quarta-feira, julho 20, 2005

Redução de clubes

Luis Vieira

A reestruturação dos quadros competitivos nacionais é um facto. Começa já este ano e prevê-se a sua conclusão na época de 2008/09.

A alteração ao nivel da Superliga traduz-se na redução para 16 clubes, ou seja, no fim desta época descem 4 clubes e sobem apenas 2. A Liga de Honra passa tambem para 16 clubes, descendo 6 emblemas e subindo apenas 2.

A 2º Divisão B tambem vai sofrer alterações. Passa a designar-se apenas por 2ª Divisão e vai ser constituida por 56 equipas + equipas "B", agrupadas em 4 séries (A, B, C e D) de 14 equipas + B's. Vão descer no fim da época 16 equipas e sobem 12. A FPF tambem vai modificar a terceira divisão que passa dos actuais 118 clubes para 106 - descem 35 equipas e sobem 19.

Mas, no que diz respeito ao Belenenses, que vantagens traz esta redução de clubes na 1ª divisão?

continua...
Na minha opinião, nenhuma! Até pelo contrário. Em vez de 34 jornadas vão apenas existir 30, ou seja, menos 1 mês de jogos e com tudo o que isto implica. Nomeadamente, ao nivel das receitas. Menos transmissões na TV, menos receitas de bilheteiras, menos publicidade, etc.

A unica forma de resolver este problema é a criação de mais uma competição: A TAÇA DA LIGA. Esta taça, disputada pelas 32 equipas das duas principais divisões, deveria ser disputadas aos fim-de-semana, tal como os jogos do campeonato, uma vez que é a unica forma de garantir a rentabilidade deste projecto. Prova disso mesmo é a TAÇA DE PORTUGAL, disputada a meio da semana com assistências muito pobres e praticamente sem transmissões televisivas.

No entanto, a redução dos clubes nos campeonatos implica menos 4 jogos para cada clube, enquanto que esta Taça da Liga apenas garante 1 jogo para 32 clubes, 2 para 16, e assim sucessivamente até ao máximo de 5 jogos para 2 clubes. Ou seja, em teoria apenas os clubes mais fortes seriam compensados com esta competição extra e mais uma vez os clubes mais pequenos seriam prejudicados.

Tambem se deve aproveitar este momento para rentabilizar a competição TAÇA DE PORTUGAL. De facto, é uma vergonha que esta competição que é suposto ser a "festa do futebol" tenha assistências tão pobres e receitas tão pequenas.

Sem comentários: