domingo, julho 09, 2006

Obrigado por crerem

L.Rodrigues

Exactamente escrito desta forma, porque a nossa selecção quis muito superar-se, mas acima de tudo tinha uma crença inesgotável que era possível. Veja-se o jogo contra a Alemanha, perdendo 3-0, e prosseguindo sempre com toda a força até ao último segundo.

Deram uma lição ao nosso país. Mostraram que mais importante que o individual, é o coletivo. Que é possível, quando acreditamos muito, lutar por isso e saír orgulhoso e respeitado, mesmo que não o consigamos atingir.

Olhamos para o Mundial 2002, com uma selecção incomparavelmente melhor, e só podemos admirar o trabalho de um homem que na minha opinião é absolutamente mal-educado, mas um profissional de grande qualidade e que quero ver muitos e muitos anos à frente da selecção. Porque ele é pago para ganhar, não para ser bem educado.

Agora, é olhar para 2008, e para a difícil renovação que há a fazer. Para já, fica um muito obrigado ao Figo e, pessoalmente, um agradecimento muito especial ao Pauleta, que tão injustamente tem sido tratado. Parece que ter marcado mais golos que Eusébio deixou muita gente preocupada, e o Pauleta nunca jogou em Portugal, não tem qualquer lobby por estes lados que o defenda.

Pauleta e Eusébio não são comparáveis. Mas Pauleta é um extraordinário goleador que tem levado bem longe o nome de Portugal e a quem a selecção nacional tem de agradecer muitas das vitórias nos últimos 5/6 anos. Reduzi-lo a alguém que só marca a adversários fracos, é do mais básico que pode haver. É um matador, para quem é difícil jogar numa equipa de pontapé para a frente como foi a nossa neste mundial. Porque não podemos tapar o sol com a peneira: jogámos muito bem este mundial, mas na retranca. Com a nossa defesa, jogar aberto era suicídio. E com a Alemanha tivemos a prova.

Que o Belenenses, nesta nova época, siga o exemplo da selecção: querer e crer, juntos, podem-nos fazer superar. Vamos a isso?

Sem comentários: