sexta-feira, março 13, 2009

Varanda Azul VI - Amigos, associados e simpatizantes do Clube de Futebol Os Belenenses:

Varanda Azul é um rúbrica da autoria de David Gonçalves:

Desta minha “Varanda Azul” que ainda é bem recente e isso repara-se no grafismo e a sua ausência na parte das categorias do blog, já tive a oportunidade de comentar alguns assuntos, uns com críticas e outros com elogios. Mas o que me importa neste momento (e também a única preocupação dos belenenses!) é o meu clube. Hoje, não quero criticar nem elogiar e muito menos questionar aqueles que trabalham para nós.

Ao longo de todo o jogo consegui passar por vários estados de espírito: confiança, esperança, preocupação, raiva, novamente esperança e por fim estava já sem reacção. Depois da derrota com a Naval e Guimarães, muitos dos sócios começaram (e infelizmente há razões para isso!) a questionar «qual o futuro da nossa equipa de futebol?» Confesso que, depois de escutar o apito do árbitro, fui abatido por uma enorme resignação que me deixou temporariamente sem palavras. Eu próprio não acreditava que tínhamos perdido! Foi demasiado doloroso ver os adeptos virarem as costas ao plantel e os jogadores resignados com a exibição. Mas agora não vale a pena continuarmo-nos a preocupar com a derrota no Restelo e na cidade do Berço. Acabou e assunto encerrado!

E agora? Agora camaradas, somos confrontados com um momento de crise no clube que cabe a nós combater! Esta é a hora de todos nós tomarmos consciência que um clube como o nosso e a dimensão que tem está em risco de descer de divisão. Isto é algo inquestionável e demasiado certo para alguns.

O Belenenses é um clube que já leva 90 anos de existência e tem um palmarés invejável a nível geral das suas modalidades. O Belenenses é uma das poucas equipas que se orgulha de já ter defrontado o Barcelona, o Valência, o Borussia Dortmund, o Bayer Leverkusen, o Mónaco, o Olympique Lyonnais, o Vasco da Gama, o Cruzeiro de Belo Horizonte, o Newcastle, o Dínamo de Zagreb e o Real Madrid. O Belenenses foi a primeira equipa portuguesa a estrear-se na Taça UEFA. O Belenenses é sem dúvida alguma um dos clubes portugueses com maior massa associativa espalhada por esse mundo. Continuaria com os infindáveis registos do nosso clube mas não quero estar a ocupar muito espaço no blog… Mais registos estarão no belíssimo livro que a grande e maravilhosa Ana Linheiro publicou! (Compra obrigatória dos sócios – eu próprio irei comprá-lo para a semana) Isto serviu para demonstrar a grandiosidade do gigante adormecido que é o Belenenses.

E o que fazer para acordar esse “Adamastor”? A solução é simples… A resolução passa pela união dos sócios. No actual momento, todos nós devemos remar para o mesmo lado de modo a conseguir enfrentar e superar este mau momento. Devemos esquecer as nossas divisões internas se queremos salvar o nosso clube. O apoio dos sócios é fundamental para os jogadores e só assim eles poderão sentir confiança em cada batalha daqui para a frente. Voltando um pouco atrás a própria Ana Linheiro é um exemplo a ser seguido por todos nós, um exemplo de dedicação ao clube! (envio-lhe um beijinho se alguma vez ler estas palavras soltas...)

Eu não estou disposto, para o ano, a ir para o Restelo pela manhã assistir a jogos contra o Leiria, Boavista, Estoril Praia… Não! Nem vamos colocar essa hipótese pois ela não deve ser concretizada! A única solução é ficar na Liga Sagres para voltarmos aos lugares de topo e à UEFA. O Belenenses não é menos que os outros, muito pelo contrário! É um grande clube reconhecido nos quatro cantos do mundo. Vamos defender o que é nosso e levá-lo mais alto. A permanência é uma meta possível de alcançar!

Todos nós somos culpados pelo actual momento. Uns por que votaram em Fernando Sequeira (eu sou culpado!), outros porque não comparecem na AG, outros que não vão ao estádio, etc.

Os assobios dos sócios são perfeitamente compreensíveis mas, cabe a nós no próximo jogo no Restelo (contra o Amadora!) bater palmas aos jogadores que certamente darão tudo em campo! Acredito que a mudança irá ocorrer no Restelo! Quero acreditar no Silas, no Zé Pedro, Baiano, Ávalos, Zarabi, Rodrigo Arroz, Carciano, Tininho, Diakité, Gabriel Gomez, André Almeida, Mano, Vínicius, Wender, Saulo, Marcelo e Porta, Costinha, Cândido Costa e Pelé! Acredito no meu Belenenses e cabe a nós sócios acreditar no nosso plantel! Se não o fizermos quem o fará?

Que o Restelo, volte a ter na próxima jornada em casa, uma lotação com 4000 ou mais adeptos!

Para quem quiser estou no Twitter com a conta @DavidGoncalves.

Um abraço a todos os que representaram as cores e o emblema do nosso clube nesta semana.

Belém, Belém, Belém!

Sem comentários: