sábado, maio 05, 2007

Jorge Costa é mentiroso

L Rodrigues

A mentira:
"Certas pessoas do Belenenses, num banco atrás de uma das balizas, passaram o tempo a agredir verbalmente e por gestos os nossos jogadores. Cá fora, já com alguns jogadores do Sp. Braga preparados para entrarem no autocarro, esse tipo de atitudes provocatórias chegou ao inadmissível. É uma questão de formação, porque mais importante que saber perder, é saber ganhar."
Jorge Costa, treinador do Sp.Braga, in A Bola, 05/05/07

A verdade:
Este episódio triste a que Jorge Costa alude aconteceu mesmo à minha frente, tendo eu sido apanhado no meio destas tristes cenas. Na altura, apesar do ridículo da situação, a passagem à final da Taça era demasiado importante para dar destaque à azia bracarense. Mas como passado quase um mês parece que o Braga continua lavado em lágrimas por ter perdido, e o seu treinador vem dizer mentiras, vai ficar aqui no Blog do Belenenses o relato do que se passou.

Durante o prolongamento, no momento do penalty, um elemento da nossa equipa técnica (que não vou revelar porque não é relevante para o caso) que está atrás da baliza do Braga grita "Penalty!", ao que o jogador do Sp. Braga Carlos Fernandes responde com um insulto. Na resposta, Carlos Fernandes leva um insulto do membro da nossa equipa técnica. Esta situação seria perfeitamente normal no futebol, não se desse o facto do insulto dirigido pelo nosso profissional ao jogador do Braga colocar em causa a seriedade da mulher deste... e esta situação ser um facto muito comentado no mundo do futebol... As coisas acabaram por gerar algum "sururu" no final da partida, mas as equipas desceram aos balneários e tudo parecia estar calmo.

Os jogadores e equipa técnica Bracarense iam saindo em direcção ao autocarro e no parque de estacionamento apenas se dava pela alegria dos profissionais e dirigentes do Belenenses. Tudo calmo. Até que saíu o tal membro da equipa técnica azul, que ficou à conversa comigo durante alguns segundos. De seguida, foi ao carro deixar o seu saco, e é nessa altura que Carlos Fernandes atravessa todo o parque de estacionamento a insultá-lo. Ficaram cerca de 30 segundos frente a frente, com Carlos Fernandes fora dele, até que vieram mais 2 jogadores do Braga (Luís Filipe e outro) e rodearam o nosso profissional. Nesta altura, um dirigente azul, que já antes se aproximara a pedir a Carlos Fernandes para se acalmar, junta-se ao grupo e tenta sanar a confusão.

Até que de repente surgem 2 "gorilas" (porque será que uma equipa viaja com 2 seguranças de discoteca dentro do autocarro?) vindos do autocarro do Braga, que pegam no profissional do Belenenses em peso e o levam para um canto do parque de estacionamento. O dirigente do Belém e eu fomos os primeiros a tentar opor-nos, sendo logo seguidos por toda a gente que ali se encontrava. O plantel do Braga saíu todo do autocarro e juntou-se à confusão. Entretanto, também já a polícia andava pelo meio a separar as pessoas.

No final não houve agressões, apenas uns empurrões, e acabou por imperar o bom senso. Mas ficou clara a azia bracarense e o seu mau-perder. E, por mais que tentem, o jogo de amanhã pode ser muito importante para o Braga, mas para o Belém é a feijões.

Sem comentários: