terça-feira, fevereiro 23, 2010

Vire-se a página!

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
O Belenenses, enquanto equipa da Liga Sagres, acabou ontem. Só um milagre inacreditável nos podería garantir a manutenção, portanto ontem foi canto do cisne, era a última hipótese de ainda irmos atrás do comboio, apesar de levarmos um atraso enorme. Agora, estamos pura e simplesmente na estação e o TGV já arrancou.

Esta temporada não é uma temporada má, terrível ou catastrófica do nosso clube. É o culminar de anos e anos de má gestão desportiva que convergem para a pior temporada da história do nosso clube.

O problema não está no treinador ou nos jogadores. Eles são apenas o reflexo de quem os vai buscar sem um fio condutor, sem uma linha de identidade própria, sem uma táctica para o curto prazo ou uma estratégia que nos permita perspectivar o futuro.

Ontem, o Belenenses desceu à Liga Vitalis. Mas é preciso na adversidade vermos a oportunidade ao invés de chorarmos sobre o leite derramado. É preciso vermos nesta descida a oportunidade, se calhar a última, de reorganizar de vez o clube, de sabermos quem fomos, definirmos quem somos e saber quem queremos ser no futuro. É triste chegar a este ponto em que já nem os (poucos) sócios se manifestam, em que tudo está amorfo, todos parecemos encarar o futebol do nosso clube como um velório e não como uma celebração de amor ao nosso clube.

Haja a coragem de mudar. Haja a coragem de ousar. Haja a coragem de assumir o risco! Que alguém tenha tudo isto a acrescer a paixão pelo Belenenses. Seja quem lá está agora, ou que venham novas caras. Mas alguém apareça com vontade de, de facto, mudar o nosso clube. Alguém que devolva o clube ao tecido social, que chame os sócios de volta, que encontre novos adeptos, novas fontes de financiamento e, acima de tudo, alguém que saiba o que é um clube de futebol e quais os vectores que fazem um bom dirigente do futebol: saber de futebol ; saber das dinâmicas de grupo associadas a um balneário ; ter uma boa rede de contactos no mundo do futebol.

PS 1 - Não confundir a triste figura do futebol com o mérito que as modalidades amadoras (discuta-se os seus orçamentos, mas dê-se o mérito de se baterem com meios escassos que, eventualmente, são ainda assim incomportáveis para o clube) têm. Felizmente o Belenenses é muito mais que futebol. Infelizmente, 95% da nossa imagem é o futebol.

PS 2 - No final do jogo encontrei-me com 2 velhos amigos da Académica. Junto ao portão de saída dos jogadores. Estavam eles estupefactos com o facto de só ali estarem meia dúzia de pessoas, estranhando não haver umas centenas de pessoas a dar um "aperto" a dirigentes, jogadores e equipa técnica. Tive, a custo, de lhes explicar que para os adeptos, o Belém é já um caso perdido. Já nem ninguém se dá a esse trabalho.

38 comentários:

Anónimo disse...

Já cá faltava a alfinetada e a ironia do sr.Luciano às modalidades amadoras. Não deixa escapar uma para ver se acabam com as modalidades e para ver se canalizam as verbas todas para o futebol. E se é para sustentar uma cambada de chulos, que não dignificam a camisola do clube então mais vale é acabar com o futebol e dedicar-se às modalidades que menos divulgação têm mas em que os seus elementos trabalham em prol do sucesso do clube. Pense nisso sr.Luciano.

Luciano Rodrigues disse...

Eu às vezes fico na dúvida se sou eu que não sei escrever coisas com sentido ou se há problemas graves de leitura pela blogosfera. Então eu digo que felizmente que temos as modalidades e que essas, com meios escassos, fazem milagres, e sou acusado de querer acabar com elas?

Vou tentar explicar devagarinho e em maiúsculas para se ler bem: QUEM ME DERA QUE O FUTEBOL FOSSE GERIDO COM 50% DA COMPETÊNCIA COM QUE SÃO GERIDAS AS MODALIDADES. Compreendido?

Anónimo disse...

Realmente o senhor deve pensar que me quer fazer de tolo e a muitos dos visitantes deste blog!
É que não me esqueço de algumas coisas que já foram ditas sobre as modalidades neste blog e nem vale a pena recordá-las!
Se o sr.Luciano quisesse realçar o mérito das modalidades amadoras não vinha meter veneno com a história dos orçamentos e com os meios serem eventualmente incomportáveis para o clube! Por acaso quer falar mais concretamente sobre o quê??? É que eu como muitos belenenses estávamos interessados! Já para não falar que numa notícia do futebol vêm à baila as modalidades que tão pouco destaque têm neste blog.
Por exemplo, o sr.Luciano como adepto belenense que é já pensou em divulgar os núcleos de apoio de adeptos às modalidades amadoras, especialmente futsal e andebol??? Por exemplo divulga a excursão ao pavilhão da Luz no próximo sábado num jogo importante para o futsal???
Pois claro que não. Estamos a falar de um aparente adepto do Belenenses e das modalidades amadoras. Que piada!

Luciano Rodrigues disse...

Caro Anónimo:

Em primeiro lugar, pelos vistos não me conhece. Eu não tenho problema nenhum em admitir que para mim o Belenenses é acima de tudo futebol. Mas também nunca ninguém me ouviu a querer fechar modalidades porque são caras ou porque não gosto delas. E toda a gente que me conhece sabe bem o apreço que tenho por quem faz o trabalho que faz nas modalidades.

Se fiz a ressalva dos orçamentos, foi exactamente porque os mesmos são muito contestados por vários sectores do clube (nos quais não me incluo).

Que fique claro:
- acho que as modalidades gastam muito? Não tenho opinião devidamente formada.
- acho que o futebol gasta muito? SIM. GASTA ALARVEMENTE PARA QUEM DESCE DE DIVISÃO.

Quem quiser, que perceba. Mas sinceramente estou farto desta conversa da treta de coitadinhas das modalidades que meia dúzia de extemistas utilizam e que só tiram a vontade de dar mérito às modalidades.

Acabo apenas com esta passagem: "Felizmente o Belenenses é muito mais que futebol" - quem quiser fingir que não sabe ler, então fique a falar sozinho.

Luciano Rodrigues disse...

E apenas porque insinua algumas outras coisas, cá ficam mais umas respostas:
- neste blog, a minha actividade é apenas opiniativa, há já vários anos que não trato de divulgação.
- a linha editorial deste blog assenta na opinião e informação, e não na divulgação
- por acaso, está previsto saír amanhã de manhã o cartaz da deslocação à Luz (perdeu uma boa oportunidade para estar calado) pela importância do jogo
- quanto ao núcleo do Andebol, tenho praticamente a certeza que foi aqui divulgado. o do Futsal não sei, sinceramente.
- há pouco tempo lançámos o repto, pedindo ajuda aos nossos leitores para nos ajudarem no blog, nomeadamente no que ao acompanhamento das modalidades diz respeito. Sabe quantas respostas tivemos? ZERO. Portanto...

Anónimo disse...

quem postou isto só pode ser debil mental. Estao 30 pontos em jogo ainda. Ir para a 2a fazia bem ao clube pois exigia uma restruturação mto necessário no nosso clube mas... ainda nao descemos. nao nos ponham a beber agua antes de ser inevitavel. enfim... belenenses destes..

Luciano Rodrigues disse...

Em 60 fizémos 11. Nestes 30 que faltam vamos fazer 15 ou 16 é? É por causa dessa mentalidade tacanha, de não querer ver a realidade, que estamos como estamos hoje. "Ah, hoje estamos mal, mas amanhã podemos ganhar, e tudo ser muito melhor." E depois, invariavelmente, nunca ganhamos amanhã.

Não somos o clube que os rapazes da praia formaram. Não somos o clube de Artur José Pereira, de Pepe, de Mariano Amaro, de Di Pace, Matateu, Vicente ou Yaúca. Nem o clube de Mladenov somos. A questão é: quem é que nós somos hoje, em 2010? Alguém sabe? Ou todos nós apenas sabemos quem fomos?

Anónimo disse...

A realidade é que é possivel, só quem tem a tal mentalidade tacanha é que nao vê que duas vitórias nos metem na corrida. Sim.. o senhor deve perceber mto do clube de pepe, di pace, matateu, etc etc... o que eu acho é que esses senhores nesta situação não diriam que já estavam na 2a e que lutariam até ao fim. tal como os senhores actuais iram fazer. lutar ate ao fim. eu sei o q é o belenenses. o proprio belenenses é que nao sabe quem é ele proprio. quem seremos? epah... vá á bruxa e ela diz-lhe. vive-se no presente, nao no passado nem no futuro. cumprimentos azuis (daqueles que nao baixam os braços antes de tempo)

Luciano Rodrigues disse...

Recordo-lhe apenas que duas vitórias são o dobro das vitórias que conquistámos nos últimos 20 jogos. E faltam 10. Cumprimentos azuis, daqueles braços que ao invés de estarem caídos, preferem estar erguidos para segurar a queda).

Deixo apenas calendário e classificação dos adversários:
21ª - Nacional (F) - 8º
22ª - Sporting (C) - 4º
23ª - Olhanense (F) - 13º
24ª - Porto (C) - 3º
25ª - P.Ferreira (F) - 9º
26ª - Marítimo (F) - 7º
27ª - Rio Ave (C) - 10º
28ª - Vit. Guimarães (F) - 6º
29ª - U. Leiria (C) - 5º
30ª - Vit. Setúbal (F) - 14º

Ou seja, faltam 6 jogos fora e 4 em casa. Se ganhássemos apenas os 4 em casa descíamos de divisão, e são contra 3º, 4º, 5º e 10º. Precisamos de 15 a 16 pontos para poder lutar pela permanenência. Vamos "buscá-los" fora, a casa de 6ª, 7º, 8º 9º e 10º?

Não é baixar os braços. Em tudo na vida, temos de saber qual o momento certo para não ir a jogo. Ir a jogo só significa uma coisa: perder tempo para preparar a próxima temporada.

Anónimo disse...

Dizer que precisamos de 15 pontos é uma mentira. Simplesmente não é verdade. Nao sei quantos precisamos mas contas dessas só no final da época para as fazer. Quanto ao calendario... sim vamos buscar pontos fora. Sim vamos ganhar jogos em casa. Sim eu vou continuar a acreditar que ainda nao descemos. Caso desçamos... lá estarei a pagar a minha cota e a ir a todos os jogos que possa e com grande orgulho por ser Belenenses.

ultracfb disse...

anónimo, baixar os braços é o quê? eu sou dos que vai a todas, portanto a mim não me podem acusar de falta de apoio. tou farto desta merda de jogadores, treinadores, dirigentes. e para os que no fim do jogo bateram palmas à equipa vão mas é para a puta que vos pariu. se isto fosse um clube a sério os jogadores não saiam do restelo inteiros.

Anónimo disse...

O meu nome é Franco portanto o anónimo aqui é por nao ter conta. Eu este ano não tenho ido muito por impossibilidade profissional mas no ano passado não falhei um. Os sócios poderiam fazer mais pressão aos jogadores mas duvido que isso se traduzisse numa melhoria de resultados. Neste momento apenas podemos deixar que o treinador e jogadores façam o seu trabalho. Bem ou mal.. é o que temos.

vasco disse...

Em casa onde não há pão, toda a gente ralha e ninguém tem razão...

União, convergir nas igualdades (que as há) e amenizar as diferenças, para todos juntos podermos fazer do nosso clube um clube como todos gostassemos k ele fosse.

Como diz o Jaime Pacheco na entrevista a TSF: "só um «golpe de Estado» interno pode reorganizar o Belenenses".

E esse "golpe de estado" tem de ser feito pelos socios, pelas bases, por todos nos.

Eu nao compreendo como nos deixamos que a duzia de pessoas que ha mais de 20 anos controlam o Belenenses continuem la. Mas eu sozinho n farei diferença nenhuma, agr muitos unidos fazem toda a diferença.

FORÇA BELÉM!!!

Anónimo disse...

Agora que já não há pressão pode ser que os jogadores se encontrem e as vitórias tambem.
Tambem penso que a Direcção se deve demitir e permitir que o clube se reorganize para o próximo ano quer seja na liga sagres o vitalis

azulintegralesempre disse...

Completamente de acordo caro Luciano. É chegada a hora de se assumir em definitivo a grave crise que atravessamos e "meter mãos à obra" na reconstrução do Clube de Futebol "os BELENENSES", seja na Vitalis Seja na Sagres...
Ou se toma em definitivo este objectivo ou caminharemos a passos largos para uma situação impensável - O fim do NOSSO CLUBE e por uma razão simples:
Somos um Clube Nacional e só assim subsistiremos. Não somos da cidade de Lisboa e nem temos Bairro que nos adopte...
Os defensores das Amadoras que não tenham qualquer ilusão pois serão arrastadas inexorávelmente para o mesmo fim...
Apenas tenho uma PEQUENA DÚVIDA: Ao fim de tantos anos de "tiros nos pés" por parte de todos os que têm passado por sussecivas direcções, haverá no Universo BELENENSES alguém com a CORAGEM, SABER E DISPONIBILIDADE, para tomar e´sobre os ombros esta tarefa inorme?...

Anónimo disse...

Não há volta a dar, devias ter vergonha, José Pedro, se desses o litro nos jogos, secalhar já pensavas assim.

FORÇA BELEM

Luis disse...

Ontem estive no Restelo e como a maioria dos sócios fiquei completamente triste com a forma da nossa equipa.
Não vou pedir nada de mais apenas organização interna no clube e um pedido especial à direcção tenham em conta os poucos sócios que querem colaborar com o clube, darem ideias novas.
Necessitamos de mais receitas isso é possivel é necessário ter um departamento de Markting activo, um departamento de sócios e antigos sócios para captar receita, não é necessário pagar salários elevados. De forma voluntária todos os sócios podiam colaborar com o clube, mas este não está aberto para os receber!!
Se por algum motivo necessitarem de me contactar estou disponivel no e-mail lmgp10@hotmail.com

Força Belém estarei sempre contigo!!!

Anónimo disse...

Acabem com o CFBelenenses sobretudo com o futebol porque é caro e não dão uma para a caixa. Fiquem com as modalidades porque essas ainda nos dão algum alento e prestigio

Anónimo disse...

dava-me jeito o Lima...

SCP

Anónimo disse...

Sou o David Marques.
Quero dizer ao Sr. Luciano que cada vez mais fico a pensar no que o Sr. quer dizer com o que diz,não vou agora falar de coisas passadas mas pergunto ,é preciso o clube descer para que as coisas aconteçam? O Belém já desceu?
Para quem já esteve em cargos de responsabilidade no nosso clube fica lhe mal.
Em relação ás Amadoras por favor não dê alfinetadas.
Quando diz que o Belém é um caso perdido só se for para si e para a furia azul que só lá vai com grandes bandeiras e enche aquele espaço quando jogamos com o Porto Benfica ou Sporting,nos outros jogos só lá estão 4 ou 5 elementos que nem barulho fazem.
Sim eu quero ser estupido e pensar que até ao fim tudo é possivel e não deitar já a toalha ao chão como muitos o estão a fazer.

Apelo aos Jovens sócios do clube que se unam com ideias novas e convoquem assinaturas para uma reunião com a direcção actual com o propósito de ainda podermos discutir o estado em que está o clube e dar uma volta a tudo isto enquanto ainda á tempo, eu vou lá estar também ,mas pf façam alguma coisa agora.
Cumprimentos a todos os Grandes Belenenses que há por aqui.
Viva o Belém!

Miguel Matos disse...

O bom senso obriga a concordar com a sua exposição, será muito improvável inverter a tendência de resultados negativos e melhorar a classificação actual. Em relação às amadoras, se são viáveis financeiramente, devem ter o maior apoio possível, pelos excelentes resultados obtidos.
Sobre o futuro próximo, porque não convoca um encontro de reflexão de todos os bloguistas, para promover um movimento de mudança, novas ideias e quem sabe vida nova para o Belém?
Muito tem de mudar, é certo, mas são precisos rostos e ideias novas, com espírito vencedor e dedicação sem limites ao clube.

TONY GUERREIRO disse...

o futebol DO CLUBE é uma vergonha mas uma vergonha sao todos voces que VOTARAM NESTA DIRECÇÃO. AGORA ASSUMAM O VOSSO ERRO.
JAIME PACHECO DISSE TUDO E MUITO BEM. HA MUITAS TACHADAS DENTRO DO CLUBE.

Anónimo disse...

NINGUEM SE ORGANIZA PARA IR AOS TREINOS APERTAR AQUELES MERDOSOS.

Anónimo disse...

De facto, com um treinador que em 6 jogos faz apenas 1 ponto não temos hipótese alguma. E nesses 6 jogos, 4 foram em casa! Perdemos três (Leixões, Braga e Académica) e empatámos 1 (Setúbal) quando se exigia ganhar pelo menos três, o que nos daria agora uma pontuação na casa dos 20 pontos.

Pior não podia haver! E este treinador nem dá a titularidade ao melhor avançado. É de loucos!

Rui Jorge acode-nos!!!

agp

Cândido Casal disse...

Em casa vamos ganhar ao Rio-Ave e ao Leiria ? Dos outros nem falo !
Pago para ver ou aceito apostas.
Esta cambada de tarolos nem aos veteranos eram capazes de ganhar !
querem apostar ?
E dos juniores levavam 3 ou quatro.
Enfim, falemos sério:
Estamos na VITALIS para o ano se conseguirmos inscrever jogadores.
E deixem-se de merdas : Esta equipa não merecia mais que isto.
Acham que o JP não tem razão ?
Carradas

Anónimo disse...

Volto a insistir no mesmo e pelos vistos não sou eu só a achar que o sr.Luciano deu uma alfinetada na gestão das modalidades.
Até aceito a opinião que tem sobre a divulgação (ou falta dela) das modalidades amadoras no blog. Agora só por curiosidade não sei de que cartaz fala, mas se for aquele que já se vê nas instalações do clube digo-lhe que anda muito distraído!!! Se é na divulgação neste blog pelos vistos a sua previsão falhou.
Depois acho piada que na sua opinião tenha deixado a eventualidade de que os meios que as modalidades usam são capazes de serem incomportáveis para o clube. Será que é mesmo assim??? Por acaso essas modalidades não cumprem com as contas e orçamentos que lhes são destinados??? Então não há nada de incomportável, é aquilo de que o clube dispõe. Curiosamente depois na resposta que me endereçou diz que não tem opinião devidamente formada. Volto a dizer que você é uma piada! Se calhar pensava que ninguém lhe iria tirar a máscara! Já agora desafio-o a dizer quem são esses sectores de que tanto fala.
Quanto às opiniões dos "coitadinhos" não é devido a eles que se deve atribuir ou não mérito às modalidades. O mérito é de quem trabalha em prol do sucesso das modalidades, não dos eventuais "coitadinhos" de que tanto fala em que muitos desses "coitadinhos" talvez tenham razões para serem mais extremistas porque só nas modalidades amadoras é que se vê elementos a dar o litro pelo clube ao contrário do futebol!
Sr.Luciano mais uma vez lhe digo para pensar nisto. E fale apenas do que sabe e respeite também os "coitadinhos" já agora.

Adepto do Belenenses (de futebol...e também das modalidades amadoras, as que actualmente são motivo de orgulho)

Anónimo disse...

Só há um adjectivo para classificar alguns jogadores e direcção e outros orgãos do clube:

B A N D A L H O S!!!!!!

Anónimo disse...

"e para a furia azul que só lá vai com grandes bandeiras e enche aquele espaço quando jogamos com o Porto Benfica ou Sporting,nos outros jogos só lá estão 4 ou 5 elementos que nem barulho fazem"

e tu fazes algum barulho ò boneco?

Anónimo disse...

Atacar a Fúria Azul num momento destes é mesmo muito baixo... Eu, João Gouveia, estou presente no Restelo em todos os jogos, junto com a F+uria Azul, e acho lamentável que existam adeptos do meu clube que critiquem a dedicação dos que lá vão. São poucos sim... tal e qual como a imagem dos restantes, ou seria normal estar aquele sector cheio e o resto do estádio vazio? Se calhar a pessoa que critica (anónimo, pois claro) vai ver o jogo para o cantinho do estádio, não bate palmas, não grita, não nada... e tem a lata de vir mandar bocas aos poucos que continuam a resistir aos males do clube.

Anónimo disse...

A limpesa deve ser feita mas começando por Jose pedro, Nelson, Candido Costa, Departamento de futebol (todos), departamento médico que já há muitos anos que deviam ser corridos incluido massagistas e enfermeiros, e aqueles funcionários da treta que se passeiam nos carrinhos macas todos os dias, e todos aqueles que parecem ser donos do clube e que apenas se passeiam a ganhar o deles

Anónimo disse...

Ah pois!
Limpeza Geral !
Sócios incluidos - toca a mudar tudo !
eh eh eh eh

Velho do Restelo disse...

O que acho inacreditável é que só agora cheguem à conclusão de que a culpa não é do treinador. Tarde demais, deviam ter concluido isso quando muitos dos comentadores deste blogue desancaram em João Carlos Pereira. E agora com Toni? Seis jogos, um ponto, cinco derrotas e equipa reforçada. Ainda acreditam que o problema do clube era mesmo o João Carlos Pereira. Sempre disse e agora reforço. Os adeptos só tem o clube que merecem. O que fizeram, o que disseram, o que escreveram sobre o anterior treinador é revelador do estado de acefalia a que chegou este clube. Triste para um adepto como eu, com mais de cinquenta anos de sócio e ter de aturar a incompetência de muitos dirigentes e a estupidez da maioria dos adeptos. A esses, espero que façam bom proveito, ver o Belenenses na segunda divisão.

Anónimo disse...

O problema é de alguns jogadores da equipa, tipo zé pedro e outros, mas sobretudo de quem devia mandar e não manda.
A INCOMPETENCIA REINA NO BELÉM HÃ MUITOS ANOS!!!!!

FORA COM ESSA CORJA

vasco disse...

Acho que todos nós, sócios que queiram, tenham disponibilidade e estejam interessados em debater e reflectir o Belenenses, devemo-nos juntar para fazer alguma coisa pelo nosso clube, nem que seja dar ideias novas.

http://forumbelenenses.blogs.sapo.pt/

FORÇA BELÉM!!!

Anónimo disse...

"Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão".

Este ditado é perfeitamente adequado ao estado actual do Belém.

O Luciano tem toda a razão no que disse e se lerem com atenção, ele não deu nenhuma alfinetada nas amadoras.

Sinceramente já chateia essa merda de conversa.

As amadoras não são nenhumas coitadinhas, pelo contrário. Actualmente são quem dão bom nome ao clube.

André

Tobias disse...

O Jaime Pacheco diz que vos tira da Vitalis em apenas 3 anos é aproveitar!

Anónimo disse...

A nossa imagem é o futebol , foi o clube do Matateu , Vicente , Quaresma , Freitas , Godinho , Pietra , e tantos outros que eu aprendi a amar. De uma vez por todas o nosso Belém precisa de uma revolução , de outra forma vai morrer , sem a alma que é o futebol.Deixem-se de "panos quentes" , alguém que tenha coragem de partir a loiça e esta Direcção se tiver vergonha , o que duvido , que se demita de imediato.

Anónimo disse...

olhe luciano,

eu sou campeão e quando solto um ele parece um trovão e é bastante fedido que é preciso usar desinfetante...