segunda-feira, dezembro 21, 2009

Um mau resultado pode ser uma boa notícia

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Recordo a temporada 2005/06, penosa para nós Belenenses, sempre a fugir da linha de água, jornada após jornada, para acabarmos por nos afundar aos 80 minutos da última jornada e assim sentenciar a descida de divisão (que por milagre não se confirmou).

Por isso consigo ver, acima dos aspectos negativos desta derrota em Leiria, um lado positivo nesta derrota e na descida ao inferno dos lugares de descida: um alerta!

É hora de acordar! Ainda é tempo! Se depois de 4 meses penosos ainda ninguém tinha dado pelo problema, ei-lo! Estamos para descer e, a continuar desta forma que roça o patético, vamos descer! Temos plantel para o meio da tabela, mas jogamos com a calma e tranquilidade de quem joga para ser campeão e vai com 10 pontos de avanço. Não, as coisas não saem, nem podem saír, naturalmente a quem está nesta situação. É preciso raça, humildade e entrega. Não basta "defender certinho" e "jogar o nosso futebol" lá à frente. É preciso correr mais que o adversário, é preciso sofrer mais que o adversário, é preciso dar mais "porrada" que o adversário.

Se estás na guerra, tens de ir à guerra se não queres morrer! Como trocar de plantel não resolve nada (o que temos chega e sobra), há duas coisas a fazer:
- mudar de treinador
- ver a SAD colocar pressão na equipa


Peço desculpa, mas a história do custo da mudança de treinador comigo não colhe. Primeiro, porque os custos de uma descida são infinitamente superiores aos de trocar de treinador. Em segundo lugar, porque a solução na minha opinião pode ser barata e interna. Bem sei que Rui Jorge se "abriu o olho" e não aceitou no início da temporada, não ia aceitar agora. Mas temos na nossa estrutura um Homem de antes quebrar que torcer que era capaz de pegar neste grupo e conseguir dar a volta à situação: Romeu.

Quanto a ver a SAD a colocar pressão na equipa, ainda estou à espera desde o início da temporada. Quem diz SAD, diz Direcção. Diz alguém com responsabilidade no clube. A única pessoa que fala para o exterior, o Presidente, diz invariavalmente que a situação é muito pior do que esperava em todos os quadrantes, mas quando chega ao futebol parece que estamos maravilhosamente bem.

Será João Carlos Pereira Forever? É hora de mudar!

Sem comentários: