segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Cândido Costa: "As verdades têm que ser ditas"

Cândido Costa é 2º capitão do Belenenses e, após quatro anos a defender a nossa camisola, é neste momento uma das referências no nosso plantel. Fomos ter com ele e procurar explicações e soluções para o nosso problema:

- Como é que explica a actual situação do Belenenses?
Em primeiro lugar, parece-me importante realçar que estamos nesta situação por nossa culpa. Fomos nós que vacilámos, os jogadores do Belenenses, nos quais obviamente me incluo, têm que ser mais conscientes do clube onde estão. Jogar no Belém não é o mesmo que jogar no A, B ou C! A situação é difícil, não estamos a conseguir traduzir nos jogos o que fazemos de bom durante a semana. O ambiente que temos na cabine é bom, mas isso são coisas completamente distintas: darmos-nos bem ou sermos solidários dentro de campo! Tem-me custado imenso, é demasiado penoso ver o Belém nesta situação. Mas temos que saber dar a cara, não nos podemos esconder, temos de saber ser homens. É legítimo o adepto criticar e quem não tiver estofo para receber as críticas tem que escolher outra profissão. Enfrentar a realidade, neste momento, é o melhor caminho, pois veremos melhor os nossos defeitos, mas tambem as nossas qualidades.

- Analisando os 4 anos que leva de Belenenses, como interpreta esta situação que se arrasta desde a temporada passada?
... É muito simples, na minha opinião. As verdades têm que ser ditas, houve jogadores de qualidade duvidosa a chegar ao clube, demasiadas convulsões no seio do clube, jogadores importantes como o Zé Pedro, o Silas, ou eu, em baixa de forma... Honestamente, acho que temos que correr o dobro. É verdade que falar é facil, mas temos que assumir isso, pois os anos de clube, o carinho que recebemos, e o suporte que nos tem sido dado pelos adeptos assim nos obriga! Mas a culpa não pode morrer solteira, os estrangeiros têm que perceber a dimensão do Belenenses mal chegam, não podem vir para relançar a carreira. Acabaram de chegar a um grande, e se não acreditarem, então que lhes seja mostrada a final da taça, recente, onde o Jamor estava tanto azul como verde! Os jovens têm que perceber que esta oportunidade é de ouro e que provavelmente esta é a fase mais bonita das suas carreiras! A culpa não pode ser sempre do treinador, das Direcções... a verdade é que temos que ganhar jogos e não o estamos a fazer!

- Os plantéis desta temporada e da anterior são assim tão fracos que justifiquem esta medíocre produtividade?
Não somos tão fracos como dizem... mas tambem não somos tão bons como provavelmnete pensamos ser. Humildade e simplicidade foram e serão sempre duas qualidades inerentes aos campeões! Podemos jogar mal, mas temos que dar uma imagem diferente, temos que treinar no máximo, temos que estar dispostos a magoar-nos... perdoem-me a expressão, mas temos que ter mais fome! A maioria dos jogadores só dará valor ao clube onde estão daqui a uns anos!

- Fala-se ciclicamente de problemas com os vencimentos, uma situação, infelizmente, comum no futebol português. Acha que esse é um problema que pode estar a complicar a moral do grupo?
Neste momento o Belenenses não nos deve nada. Nós é que devemos. É hora de correr, lutar, mostrar outra imagem... quem tiver medo de assobios e agressões verbais que fique em casa!

- É um facto que os adeptos do Belenenses andam desiludidos e, porque não dizê-lo, até mesmo revoltados com a situação. Como é que o plantel lida com esse facto?As personalidades dos jogadores são diferentes, penso que neste momento, devido à juventude na equipa, alguns estejam acanhados... mas lá está, para isso temos o Zé, eu, o Nelson, o Beto...não é por ai!

- Acredita na manutenção? O que é que é preciso mudar para conseguir começar a trepar na tabela?
Acredito com todas as forças... é dificil... é! Mas dar de graça nunca... Como segundo Capitão não vou deixar ninguém entregar-se... Temos a obrigação clara de respeitar a dimensão deste clube tão lindo e especial! Ninguém pode fugir às suas responsabilidades num momento como este, ninguém esta acima da instituição, quem não der tudo, quem tiver medo, então que fique em casa!

5 comentários:

Unknown disse...

Os meus cumprimentos ao Candido Costa. Já o tinha como um bom desportista. Agora também lhe reconheço capacidades para como responsavel ser capaz de motivar os seu companheiros de plantel e leva-los a modificar as suas atitudes em campo.
Força Candido !!! Vamos a isso ?
J. Castro

Unknown disse...

ó Cândido quem fala assim não é gago!os meus parabéns e vamos lá a transmitir essa força a toda aquela juventude que faz parte da equipa de todos nós, e se tivermos que cair que seja com honra como Homens, Boa Sorte!!!

Anónimo disse...

Caro Cãndido, eu que já nasci Belenenses e ao pé de si sou uma velha,tenho dificuldade em transmitir a mim própria essa força e convicção! Claro que tenho esperança, claro que o meu Belenenses é o melhor, claro que admiro todos e cada um de vocês, jogadores, herois do meu Belenenses,mas ... olhe este ano já nem consigo seguir os jogos até ao fim!
Bem haja, amigo! Viva o Belenenses!
E. Santos

Anónimo disse...

Caro Cãndido, eu que já nasci Belenenses e ao pé de si sou uma velha,tenho dificuldade em transmitir a mim própria essa força e convicção! Claro que tenho esperança, claro que o meu Belenenses é o melhor, claro que admiro todos e cada um de vocês, jogadores, herois do meu Belenenses,mas ... olhe este ano já nem consigo seguir os jogos até ao fim!
Bem haja, amigo! Viva o Belenenses!
E. Santos

Anónimo disse...

Os meus cumprimentos a todos os jogadores, sócios, adeptos e simpatizantes do Belenenses.
Eu nasci Belenenses,e como gosto tanto deste clube, sinto muita tristeza em vê-lo na situação em que o veja, seja a nível desportivo como a nível financeiro.
É muito difícil a manutenção, mas tenho esperança que os jogadores ultrapassem este mau momento. No final do campeonato, estes vão ser os grandes heróis.
Boa sorte para todos! Viva o BELENENSES!!!!! S.P.