sexta-feira, setembro 21, 2007

UEFA – Belém de cabeça erguida!


Uma derrota é sempre uma derrota, mas há atenuantes. Quando se joga com a mais forte equipa em prova na UEFA, com um orçamento quase 100 vezes superior ao nosso, num estádio com mais de 65 mil pessoas a puxarem pela equipa adversária e quando muita gente vaticinava uma “sova” de golos, perder por 1-0 não pode ser considerado um mau resultado, ainda mais atendendo à prestação da equipa durante todos os 90 minutos.

Jorge Jesus alcançou o objectivo pretendido para a primeira parte da eliminatória – trazer a passagem à fase de grupos para ser decidida em Lisboa.

O nosso matreiro treinador trocou as voltas a Bayern de Munique ao dispor o seu onze tacticamente de uma forma distinta do que sempre fez desde que comanda a turma do Restelo. A aposta num 5-3-2 (em que não me lembro de ver o Belenenses jogar desde dos tempos de João Alves como treinador) deu solidez no miolo, e nas laterais permitiria aos defesas laterais, Cândido Costa e Rodrigo Alvim subirem quando a equipa atacava. As substituições ao longo do jogo perpetuaram este modelo de jogo trocando-se peças ou por já estarem amareladas (Cândido Costa), ou por cansaço/sub-rendimento (Silas por Fernando e Evandro Paulista por João Paulo Oliveira).

Com uma defesa bastante segura e com poucas falhas durante todo o encontro, a equipa portuguesa teve a bola no pé e até duas ou três oportunidades, fruto sobretudo de um Ruben Amorim que está a jogar cada vez melhor e a José Pedro, que teve ontem a sua melhor exibição da época, apesar de estar a jogar numa posição mais recuada do que a sua habitual.

Se atendermos somente ao jogo acho também que esta crónica se poderia chamar “Faltam os últimos 20 metros”, já que é no capítulo da finalização em que o Belenenses mais têm pecado. Pode ser que os ares da Madeira voltem a propiciar uns “golinhos” como na época passada!

Quanto ao Bayern o que dizer ?!?!? … é um colosso e tem jogadores de outro mundo que com um ou dois toques a menos que os nossos põem a bola literalmente onde querem. Ribéry obrigou Cândido Costa a ter que ser substituído ao intervalo para não ser expulso; Zé Roberto mexeu em todo o meio-campo; e Luca Toni é um ponta de lança a sério, dos que tanta falta fazem no futebol português, e na selecção!

Notas Finais:

- O Belenenses fez uma boa figura, traz a discussão da eliminatória para Lisboa fazendo com que muita gente que nunca do Belenenses tinha ouvido falar nos passasse a conhecer.

- Financeiramente parece que a aventura na UEFA trará aos cofres do Restelo um valor entre 500 mil e 1 milhão de €, sobretudo com as transmissões televisivas em Portugal e na Alemanha. Ou seja, sensivelmente cerca de 20% do nosso orçamento anual. Nada de desprezível!!!


- “Nota interna” para o meu agradecimento aos mais de 100 votantes no inquérito nestas crónicas do “Treinador de Bancada” lançado na véspera no jogo em Munique, e os Parabéns aos 27% que acertaram no 5-3-2 inicial de Jesus …

- Nota Negativa para o conjunto das prestações das equipas portuguesas nesta jornada europeia. O FC Porto, Sporting e Paços de Ferreira podiam ter feito fazer valer o factor casa, apesar de jogarem com adversários mais fortes. A nossa derrota, da União de Leiria e do Benfica eram esperadas. Já o Braga parece que teve muito azar mas o que é facto é que era a única das sete equipas nacionais que jogava com um adversário mais fraco – espero que dê a volta à eliminatória e se qualifique para a fase de grupos da Taça UEFA. No cômputo geral Portugal só conseguiu um ponto, arriscando-nos a que caiamos para 9.º ou 10.º no ranking da UEFA, o que equivale a dizer 1 Equipa directamente na Liga dos Campeões, outra na Pré Eliminatória e só duas na UEFA – o 3.º classificado e o representante da Taça de Portugal. Ou seja, cenário assustador para todo o futebol português!!!

Saudações Azuis e vamos tentar surpreender a Europa a 4 de Outubro num Restelo cheio!!!

Sem comentários: