sexta-feira, janeiro 08, 2010

Uma mentira muitas vezes repetida...

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
De artigo no Record de quarta-feira, retira-se a seguinte passagem: "Que o digam Pelé, massacrado pelo belenense Vicente Lucas no Inglaterra'66, ou Maradona, que ainda hoje não pode ouvir falar no italiano Claudio Gentile, desde o tareão que levou no Espanha'82."

É curioso que seja esta a imagem que a imprensa portuguesa sempre quis passar ao longo das últimas décadas, de que foi Vicente quem lesionou Pelé em 1966, quando toda a gente bem sabe e é visível nas imagens do lance que quem lhe dá uma "cacetada" de meia noite é o Morais, do Sporting. Mas não convém recordar, e mancha-se assim o nome do grande Vicente.

Grande Vicente que, diga-se, é considerado pelo próprio Pelé o melhor defesa contra quem jogou e que o impressionava pela capacidade de antecipação. Estas declarações são públicas, e esta mentira é tantas e tantas vezes desmascarada ao longo dos anos, mas volta sempre, de tempos a tempos...

Quem o escreveu pode-o ter feito por pura ignorância ou por encomenda. Mas mandam os pergaminhos do nosso clube que defendamos a honra dos nossos símbolos. E, embora o Belenenses não o trate como tal (em parte, é verdade, porque Vicente é um homem humilde que não gosta de homenagens), deveria o clube ter uma palavra sobre esta mentira. Para que se reponha a verdade.

Aos que têm dúvidas, deixo aqui o vídeo e o conselho para verem o momento da lesão, aos 38 segundos. Vicente era o 4 da selecção portuguesa e, embora não se consiga ver o número do jogador que faz falta sobre Pelé, vê-se bem que não é Vicente, com o número 4, que aparece na imagem apenas a acompanhar o lance.

Sem comentários: