segunda-feira, abril 05, 2010

O futuro

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Com o empate em Paços, o Belém disse praticamente adeus às hipóteses, até mesmo matemáticas, de se manter na Liga Sagres. Não sabemos se está já a ser feito, esperemos que sim e que o silêncio seja, apenas e só, sinal de que se está a trabalhar bem, mas é hora de definir a próxima temporada.

Um clube como o Belenenses na Liga Sagres só pode ter um objectivo: lutar pelos lugares da primeira metade da tabela. Na Liga Vitalis, o objectivo tem de ser a subida. E a Vitalis não é a Liga Sagres, é um verdadeiro inferno onde a cada jogo há que dar 200%, pois ninguém à partida está livre de descer... nem de subir!

Para tal, é preciso começar a construír o plantel cedo, para não termos de ficar sujeitos a escolhas de refugo ou com "a cabeça no cepo". Assim, na minha opinião, deveriam transitar do plantel actual:
Guarda-Redes: Bruno Vale ; Assis ; Adolfo
Laterais Esquerdos: Tiago Gomes ; André Pires
Defesas Centrais: Rodrigo Arroz ; Marcos António ; Fábio Marques
Trincos: Pelé
Médios: José Pedro ; Cândido Costa ; André Almeida
Extremos: Fredy ; Barge ; Fajardo
Avançados: Yontcha ; Dani ; Romário

Em relação às saídas, Nélson poderia muito bem ser integrado na estrutura, é um homem do futebol, um vencedor, e parece que vai acabar a carreira. Mustafá e Devic não justificaram em campo aposta futura. Mano dificilmente estará interessado em jogar na Vitalis. Gavilán, tendo contrato, é negociável. Lima tem meio mundo atrás dele, o ideal seria "inventar" os tais 250 mil euros para comprar o passe e negociar de imediato.

Com estas permanências, ficávamos com a baliza "fechada", bem como o lado esquerdo da defesa. Faltava depois dar alguns retoques e notas de experiência e qualidade nalguns sectores. A manutenção de 18 jogadores permitia ainda conseguir alguma estabilidade, pois nada é pior para um clube que trocar um plantel inteiro por outro.

Assim, seria de interesse contratar 2 laterais direitos, um defesa central, um trinco, um médio, um extremo e um avançado. Tomo a liberdade de deixar aqui algumas sugestões, de jogadores que tenho acompanhado e acho que poderiam acrescentar qualquer coisa à nossa equipa:
Lateral Direito - Laranjeiro (Leixões) ; Mangualde (Doxa, Chipre) ; Rui Duarte (Brasov, Roménia) ; André Nogueira (Atlético)
Defesa Central - Romaric (Freamunde) ; Elvis (Feirense) ; Banjai (Oliveirense)
Trinco - Siaka Bamba (Chaves) ; Djikiné (Vit. Setúbal)
Médio - João Vilela (Fátima)
Extremo - Cesinha (Gil Vicente) ; Pedro Pereira (Aves)
Avançado - Cícero (Oliveirense) ; Sami (Fátima) ; Michel (Penafiel) ; Adilson (Feirense)

Há ainda a acrescentar que Azeez Balogun deverá, ex-junior gravemente lesionado no início da temporada, deverá para o próximo ano mostrar todos os predicados que lhe são apontados no nosso meio campo. A estes nomes, é fundamental juntar a contratação de 1 ou 2 reforços inquestionáveis os quais, se por um lado obrigam a um esforço orçamental, por outro podem ser a "pedra de toque" que diferencia a subida à Sagres da manutenção na Vitalis. Lembram-se de 98/99, e do pré e pós Brandão/Perdigão?

Estes são nomes do mercado nacional que poderão acrescentar qualquer coisa à nossa equipa. Mas outros há, quer cá dentro, quer lá fora, capazes de nos reforçar. Assim haja capacidade para os descobrir antes da concorrência, e não nos deixarmos nas mãos dos empresários.

16 comentários:

Anónimo disse...

O tipo está com a crise...

Anónimo disse...

Este fulano só pode mesmo estar a brincar. Dedique-se talvez à pesca. Porque de futebol já vi que tem interesse em defender os amigos.

Ferdinando Soarez disse...

Não seria essa uma equipa para subir de divisão... O Mustafa, por muito mau que possa parecer a que só viu os jogos via tv, ao vivo é bastante útil (como se pode ouvir neste relato contra o passos). Nem falo de mais porque senão só acabava amanhã. Quanto aos seus "reforços" concordo com alguns, discordo em absoluto de outros. Vai ser precisa cabeça e não cada um a puxar para seu lado... Aguenta Belém!

vasco disse...

Concordo com alguns dos nomes principalmente centrais.

E quanto ao treinador? deveria permanecer António Conceição? Eu sou da opinião que não. Deve-se começar um ciclo novo mesmo.

FORÇA BELÉM!!!

RUI ALMEIDA 1189 disse...

Eu compreendo a nossa aflição e desespero do que esta a acontecer no nosso clube é defacto historico mas pela NEGATIVA.
Mas não é com o teinador que há-de vir nem com os jogadores que tb hão-de vir que resolvemos o problema...,e que vejo falar aqui, esse filme é igual ao da pré época deste ano e no mercado de inverno.
O que esta em causa agora é como resolver, o clube tem que ser todo reorganizado, o clube vive o dia a dia. o problema primeiro a resolver é estrutural, doa a quem doer tem que levar uma volta de alto a baixo.
A nossa Direcção esta praticamente à um ano em vigencia e ja mostraram toda a sua fraqueza quer desportivamente( estou a referir-me a SAD ) como sera para a nova época? E financeiramente tb nada sabemos porque nada nos dizem e ai é que temos que ter força, e PORQUÊ?
A tal Asseembleia que iam marcar depois daquela reunião que tiveram, era para dia 6 agora para dia 20 SERÁ?
Temos que estar atentos deixem-se agora de jogadores que podem vir ou treinadores, quem esta na SAD é que põe e dispõe.E eu pergunto esta SAD que temos tem capacidade para se cair-mos na Divisão de Honra , formar equipe para subir-mos?
Porque não dão a cara aos sócios? Sei que esta a recolher assinaturas dos sócios para uma Assembleia Geral Extraordinaria e segundo me disseram ja teem as assinaturas que os estatutos mandam, por isso o nosso consócio Telmo que fez um excelente trabalho só tem que entregar na secretaria,
Senão chegamos ao defeso e nem uma Assembleia nem outra e o clube é que sofre com isto tudo.
Sabemos que caimos..., mas agora temos que todos sem excepções sem politicas internas..., sem divisões.., sem quintais e quintinhas, dar-mos as mãos e pôr o nosso clube onde deve estar, organizado e restruturado voltar a ser o que nos habituou um dos principais clubes de Portugal.
Não podemos baixar os braços, vamos acordar.
O BELENENSES SERÁ O QUE NÓS QUISER-MOS E NÃO OS QUE SE APROVEITAM DELE.
força associados,
o clube nunca morrerá

Anónimo disse...

O Fajardo nunca poderá ficar pois é emprestado e muito caro para nós.

Anónimo disse...

malta o que nós precisamos de imediato é de vento favorável para por as contas em dia,só assim temos um futuro equilibrado,o lado financeiro é muito importante antes que haja de acontecer o quer que seja a esta equipa.Ta bem que é hora de prepararmos a nova epoca mas enquanto nao estivermos estabilizados é só tiros nos pés,digamos que o clube é como a torre pizza,nos resta rezar para nao haver nenhum terramoto.

Mourinho disse...

Andas a jogar demasiado Football Manager

vasco disse...

Eu concordo com o que o Rui Almeida 1189 disse, mas e então os sócios mobilizarem-se?
Mas e então os sócios se interessarem-se pela vida política do clube?
mas e então os sócios se unirem?
E participarem de forma activa para e com o clube?

Mas alguém competente abdicará da sua vida para dar algo mais pelo clube? ou serão só os desempregados e reformados?

Porque se os sócios não se interessarem, não se mobilizarem, não debaterem, não discutirem, não trocarem ideias, então é que isto nunca mais vai sair da cepa torta.

E ta mais que provado de há 20 anos pra ca, que não é com os que la estao que isto vai mudar porque o nosso clube mais do que ter parado no tempo ha 20 anos tem vindo a cair.

Portanto não é com reformados com muito tempo livre que lá vamos, é com gente jovem que sinta o clube e que sejam bons profissionais, e para isso tem de haver profissionalização para que possa haver exigencia, avaliação, mas também empenho 100%, dedicação 100%, e qualidade.

Mas os sócios, e adaptando John F. Kennedy, têm de parar de perguntar o que o Belenenses pode fazer por eles, mas sim o que todos nós podemos fazer pelo Belenenses.

FORÇA BELÉM!!!

Anónimo disse...

Temos lá jovens com classe
O Miguel Barreiros que ganhava 900 contos por mês e que agora passou para 500 contos para passar o tempo no facebook a controlar os jogadores e as amigas !

Ai que caralho !

Miguel Alves disse...

Tiago Gomes NUNCA!! Um dos jogadores mais destruidores do plantel, quer muita festa à noite acompanhado de um produto branco em pó que não é para fazer bolos.
É dos piores homens que temos no nosso balneário

Anónimo disse...

Falando de jovens para a nossa estrutura, apostem em quem já deu provas de amor incondicional ao clube, o Nuno Lopes, o Luís Silva, o "Lagarto", o Alcides.
Curiosamente todos eles são da Fúria Azul e são das pessoas que mais contribuíram e contribuem para o apoio e engrandecimento ao nosso clube.

O Provedor disse...

DR. Luciano,

Quem é você por favor explique-me, peço-lhe encarecidamente, porque realmente não percebo estas suas opiniões dantescas. Deixe-me advinahr carissimo o treinador que fomos buscar ao Uzebesquistão transita também? Faça o favro a si mesmo, e todos nós desapareça de uma vez por todas, ou entaõa como se diz na minha terra:

- Epá Menino pede para cagar e sair, arrranca já daqui

RUI ALMEIDA 1189 disse...

Bem todos nós sabemos que se vai realizar uma Assembleia geral Ordinária, finalmente para apresentar aos sócios 5 pontos na ordem de trabalhos...,no dia 20 deste mês ( Terça-feira) pelas 20h30mts..., mas; estive a ler ponto por ponto e reparei com muita admiração no ponto numero três, e fiquei a pensar se os elementos da nossa Direcção ..., bem como o Presidente da Assembleia Geral teem na realidade conhecimento total dos novos estatutos aprovados e já em vigor em Outubro 2009.
É que esse ponto não pode ser apresentado numa Assembleia Geral Ordinária..., mas sim numa Assembleia Geral Extraordinária, estou estupefacto ( se tiver errado peço desculpa), mas acho que não.
Portanto o que pode acontecer é se anularem esse ponto e depois de terminar essa mesma Assembleia..., então sim. podem abrir uma outra como Assembleia Geral Extraordinária somente com esse ponto de ordem, ou marcarem nova Assembleia Geral mas Extrordinária somente para esse fim.
CONCLUZÂO:
Se assim não fôre e espero que não venha a acontecer..., essa Assembleia Geral Ordinária pode ser impugnada.
É só um alerta de um associado que conhece os estatutos mas não é jurista..., agora a ser verdade como é possível a Direcção e o Presidente da Assembleia Geral desconhecerem...,
Vamos ver dia 20 a conclusão do que acabei de descrever...,
Saudações Azuis

RUI ALMEIDA 1189 disse...

Não tenho duvida nenhuma que o Marco Paulo foi um jogador no nosso clube que deu tudo que tinha para dar GRANDE PROFISSIONAL..., mas meus senhores..., para ser Director Desportivo não tem apetência suficiente para o cargo..., pois é um homem muito calmo e sem conhecimento nenhum sobre a matéria ..., mas já percebi..., O presidente e Miguel Ferreira para calarem os sócios sendo assim o Marco Paulo junto com o Tuck ambos jogadores na mesma altura vão ser em vez de um ..., passa a dois paus mandados por esses dois senhores...,Claro ILUMINADOS e ENTENDIDOS não..., dá para perceber não dá?
Atenção mais uma vez ao ponto numero 3 da ordem de trabalho no dia 20..., não faltem esta em causa a nosso clube que tanto gostamos ...,depois digam que é tarde.
Saudações Azuis
Aproveito para deixar aqui o meu apreço pela grande época dos nossos CONQUISTADORES, que sei que tudo farão para que esta época sejamos campeões Nacionais,( a não ser as tais jogadas de bastidores que temos que estar atentos)
SAUDAÇÕES AZUIS

Anónimo disse...

Reguila do trofense é que era uma boa aquisição.