se a equipa será consistente durante noventa minutos. Não tivemos muito tempo para trabalhar."
In Record – 24/01/04

"Foi impecável a forma como nos apresentámos tacticamente. No estágio disse aos meus jogadores que na primeira parte seria importante enervar o Vitória de Guimarães, para depois, na segunda metade, lançarmos um ponta-de-lança. (…) Nesta altura só não estou inteiramente satisfeito porque, além de querer colocar o Belenenses numa posição tranquila, espero que o Vitória fique na SuperLiga."
In Record – 17/02/04

"Mais uma semana e resolveremos algumas situações, relacionadas com alguns jogadores [lesionados]. Ainda assim, isto não pode servir de desculpa para o que se fizer no jogo."
In Record – 12/03/04

"A verdade é que ninguém pode apontar nada aos jogadores. Eles lutaram e esforçaram-se."
In Record – 14/03/04

"Representamos um grande clube e por isso temos de honrar as camisolas. Por tudo isso, peço desculpa aos adeptos pela forma como jogámos."
In Record – 18/03/04

"A vitória é merecida e o Belenenses jogou bem."
In Record – 30/03/04

"Foi uma vitória muito importante e considero que foi mesmo um dos melhores jogos do Belenenses nesta época."
In Record – 26/04/04

"Eu queria utilizar o Rolando (…) mas o facto de ele ser estrangeiro era impeditivo." - O Gonçalo Brandão era jovem demais para a pressão a que a equipa estava sujeita, mas o Rolando não? Ou o Rolando impor-se-ia como esta época numa equipa em que até os mais experientes tremiam? Para além disso, poderia tê-lo inscrito em Janeiro...

"Estamos a desenvolver bastantes contactos. A nossa prioridade é dotar o grupo de mais soluções no meio-campo e na defesa, com jogadores portugueses ou comunitários. É que já temos seis extracomunitários [Sané, Antchouet, Brasília, Ceará, Leandro e Valdiram]. Até ao derradeiro minuto do prazo para inscrições, vamos tentar novas contratações."
In A Bola – Janeiro 2004

"Não é que não confiasse no Gonçalo Brandão, mas é muito jovem, e vínhamos de um mau resultado."
In Record – 29/02/04

"A minha imagem foi prejudicada pelo facto de termos perdido na derradeira jornada (…) Certo é que ficámos na Superliga! O Guimarães também perdeu em casa na última ronda e fez uma grande festa (…) As gentes do Belenenses, mesmo com a derrota, deveriam ter ficado contentes." - A imagem do Sr. Inácio é uma lágrima comparada com o Oceano que é a imagem do Belenenses. Estas afirmações são uma afronta ao clube e seus adeptos. Nunca tive tanta vergonha de ser adepto do Belenenses como quando pedi desculpa a tantos amigos que foram apoiar o meu Belém e no final olhavam para mim com pena e nada diziam. O público no Restelo teve a atitude mais correcta que poderia ter e que nunca esquecerei: 10 segundos de aplausos pelo final do jogo do Moreirense e 4 minutos de inferno de assobios até acabar o nosso jogo. E nunca hei-de esqueçer quem foi a meia-dúzia de jogadores que se dignou agradecer o apoio do público.

"As equipas estão moralizadas porque ganharam, na última jornada. Ainda assim, temos uma boa oportunidade para continuarmos na senda das vitórias. A Académica tem valor, contudo jogamos em casa e estamos a subir de rendimento. Começa a notar-se que o conjunto está mais confiante e, por isso, temos de aproveitar para somar mais três pontos."
In Record – 21/02/04

"O Belenenses, se jogar taco a taco, vai perder o jogo."
In Record – 04/03/04

"Continuo a acreditar que podemos ficar na SuperLiga. Já tinha dito, após o jogo com Gil Vicente, que vai ser difícil conseguir a manutenção. Todavia, dependemos só de nós."
In Record – 06/04/04

"Os profissionais do Belenenses e do Beira-Mar não vão ter Páscoa, nem vão poder passá-la com a família e amigos. Só esperamos que as amêndoas não estraguem os dentes daqueles que marcaram o jogo para segunda-feira."
In Record – 11/04/04

"A administração tem facilitado a entrada dos nossos simpatizantes nos jogos, o que nos dá maior alento, pois ninguém gosta de jogar num estádio vazio. (…). Esta gente não merece sofrer tanto. Ainda assim, não têm feito muita pressão aos nossos jogadores, atitude que é de louvar e é muito importante para trabalharmos com tranquilidade."
In Record – 17/04/04

"Já tive uma experiência destas há três anos, em Guimarães, pois foi no último jogo que o Vitória se salvou. Eu sei o que isto traz para o interior e para o exterior. Sei as dúvidas que ficam no ar em relação ao início da partida, mas não admito outro resultado a não ser a vitória do Belenenses."
In Record – 08/04/04

"Nós não jogávamos bem porque não existia muita qualidade, era tudo na base da raça. Não souberam dar valor ao esforço que foi feito. (…) Tenho simpatia pelos adeptos do Belenenses, mas não estavam elucidados sobre os problemas que vivemos." - Raça??? Alguém via raça? Eu vejo Moreirenses, Paços ou Varzins a lutar com unhas e dentes. Vi o Belenenses a arrastar-se. Vi um treinador conformado e com opções ridículas (do género de estar a perder e tentar ganhar tirando defesas e pondo avançados)?

"Para Inácio, o mais importante para o futuro do Belenenses é "manter esta atitude". "Os jogadores do nosso meio-campo tinham poucos minutos e, se pudesse, tinha feito seis e não três substituições. Mas os jogadores responderam muito bem à chamada e se continuarmos com esta atitude é meio-caminho andado para encarar o futuro com confiança, em relação ao calendário que temos."
In Record – 02/01/04

"Devemos respeito ao clube, à nossa profissão e aos adeptos. Os atletas vão ter de dar uma imagem completamente diferente da que passaram na última partida."
In Record – 27/02/04

"Para uma equipa que vinha de uma pesada derrota como a que aconteceu diante da Académica, o grupo mostrou uma boa atitude, deu uma imagem completamente diferente da que tinha deixado na derradeira jornada, mostrando-se uma equipa organizada e compacta. Por tudo isso, fomos os melhores em campo."
In Record – 29/02/04

"Temos de sentir pressão. O Nacional vai ter uma pressão mais positiva. O Belenenses vai sentir essa situação, em virtude dos pontos que tem. No entanto, isso não invalida mais ou menos cabeça, nem uma atitude correcta para ganhar o jogo."
In Record – 12/03/04

"Até eu fiquei surpreendido pela postura dos jogadores: entregámos a final ao Benfica. (…) A equipa entrou amorfa e desconcentrada."
In Record – 18/03/04

"O Belenenses está mais compacto, mais unido e mais rigoroso."
In Record – 04/04/04

"Se vencermos em Alverca, acredito que garantimos praticamente a manutenção."
In Record – 13/04/04

"Este ano, 34 pontos dão para a manutenção. E estou convencido que vamos somar bem mais que isso."
In Record – 17/04/04

"Projectei o trabalho com a ideia que ficaria mais um ano no Belenenses. (…) Culparem-me pelos resultados menos bons após uma temporada em que o clube teve 3 treinadores…" - Manuel José é o Judas e grande culpado, inegável. Bogicevic foi uma vítima que deixou o Restelo tratado vergonhosamente pelo nosso clube e com lágrimas nos olhos e declarações muito bonitas que alguém que destila ódio como Inácio nunca poderá ter. Inácio teve a sua culpa e ao aceitar o desafio deveria ter medido o risco. Não o mediu, não percebeu que não tinha competência para o aceitar, agora que aguente as consequências.

"Inácio começou por agradecer o convite, salientando : "O Belenenses é um grande clube e não o afirmo por simpatia, mas sim por esta manifestação dos adeptos. Há que respeitar o trabalho das pessoas que passaram por aqui."
In Record – 21/01/04

"No final dos 90 minutos, a haver um justo vencedor, teria sido o Estoril, pois foi a melhor equipa" assumiu Augusto Inácio, explicando: "A nossa primeira parte foi boa e bem jogada. Já sabia que o Estoril tinha um bom conjunto, pelo que não fiquei surpreendido com a sua atitude. Contudo, no segundo tempo merecia vencer. Teve muito azar."
In Record – 12/02/04

"Há quem queira que eu seja despedido, e isto de acordo com os comentários da Sport TV. Mas quero dizer-lhes que vou ficar até ao final da época."
In Record – 14/03/04

"O Presidente disse, na minha apresentação, que tinha acabado a época da asneira." - Prolongou-se, a época da asneira prolongou-se até ao final da temporada. O Inácio foi mais uma grande asneira.

"Sei que estou num clube rodeado de gente responsável e muito boa. Foi, talvez, dos clubes que mais me deixaram trabalhar com esta tranquilidade e com uma estabilidade interna muito grande. O que desejo é que a equipa consiga permanecer na SuperLiga e tenho a certeza absoluta de que o Belenenses, na próxima época, vai fazer um grande campeonato. As bases e os alicerces são bons."
In Record – 04/04/04

"(…) as pessoas não foram justas comigo. No meu currículo não constará a descida de divisão do Belenenses." A obsessão pelo seu currículo roça o saloio. Mais uma vez não consegue perceber a sua dimensão ao lado de um clube como o Belenenses. Não é no seu currículo que não constará a descida. É, muito mais importante, no do Belenenses, que é infinitamente mais glorioso.

"Vamos jogar fora, o que dificulta, mas se fosse no Restelo também seria complicado. Não nos atemoriza termos como adversário o Benfica, e vamos tentar seguir em frente para darmos uma grande alegria aos nossos adeptos."
In Record – 21/02/04

"Agora estamos na luta pela sobrevivência."
In Record – 14/03/04

"Não vamos entrar como se tivéssemos perdido. E, como não temos capacidade para combater no campo inteiro, vamos jogar em contra-ataque para podermos vencer e chegar à final da Taça."
In Record – 17/03/04

"Pressão existe em todos os aspectos e faz parte da nossa vida. Se isso assusta, então têm de mudar de profissão. Nesta altura esperava ter mais pontos e não estar tão aflito."
In Record – 24/04/04

Sem comentários: