quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Jogo frente ao lider

L.Vieira

O próximo jogo do Belenenses é, como toda a gente sabe, frente ao actual líder da prova, o FC Porto. Clube esse que vem de um empate caseiro frente ao Sporting de Braga e que perdeu assim uma oportunidade para se distanciar dos outros candidatos ao titulo. O Belenenses por sua vez obteve um empate em Guimarães, que para alguns é um bom resultado, face ao plantel considerado acima da média que essa equipa tem, mas para outros nem tanto, uma vez que é o actual 17º classificado com apenas 17 pontos conquistados.

Assim, temos a equipa do Belenenses, mais ou menos moralizada, que vem de três jogos sem perder, embora dois tenham sido empates, e o Porto, que embora seja líder com 5 pontos de avanço sobre o 2º lugar, tem vários problemas internos com que se preocupar.

Prevejo assim, um jogo muito disputado por parte da equipa visitante, uma vez que tem que ganhar, principalmente para "acalmar" esses problemas internos. Em relação ao Belenenses, esse é justamente o nosso ponto fraco: o querer disputar o jogo. A falta de vontade demonstrada por alguns jogadores do Belenenses é por vezes desesperante.

O filme do jogo deverá ser mais ou menos isto. O Belenenses arranca em força e vai pressionar os primeiros 15/20 minutos do jogo. Depois podem acontecer várias coisas:
- o Belenenses marca e começa a defender o resultado, desperdiçando oportunidades para marcar o segundo golo, e vemos os jogadores do Belem a aconselharem calma aos colegas;
- se estiver 0-0, entra o factor “El Mano” em acção, e já devemos ter 1/3 da equipa amarelada, e se um dos nossos jogadores com cartão tiver o azar de tropeçar num jogador do Porto, é automaticamente expulso;
- o Porto marca, mesmo contra a corrente do jogo, e metade da equipa do Belém começa a jogar a sério(!) mas a outra metade, que já deve estar a pensar na 24 de Julho ou nas Docas, começa a olhar para o cronómetro…

Mas enfim, espero estar errado, e espero que a gente ganhe, mesmo por 1-0, com um golo do Romeu.

Como curiosidade, o percurso do Porto fora de casa este ano foi o seguinte: vitórias frente ao Naval, Nacional, Paços, Gil, Leiria e Guimarães; empates frente ao Braga, Marítimo e Rio Ave; e derrota na Amadora(!!!!).

Sem comentários: