domingo, junho 24, 2007

"Crescer com a cruz de Cristo no peito"

"Crescer com a cruz de Cristo no peito"
: por Rui Miguel Lopes - 24.06.2007

Jovens e irreverentes – assim se podem caracterizar os jogadores provenientes da formação do Belenenses. Uns são figuras de proa do clube, como é o caso de Rúben Amorim ou de Rolando (que foram, inclusive, convocados para o Europeu de Sub-21), outros querem seguir-lhes as pisadas e já estão no seu encalço – Mano e Gonçalo Brandão são exemplos. Outros, ainda, estão na esperança de saltar aos olhos de Jesus… mas a tarefa não tem sido fácil.

Tem sido um processo cíclico de há uns anos a esta parte. Curiosamente, Gonçalo Brandão foi um dos talentos que prematuramente chegaram ao convívio dos grandes do Restelo. Rúben Amorim e Rolando seguiram-lhe os passos, mas estes pegaram de estaca. No caso do médio, a formação efectuada toda ao serviço do Belenenses é motivo de orgulho para as gentes belenenses, já Rolando – contratado ao Campomaiorense – é um exemplo da prospecção que o clube tem efectuado ao longo dos anos. Tal como Rolando, também Mano traduz essa capacidade de recrutamento de atletas em clubes de menor dimensão, dando-lhes depois capacidade para actuarem ao mais alto nível. Marco Pinto, Sandro Moreira e Carlos Alves são valores emergentes e outros já estão na calha… Tiago Figueiredo e Carlos Amaral, como os restantes, são internacionais pelas selecções jovens de Portugal.


RÚBEN AMORIM: Influente nas transições e regular a nível exibicional

Rúben Amorim é uma das “peças nucleares” da equipa do Belenenses, como o seu técnico Jorge Jesus já teve oportunidade de afirmar. Exímio em termos tácticos, o camisola 5 dos azuis revela mestria na forma como se integra nas transições defesa/ataque e ataque/defesa da sua equipa. Sempre que actua mais solto, na posição oito, Rúben Amorim denota facilidade em alvejar a baliza contrária. Ainda não revelou consistência em termos de obtenção de golos, mas essa pecha está identificada.


GONÇALO BRANDÃO: Dividido entre o centro e a esquerda da defesa

Não é fácil um jogador jovem afirmar-se num clube em que, nas suas posições preferenciais, actuam Nivaldo e Rodrigo Alvim, no entanto Gonçalo Brandão já mostrou que pode ser uma opção válida para colmatar a ausência de qualquer um dos seus colegas de sector.

Destemido na forma como habitualmente aborda os lances, Gonçalo Brandão estreou-se na I Liga com 16 anos, pela mão de Manuel José – e logo frente ao Sporting. Revelou determinação e vontade de evoluir, mas a aposta inicial dos técnicos belenenses foi, aos poucos, perdendo algum… gás. Nessa temporada, atingiu a dezena de jogos, na seguinte baixou a marca, facto que o levou a mudar de ares. Emprestado aos ingleses do Charlton, Gonçalo Brandão teve dificuldades em impor-se em terras britânicas. Actuou nas reservas e voltou a Portugal com alguma experiência adquirida num futebol diferente e mais consentâneo com as suas características. Tal como Mano, também marcou presença em Toulon, representando a Selecção Nacional, porém a lesão contraída no segundo desafio da prova, frente ao Gana, não lhe possibilitou dar nas vistas. Ficou, mesmo assim, a certeza de que qualidade existe…


ROLANDO: Nas sobras de Nivaldo evidenciou qualidades...

Com Nivaldo, formou uma dupla de defesas-centrais segura e eficaz. Rolando teve, na última temporada, uma das melhores épocas da sua carreira. Cresceu e mostrou maior regularidade a nível exibicional. Mais seguro sempre que abordou os duelos individuais, tem evidenciado progressos em termos posicionais, actuando preferencialmente como central… para as dobras. Aí, sempre que foi necessário efectuar a cobertura ao parceiro do sector, mostrou ser um defensor rápido e determinado.


MANO: Polivalência é arma para vingar de azul

Começou a despontar para o futebol no outro lado do Tejo, em Almada, e rapidamente despertou o interesse do Belenenses, onde actualmente se apresta para seguir as pisadas de Rúben Amorim e Rolando. Luís Miguel Lopes Mendes, mais conhecido, no meio futebolístico, como Mano é um médio de características defensivas, facto que lhe tem valido uma especial apetência para desempenhar tarefas e posições mais recuadas no terreno.

Humilde e pacato na forma como actua dentro das quatro linhas, Mano tem na agressividade e no bom posicionamento armas que o tornam numa das promessas do futebol belenense. Internacional português em diversos escalões, o jovem de 20 anos tem, ao serviço da equipa das quinas, actuado sucessivamente como lateral-direito, posição na qual não tem comprometido. Estará presente no Mundial de Sub-20 que se realiza em Julho, no Canadá, tendo igualmente marcado presença no último torneio de Toulon, onde se exibiu em bom plano e experimentou, pela primeira vez, a posição de defesa-esquerdo. Na temporada que se avizinha, vai permanecer na equipa orientada por Jorge Jesus.


MARCO PINTO: Na senda do imperador

Chegou ao Belenenses proveniente do Sporting e com o intuito de singrar no futebol. Determinado na forma como actua entre os postes, Marco Pinto teve, em Marco Aurélio, um professor. Tem alternado os treinos entre os juniores e a equipa principal, mas é no escalão dos mais novos que, aos fins-de-semana, mostra atributos. Com 19 anos, é internacional Sub-19 e poderá defender as redes lusas no Europeu da Áustria.


CARLOS ALVES: Esperança à esquerda

Entre os jovens jogadores que, aos poucos, vão surgindo da formação belenense, Carlos Alves é talvez aquele em quem são colocadas mais esperanças. Actua como defesa-esquerdo e já é titular da Selecção Nacional de Sub-19. Faz parte da lista de 26 convocados, tal como Marco Pinto e Tiago Figueiredo, para o estágio de preparação tendo em vista a participação no Europeu da categoria, a disputar na Áustria, em Julho próximo. Deverá fazer parte da equipa principal em 2007/08.


SANDRO MOREIRA: Rodar para crescer

Acumulou algumas internacionalizações ao serviço das Selecções de Sub-18 e 19, mas a passagem para o escalão sénior não tem corrido da melhor maneira. Sandro Moreira, enquanto médio que actua preferencialmente na posição oito, não encontrou espaço na equipa de Jesus para evoluir na temporada passada, por isso foi, em Janeiro, último cedido ao Odivelas, da II Divisão, onde pouco jogou. Esta época, deverá ser novamente emprestado.


Sem comentários: