domingo, março 08, 2009

Quarto de Hora à Belém - XXVIII





A minha rubrica desta semana tem a ver com a actual situação do Belenenses. Encontramo-nos em zona de descida, jogamos mau futebol e continuamos com problemas.

De facto, a situação não é a melhor e a derrota em casa com a Naval agravou tudo. Sinceramente, pensei como muitos que houvesse uma mudança de mentalidade nesta equipa, sobretudo com a vinda de Jaime Pacheco, e o certo é que continuamos na mesma. Os problemas continuam na defesa (mesmo com reforços) e a equipa está desmotivada. A época desde o início que já estava condenada a algo pior. E, este algo pior é de facto, a qualidade de alguns jogadores. Inquéritos ao plantel não basta, é preciso mais. É preciso competência na escolha, é preciso ter um bom departamento de formação e acima de tudo ter pessoas inteligentes à frente do clube.
Nos últimos jogos (Leixões e Naval) podemos observar a fraca qualidade da nossa defesa. Pressionada pelo adversário tem muitas dificuldades em fazer circular a bola e na maior parte do tempo é a defesa que prejudica o nosso jogo. Não há segurança defensiva, o que em muitas ocasiões, faz recuar Silas e Zé Pedro no terreno, perdendo o Belenenses "gás" na frente.

Também e agora mais em termos tácticos, penso que a coexistência de Gomez e Diakité, não é benéfca para o Belenenses. Jogar com 2 trincos puros e a precisarmos de ganhar jogos, penso que não é positivo. Até porque o nosso futebol torna-se muito lento e as transições que deveriam ser rápidas, tornam-se pouco objectivas e ineficazes. O nosso jogo tem que aproveitar muito mais o contra ataque, personificando na velocidade de Saulo e no drible de Vinicius o nosso jogo ofensivo e a nossa principal arma.

Resumindo, há que melhorar muito e penso que deveríamos estar a pensar já na próxima época. Os erros deste campeonato não se devem repetir e esta época deve servir de exemplo. Há muito jogo pela frente, e ainda acredito que podemos conquistar alguns pontos nestas jornadas futuras. É o Belenenses que está em jogo, portanto vamos apoiá-lo, mesmo não confiando em alguns jogadores. O Belenenses neste momento precisa de nós!

Também recentemente li num jornal que já se perfilam vários candidatos às eleições do Belenenses. Acho que uma eleição com um único candidato só poderá levar a um caminho, a falta de ideias e soluções. Basta constatar os últimos anos.

Acima de tudo não quero eleições em que se escolhe de entre uma só lista, não quero eleições em que um órgão meramente consultivo apresenta um “salvador da pátria” para concorrer às eleições, não quero eleições sem debate, ou seja quero várias opções, vários centros de debate. Pelo menos eu, não quero uma só única ideia, quero e desejo várias candidaturas, 2 ou 3, em que o clube seja discutido com ponderação, com educação e civilização.

Portanto a minha opinião é esta, deve haver vários candidatos para se reflectir o clube. Há algum tempo não via ninguém com perfil para presidente do Belenenses, aquando da demissão de Fernando Sequeira. Mas felizmente neste momento vejo algumas pessoas. Não quero apoiar esta ou aquela, até porque ainda não sabemos as directrizes de cada uma candidatura, nem sabemos quantas vai haver.

Estive na Assembleia onde se escolheu esta Comissão de Gestão. E aí foi dito pelos elementos dessa mesma Comissão que não se iriam candidatar à presidência e que estavam nesta Comissão apenas pelo espírito de missão. Vai ser curioso se algum cumprirá a palavra.

Quero salientar que não estou do lado de nenhum, o meu lado é o Belenenses. E quem souber levar o clube aos sócios, quem tiver um projecto coerente e de modernização (não um projecto de viver o dia a dia) e tiver várias ideias, será o meu eleito e será o de todos nós.

Nesta altura o melhor para o Belém é arranjar soluções. Soluções para o projecto desportivo, soluções para o nosso marketing (há muito escondido), soluções para a sustentabilidade do clube, soluções para a nossa gestão económico-financeira, enfim soluções que só podem ser feitas através de uma direcção competente e com um projecto para o clube, um rumo por assim dizer.

Espero que avance a ala mais conservadora, a ala mais jovem, ou a ala do centro, enfim todas as opiniões, pois todas são bem-vindas e constituem um motivo de reflexão. Mais do que nunca, não podemos estar “agarrados” a uma única ideia, a uma única solução, é preciso conciliar todas as opiniões e respeitar todas as “teses” feitas em prol do clube. O momento é de escolha do próximo presidente, mas também é o da aceitação de várias ideias para o clube, pois só assim podemos escolher um bom presidente e uma boa direcção, que com ele trabalhe no sentido de dar voz às ideias dos sócios.

Esperamos melhores dias e sobretudo melhores resultados!

Saudações Azuis!

Nuno Valentim

Sem comentários: