sexta-feira, fevereiro 29, 2008

VINTE ANOS DEPOIS




EPISÓDIO #07: VINTE ANOS DEPOIS

No dia 26 de Maio de 1946, escrevia-se uma das mais belas páginas da história do C.F. "Os Belenenses" com a conquista do título de Campeão Nacional de Futebol da época de 1945/46.

Photobucket

Vinte anos depois, o recentemente falecido Homero Serpa jornalista de "A Bola" e grande belenense, recordava o feito numa entrevista com Vasco Oliveira, uma das «Torres de Belém» juntamente com Capela e Feliciano, um dos campeões nacionais de 1946.

PhotobucketEm Maio de 1966, Homero Serpa escrevia:

«Lembro-me perfeitamente, do grande capítulo da história belenense, quando o famoso "Oitavo Exército" ganhou o jogo de Elvas. Era assim que se classificava o Belenenses nessa época de oiro em que a equipa venceu o Campeonato de Lisboa e o "Nacional", imagem sugerida pela arrancada dos vencedores da batalha do Norte de África então bem na memória do mundo.»

«Eu estava em Elvas. Perto de mim encontravam-se Mário Coelho e Elói que não jogaram, e ainda estou a ver as lágrimas nos olhos de ambos quando Rafael fez o segundo golo. Depois foi a apoteose, a saída do campo por entre alas de raparigas vestidas de azul e branco...»

«Tudo isso vi. E vi a chegada a Belém, vestida de grande gala, colchas às janelas, fremente de entusiasmo quase provinciano. Foi em 1946. Faz, agora, vinte anos.»

«Tudo isso vi...e também vi como começou a desenvolver-se toda aquela alegria. Faltavam treze minutos para o jogo terminar e ainda havia 1-0 para o Elvas. O Vasco, sempre inconformado, sempre temperamental, arrancou pela faixa lateral do campo...»

- Tinha fé nesse lance, tinha quase a certeza de que ia fazer o golo. Passei um jogador, outro e mais outro, nessa arrancada. Até que me "tocaram" e me obrigaram a perder a bola.

«Vasco Oliveira estava na minha frente. Está mais gordo, mas é a mesma criança grande, o mesmo rapaz simples cheio de franqueza a falar. O Vasco reviveu o resto do lance de Elvas:

- O José Pedro marcou o "livre" para o Quaresma e foi golo. Ainda sofremos mais uns minutos. Todos até ao fim, porque, mesmo quando ganhávamos por 2-1 não tínhamos a certeza de que o Campeonato estava na mão.

Já lá vão vinte anos , mas recordo-me perfeitamente de ter visto o Armando a roer as unhas e o Amaro com lágrimas aos cantos dos olhos. Nessa altura, ainda perdíamos e muita gente não tinha esperanças. A equipa chegou a tremer toda . E quanto mais queríamos jogar, pior saíam as jogadas. Perdemos um golo ao princípio, falhado pelo Andrade e, depois, poucas oportunidades tivemos de marcar. A não ser aquelas duas aproveitadas...felizmente...

Vasco ficou a sorrir.
- Eu, francamente, nunca desanimei devo confessar. Tinha força e,
quando a gente se sente bem, não desanima. O Feliciano, o Serafim, também tinham esperança, mesmo que todos os belenenses começassem a duvidar do êxito.

- O Vasco tinha poucos anos de clube...

- Tinha dois ou três. Fui para o Belenenses no ano de 1943, quando assentei tropa. Ainda me lembro que, depois de um jantar a que assistiu toda a equipa e para o qual fui convidado, o Simões me levou ao quartel no seu carro.

Nessa altura, ainda não havia grandes lucros no futebol.

- Ganhei muito pouco dinheiro. O ordenado era de mil e duzentos escudos e mal dava para as passagens diárias entre Cascais e Lisboa e para os almoços...

- E o prémio de vitória no Campeonato?

- Ganhei cinco contos. Mas hoje é que o futebol dá muita "massa". Em compensação, dá mais trabalho, pois um jogador profissional é obrigado a longos estágios e a muitas viagens. Não servia para isso, só me sinto bem em casa.

Muita gente se recorda de ter visto Vasco jogar à bola. Era uma "torre", uma das "Torres de Belém" que tanto êxito tiveram.

Photobucket

- Tinha força, é verdade...Tinha "temperamento" a jogar. Lá isso tinha. Era a minha forma de sentir o jogo, nunca gostei de jogar a brincar; para mim, tudo era a sério. Mas queria vencer todos, queria ganhar, ver o Belenenses na frente dos outros clubes. Era dos que sofria, pode crer. Talvez fosse essa minha forma de interpretar o futebol que tivesse dado a vitória ao Belenenses no Campeonato Nacional, porque mesmo naquela tarde de Elvas, quando as coisas corriam mal, era inconformado e arreliado arranquei por ali fora para fazer o golo.

Photobucket

BASKET: Belenenses 78 x CAB Madeira 83

Blog do Belenenses: Filomena MouraBlog do Belenenses: Mário Lobo

Belenenses BasketDisputou-se este fim-de-semana a 16ª jornada do campeonato de basquetebol, desta vez disputada em Cantanhede, tendo o nosso clube infelizmente e mais uma vez perdido, desta vez frente ao CAB Madeira.

Dos últimos jogos que assistimos esta foi a melhor prestação dos nossos jogadores, parecendo que as vitórias estarão para surgir em breve se continuarmos com esta atitude.

Durante praticamente todo o jogo estivemos na frente do marcador, mas a vantagem máxima que conseguimos atingir foi de 9 pontos. Estando a ser um jogo muito equilibrado, tudo indicava que iria ser decidido em pequenos pormenores, e assim aconteceu.

O CAB fruto da sua melhor classificação no período decisivo teve mais cabeça fria e conseguiu passar para a frente no marcador atingindo uma pequena diferença no marcador, graças essencialmente aos 4 triplos convertidos quase sucessivamente.

A 23 segundos do final do jogo, o nosso base Daniel Monteiro tentou com um triplo empatar o jogo, mas infelizmente falhou e no ataque seguinte o CAB com 2 lances livres atingiu o resultado final.

Mereceu o destaque este jogo o grande jogo que realizou o Daniel Monteiro, tendo sido considerado o MVP desta jornada, o que acontece pela 1ª vez esta época a um jogador português.

O nosso 5 inicial foi:
Daniel Monteiro – 25 pontos, 4 ressaltos e 5 assistências
Paulo Simão – 5 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências
Anderson Ferreira – 15 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências
Lance Soderberg – 14 pontos, 8 ressaltos e 1 assistência
Ike Nwankwo – 8 pontos e 10 ressaltos

Jogaram ainda:
Diogo Carreira – 6 pontos, 1 ressalto e 3 assistências
Aylton Medeiros – 2 pontos
Artur Cruz – 0 pontos
Nuno Monteiro – 3 pontos

Resultado do inquérito

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Terminou o prazo para a entrega de candidaturas e apenas foi entregue uma lista - a de Fernando Sequeira - e agora é altura de conhecer o resultado do inquérito que decorreu durante a pré-campanha e que perguntava aos nossos leitores qual o seu pré-candidato preferido dos nomes apresentados pela comunicação social.

No inicio da pré-campanha o Blog do Belenenses lançou um inquérito em que Gouveia da Veiga aparecia destacado em primeiro lugar nas preferências dos internautas. No entanto, devido a motivos profissionais, o candidato derrotado nas eleições de 2007, decidiu não avançar com a candidatura.

Desta vez, e tal como aconteceu no primeiro inquérito, o nome preferido dos bloguistas - Luís Pires - também decidiu não avançar. O único candidato que decidiu ir a votos foi Fernando Sequeira que aparecia em segundo lugar, com 31% dos votos, na preferência dos nossos leitores.

Photobucket

1. Fernando Sequeira - 116 votos
2. Luis Baptista - 84 votos
3. Luis Pires - 129 votos
4. Miguel Ferreira - 46 votos
Total = 375 votos

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Onde anda a oposição?

Blog do Belenenses: Luis Vieira

As notícias de hoje apontam Fernando Sequeira como o único candidato disposto a concorrer às eleições do Belenenses. A comunicação social também avança com alguns nomes ligados à sua lista, nomeadamente António Simões(?!) como director-desportivo e João Gonçalves e Manuel Miguel para a SAD do clube.

Completam a candidatura de Fernando Sequeira os seguintes nomes:
- Vieira de Freitas (vice-presidente do Belenenses entre 2000 a 2005).
- Armando Gertudres Martins (empresário do ramo imobiliário e turístico).
- António Bastos Martins (administrador do Banco de Investimento do Grupo CGD).
- Jorge Jesus Serra (ex-director do BBVA)
(info Belém Até Morrer)


Luís Pires, apontado pelos jornais como possível candidato, disse que só avança em 2009. Luís Baptista e Miguel Ferreira, os outros nomes apontados, não fizeram declarações.

José Anes, o presidente da Mesa de Assembleia Geral do Clube, ainda aceita candidaturas até à meia-noite de hoje mas parece que vamos ter apenas 1 candidato.

Queremos saber a sua opinião sobre a única lista apresentada.
Vote no inquérito seguinte.



Cabral Ferreira nos jornais deportivos

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Net Azul: Blog do Triatlo

O destaque Net Azul desta semana vai para o lançamento do blog oficial da secção de Triatlo.
http://triatlo-cfb.blogspot.com

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

O que é feito de... Filgueira?



O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-jogador Pincho, um avançado timorense que jogou no nosso Belenenses nos anos 70.

Pincho foi um avançado timorense que veio em 1973.

Seguiu-se o Benfica de Castelo Branco, Águeda, entre outros.

Era um jogador rápido, honesto, batalhador e possante que disputava cada lance como se fosse o ultimo. Tecnicamente razoável. Era avançado mas também jogava como médio ofensivo.

Vive actualmente em Sidney na Austrália e trabalha num bar.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Filgueira, um defesa que dignificou a nossa camisola durante várias épocas. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Cabral Ferreira nos jornais desportivos

Belenenses
Belenenses
Belenenses
Belenenses
Belenenses

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Faleceu Cabral Ferreira

Blog do Belenenses

O Blog do Belenenses apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos, neste dia de luto profundo para o nosso clube. Descanse em paz.

Morreu Cabral Ferreira

Notícia Record On-line:

Cabral Ferreira, ex-presidente da direcção e actual presidente do Conselho de Administração do Belenenses, faleceu por volta das 12 horas, vítima de doença prolongada.

Cabral Ferreira tinha sido internado a 19 de Fevereiro no Hospital dos Serviços de Assistência Médica e Social (SAMS) dos Bancários do Sul e Ilhas, em Lisboa, face a um agravamento da sua situação clínica.

Armando Cabral Ferreira , sócio n.º 7.039 do Belenenses, nasceu a 3 de Setembro de 1951. O corpo será velado na Basílica da Estrela, desconhecendo-se ainda a partir de que horas.

Record envia as mais sentidas condolências à família de Cabral Ferreira e ao Belenenses.

As últimas notícias... e eleições!

Blog do Belenenses: Luis Vieira

JORGE JESUS
Ontem avançámos que Jorge Jesus tinha sido considerado pela Soccerex - multinacional de marketing - o melhor treinador de Portugal mas as notícias de hoje apontam que o nosso treinador vai receber no próximo dia 9 de Abril, em Wembley, o prémio de Treinador do Ano 2007 sucedendo Paul Le Guen do PSG. Parabéns JJ!

Belenenses logo clubeARBITRAGEM: Beleneneses x Marítimo
O relatório do árbitro deve chegar amanhã.


Caso MeyongCASO MEYONG
O jornal A Bola refere que deve haver uma decisão da Comissão Disciplinar da Liga até ao final desta semana.


ELEIÇÕES 2008
O último dia para a entrega das candidaturas é na quinta ou na sexta-feira? Os jornais não se entendem - o Record diz que faltam 3 dias mas o Jogo diz que apenas faltam 2. No entanto, ainda só existe um candidato assumido.

- FERNANDO SEQUEIRA
O único candidato assumido janta hoje com os sócios no Chimarrão do Monsanto e afirma já ter a sua lista completa. Um dos nomes, segundo o Record, será Vieira de Freitas (vice na área financeira de Sequeira Nunes entre 2002 e 2005).

- LUÍS PIRES
O pré-candidato ainda está a pensar. O jornal A Bola indica Carlos Janelas como colaborador. O Record diz que Luís Pires procura o apoio dos candidatos derrotados nas últimas eleições - Gouveia da Veiga e Duarte Ferreira.

- LUÍS BAPTISTA
Opta pelo silêncio.

- MIGUEL FERREIRA
Em breve revelará a sua posição mas o Record diz que não deve ser encabeçar uma lista.

Excerto do programa Bola ao Centro (Miróbriga)

Blog do Belenenses

Programa Bola ao Centro - Miróbriga

Jacinto do Ó, adepto do Belenenses, e de Sérgio Valadares, adepto do Benfica, analisam o Belenenses x Marítimo. A conduzir a emissão encontrava-se o Susano e o programa foi transmitido ontem entre as 18h00 e as 19h00.


O programa "Bola ao centro" é transmitido na Miróbriga e este excerto foi publicado no blog o outro lugar.

Belenenses no Mundo: Évora

Photobucket
Mário Lobo e Filomena Moura
Évora

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Voz do Leitor VII: Indignação





Email de Carlos Cobrado para a LPFP:

"Através da comissão de arbitragem e disciplina, a liga assegura que as suas competições decorrem de acordo com as regras do futebol, promovendo a verdade desportiva no futebol profissional em Portugal."
in site oficial da LPFP


EXEMPLOS PARADIGMÁTICOS:
- BRAGA-BELENENSES - Grande penalidade perdoada ao Braga, no inicio do jogo;
- BELENENSES-MARITIMO - Grande penalidade inventada contra o Belenenses.

Não se fala das arbitragem "habilidosas" sempre a prejudicar este Clube e os não-Grandes... Como o caso "Meyong" não consegue ter pernas para andar, há que subtrair ao Belenenses os 6 pontos por outros meios?...

Quanto ao que aconteceu no Restelo, no Jogo Belenenses - Maritimo, recomendo a leitura do artª 122 - nº.2 alenias a) e d) do regulamento disciplinar vigente na LPFP.

Tenham um mínimo de vergonha na cara, meus senhores... Assim o "apito dourado" é uma brincadeira de crianças comparado com a trafulhice que vai neste pobre futebol prtuguês...

Poucas notícias... e eleições!

Blog do Belenenses: Luis Vieira

As notícias de hoje são muito escassas.

Jorge Jesus foi considerado pela Soccerex - multinacional de marketing de futebol - o melhor treinador a actuar em Portugal em 2007 e foi convidado a comparecer no fórum anual que se vai realizar em Londres.

A SAD azul sente-se prejudicada pela actuação da equipa de arbitragem no último jogo, especialmente em dois lances - agressão de Bruno a Marco Ferreira e penalti inexistente - e vai pedir o relatório do árbitro e a despenalização do guarda-redes Costinha.


Nas últimas eleições, o Blog do Belenenses em cooperação com o blog Livre indirecto, promoveu uma série de entrevistas aos candidatos que podem ser consultados nos seguintes links: Lista A - "A Direcção Certa", Lista B - Belém com Futuro e Lista C - Oportunidade ao Futuro.

Este ano pretendemos fazer o mesmo mas desta vez mas vamos pedir a colaboração dos nossos leitores. Que perguntas gostariam de ver colocadas aos candidatos? Que tópicos gostariam de ver comentados pelos candidatos?

- Futebol SAD - posição sobre abertura da SAD a privados.
- Futebol SAD - perda da maioria do capital do SAD pelo clube.
- Futebol SAD - posição sobre Jorge Jesus: é para continuar?

- Medidas para chamar público ao Estádio do Restelo.

- Apoios de entidades terceiras (investidores).

- Posição sobre Projecto Imobiliário.
- Posição sobre Salésias.
- Posição sobre Centro de Estágios.

- Posição sobre modalidades profissionais - Andebol e Basket.
- Posição sobre modalidades semi-profissionais - Futsal e Rugby.
- Posição sobre modalidades amadoras.

- Quantas jogos de Futebol assistiu no Restelo esta época?
- Quantos jogos de outras modalidades assistiu no Restelo esta época?


Enviem-nos as vossas questões por mail ou através dos comentários. O artigo será actualizado regularmente com as vossas sugestões.

Resumo do fim-de-semana

BelenensesFUTEBOL
Belenenses 1 x Marítimo 3

O roubo do campeonato como está descrito no artigo abaixo deste.


BelenensesANDEBOL
Belenenses 35 x SC Espinho 20

Esta foi a última jornada do campeonato e a nossa equipa terminou em 4º lugar. Vamos defrontar nos playoff a equipa do Sporting. Os jogos estão programados para o dia 29 de Março.


BelenensesBASKET
Belenenses 78 x CAB 83

Estamos classificados em sétimo lugar. Crónica do jogo em breve.


BelenensesFUTSAL

Campeonato interrompido devido à selecção. Próximo jogo previsto para 8 de Março.


BelenensesRUGBY

Campeonato interrompido. Próximo jogo previsto para 15 de Março.


BelenensesVOLEIBOL

Primeiro jogo da segunda fase previsto para 2 de Março: Boavista x Belenenses.

sábado, fevereiro 23, 2008

A vergonha de um faz o resultado dos outros!

Blog do Belenenses: Manuel Salema Garção

Num jogo que se adivinhava difícil o Belenenses fez entrar no onze habitual, Marco Ferreira, à troca de Cândido Costa inapto para esta partida.

BelenensesBELENENSES
Costinha, Marco Ferreira, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Goméz, Ruben Amorim e Zé Pedro; Silas, Roncatto e Weldon


MARÍTIMO
Marcos, Ricardo Esteves, Ediglê, Gregory e Evaldo; Bruno, Olberdam, João Luiz e Fábio Felício; Mossoró e Kanu

Este jogo podia ter sido mais fácil que aquilo que se antecipava mas graças a uma grande ajuda do Sr. Rui Silva as coisas acabaram por se complicar e logo a meio da primeira parte. Se alguns achavam que o penalti era existente, no resumo da sport tv dá para ver que o penalti não existe mesmo, muito menos a consequente expulsão.

É realmente uma vergonha aquilo com que o nosso futebol se depara. Certamente a nossa boa posição classificativa é para algumas pessoas uma ameaça ao futebol português! Só ainda não percebi nem como, nem o porquê...

O Belenenses entrou bem e dominou a seu belo jeito, com alguns contra-ataques da equipa visitante. Aos 10 minutos de jogo Roncatto com um remate forte deixa o primeiro aviso! Logo de seguida numa bela jogada individual de Weldon dentro da área madeirense dá mesmo em Golo, que põe o Belenenses justamente numa posição de vantagem e merecedora.


Logo de seguida o Belenenses volta a criar perigo, mas seria mesmo o Marítimo a marcar golo, o árbitro apita penalti e sem qualquer tipo de remorsos mostra mesmo o cartão encarnado directo ao guarda redes Costinha, estavam decorridos 30 minutos de jogo. Perante tal situação, Jorge Jesus retira o marcador do golo e faz entrar o estreante Júlio César na baliza do nosso clube. Na marcação do insistente e vergonhoso penalti, Bruno mete a bola para um lado e Júlio César vai para o outro. Estava feito o empate.

A partir daqui já não há muita história, o árbitro estragou mesmo a festa do futebol, salvaguardado sempre a atitude dos nossos jogadores que sempre procuraram a vitória, dando-lhes cartões amarelos por faltas inexistentes e marcação de faltas quando sempre um jogador do Marítimo ia ao chão (uma perfeita vergonha).

O Belenenses esteve sempre perto de marcar mas o guarda-redes madeirense esteve numa noite feliz e guardou sempre bem a sua baliza e jogando contra menos um jogador o Marítimo em contra-ataque fez dois golos que ditaram a vitória. Ataques rápidos e algumas falhas defensivas do Belenenses deram a vitória "tranquila" ao Marítimo que assim nos iguala na tabela classificativa.

De notar ainda as fracas entradas de Devic e Jankauskas, que nada fizeram para mudar o resultado. Aliás o próprio Jankauskas, teve então uma grande oportunidade para marcar graças a um desentendimento na defensiva contrária, e quando ficou com a bola nos pés, em frente à baliza, hesitou tanto que o lance acabou por se perder. Será ele uma opção viável no nosso ataque? Sinceramente é um jogador de área que precisa de dois alas rápidos que lhe ponham a bola na cabeça mas como não os temos então este não deverá ser opção.

Costinha - Com a experiência que tem já devia saber que existem certos erros que não se podem cometer, no lance do penalti podia ter feito melhor, não dando chances para a marcação de uma grande penalidade e expulsão. Até lá não teve muito trabalho... - 1

Marco Ferreira - Estava ansioso para o ver jogar, batalhou, foi à frente e atrás, procurou dar a bola ao ataque mas nem sempre correu bem, deixou bons apontamentos esperemos que continue a trabalhar - 3

Rolando - É sem dúvida um grande jogador, ainda tentou fazer a dobra aos rapidíssimos atacantes do Maritimo mas acaba por pecar em consentir a velocidade destes, sabia que não podia fazer faltas inteligentes devido ao senhor Rui Silva e Inteligentemente tentou safar-nos de alguma forma, mas não foi suficiente. - 3

Hugo Alcântara - Salvou alguns lances perigosos, mas não tem a corrida do seu parceiro, ia marcando um grande golo, mas mostrou-se em baixo nível... muitas culpas nos golos sofridos - 2

Rodrigo Alvim - Forte a defender, corria para o ataque faltava estômago para voltar atrás. Correu muito mas os seus passes têm que ser melhores. - 2

Goméz - Muita entrega mas pausa sempre o jogo de uma forma muito pouco convincente. Será que custa assim tanto pegar na bola e largar? - 2

Ruben Amorim - que será de nós quando o jogador sair no final da época? rápido a defender, ganha bolas, raramente falha um passe, um miúdo que já parece um senhor. Um dos melhores jogadores em campo. - 4

Zé Pedro - Longe muito longe daquilo que nos habituou. - 2

Silas - Um capitão que merece a nossa inteira confiança, um jogador que me pareceu perdido mas que por vezes agitou o meio campo com passes em profundidade muito perigosos. - 3

Roncatto - Fez o seu jogo. Não aquece nem arrefece. Está lá, tenta ajudar os colegas de equipa e faz aquilo que pode. Meter o pé na bola em discussão com o adversário é mentira, o futebol é para homens! - 2

Weldon - Que podemos dizer de um jogador que em 30 minutos marca um bom golo que nos mete em vantagem!? - 4

Júlio César - Entrou e foi batido numa grande penalidade. Não tem culpa no segundo golo, mas tem alguma no terceiro. Algumas boas intervenções, e uma defesa de outro mundo podem trazer ao restelo uma nova confiança no que toca à baliza. Boa Sorte - 3

Devic - Decididamente não é um jogador ao nosso nível. Entrou e pouco ou nada fez... - 1

Jankauskas - Nenhum bom apontamento. Pesado e lento talvez precise de mais tempo para encontrar uma forma de jogar. Como não gosto de dar zeros - 1

Jorge Jesus - Merece toda a nossa admiração e mesmo a jogar com dez, não teve medo de arriscar e sempre acreditou na vitória. Não me parece feliz nas substituições. - 3

NOTA: Sinceramente apetecia-me dar nota 5 a todos eles pela forma como batalharam dentro das 4 linhas, se não fosse a expulsão de Costinha, talvez a cotação teria sido diferente, até neste ponto de vista o Sr. Rui Silva é culpado... Vila Real hoje está mais pobre.

Resta-me dar os meus parabéns aos jogadores que fizeram tudo, mas contra uma boa equipa e com o árbitro sistematicamente a marcar faltas inexistentes, não há mesmo nada a fazer!

abraço e Vivó nosso grande Belenenses, ESTE JOGO NÃO DEVE SER ESQUECIDO! EXISTEM PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM VIVER COM A NOSSA GRANDEZA!

LIGA #07/08: Belenenses 1 x Marítimo 3

Blog do Belenenses: Luis Vieira

O Belenenses perdeu hoje em casa frente ao Maritimo por 3-1 num jogo que foi marcado pela péssima exibição da equipa de arbitragem liderada por Rui Silva.

A história do jogo é simples. O Belenenses inaugurou o marcador por intermédio de Weldon aos 14 minutos, após assistência de Silas, e dominou completamente o jogo até ao momento em que o árbitro decidiu intervir.

Esse momento aconteceu aos 27 minutos quando um jogador maritimista simulou uma falta do nosso guarda-redes na nossa grande área. O incompetente do árbitro caiu na "conversa" do insular e não só assinalou uma falta inexistente como ainda por cima expulsou Costinha. O nosso treinador fez entrar Julio César (que fez a sua estreia e substituiu o tocado Weldon) mas este não conseguiu defender o golo do empate.

Na segunda parte Jorge Jesus tentou ganhar o jogo e mudou o sistema táctico para três centrais. O Belenenses mesmo em inferioridade numérica continuou a atacar mas o guarda-redes adversário fez uma grande exibição e negou sempre os nossos golos. Infelizmente o Marítimo foi mais eficaz e conseguiu marcar dois golos em lances de contra-ataque.

Destaque ainda para outro grande erro do árbitro que não expulsou o jogador Bruno da equipa adversária.

Resumindo, os 2 enormes erros do senhor da foto - o árbitro Rui Silva - mais uma grande exibição do guarda-redes adversário ditaram a nossa derrota.

A crónica mais completa do jogo será publicada em breve pelo Manuel Salema Garção.











Blog do Belenenses: belenenses.port5.comConsulte as estatisticas do jogo em belenenses.freehostia.com.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Weldon, na revista "sexta"

Excerto da revista Sexta publicada no dia 22/02/2008:

O «REGRESSO» DE MATATEU




EPISÓDIO #6: O «REGRESSO» DE MATATEU

Na temporada de 1966/67 o Belenenses atravessava a sua maior crise de sempre. A equipa de futebol, habituada a lutar pelos lugares cimeiros, tinha-se consideravelmente desvalorizado e lutava agora pela manutenção. A crise económica era alarmante e discutia-se acaloradamente o rumo a seguir. O extraordinário Vicente tinha interrompido a carreira fruto de um dramático acidente de viação e o seu mítico irmão Matateu jogava agora no Atlético. Os adeptos ansiavam por um novo Matateu que devolvesse as tardes de glória.

No início de 1967 teve lugar uma festa de homenagem a Vicente, um dos heróis nacionais após a fabulosa campanha da selecção nacional no campeonato do mundo de 1966, e um dos melhores jogadores de sempre do Belenenses.

A festa no Restelo contou com a realização de um Benfica - Sporting e de um Belenenses - Atlético.

Belenenses,MatateuUma das grandes curiosidades era o «regresso» de Matateu ao Restelo, agora como adversário, após ter saído do clube em 1963 e de muito ter contribuído para a subida do Atlético à 1ª divisão na época anterior.

As equipas alinharam:

BELENENSES
José Pereira; Bernardino, Rodrigues (cap.), Murça e Alberto Luís;
Canário e Da Silva;
Alfredo, Simões, Ivair (Portuguesa de Desportos) e Godinho.


ATLÉTICO
Ramin; Valdemar, João Carlos, Candeias(cap.) e Roxo;
Fagundes, Angeja e Vicente;
Seminário, Cravo e Matateu.

O genial Matateu, apesar dos seus 39 (!) anos, não defraudou o público e apontou dois dos três golos do Atlético, embora o Belenenses tivesse vencido por 4-3 e tivesse contado com a ajuda de um craque brasileiro chamado Ivair que aqui veio propositadamente para participar na festa tendo feito dois golos e dado «show».

Eis como Cruz dos Santos de «A Bola» descreveu os dois golos de Matateu:

" Aos 33 minutos o Atlético fez o 2-2. Em lance onde revelou grande poder físico, Cravo esgueirou-se a Murça pela direita, centrou raso e com força. A saída de José Pereira não bastou para o corte e, surgindo na meia-esquerda, MATATEU empurrou o esférico para as malhas".

" Aos 63 minutos os forasteiros reduziram para 4-3. Já dentro da grande área belenense, MATATEU quis furar, mas, não o conseguindo, acabou por deixar a bola na posse de Seminário, que acorrera e logo o serviu um pouco mais para a esquerda. Rápido o moçambicano furou mesmo e, embora muito apertado, ainda arranjou forma de disparar rasteiro e com força fazendo passar o esférico entre o poste mais próximo e o corpo de José Pereira".

Não deixa de ser curioso que após tantos anos de glória juntos, Matateu ainda tenha vindo ao Restelo marcar dois golos ao «Pássaro Azul»!

Cerca de um mês mais tarde Matateu viria de novo ao Restelo defrontar o seu clube de sempre mas desta vez em partida oficial para o campeonato.

Em 19 de Março de 1967, num dos primeiros jogos que vi no Restelo e na única vez que vi jogar Matateu, as equipas alinharam:

BELENENSES
Gomes; Rodrigues (cap.), Quaresma, Cardoso e Bernardino;
Canário e Adelino;
Quim, Ramos, Simões e Fernando.

ATLÉTICO
Ramin; Américo, João Carlos, Candeias (cap.) e Valdemar;
Seminário e Angeja;
Tito, Matateu, Cravo e Rafael.

O Belenenses tinha sempre dificuldades com o Atlético devido à rivalidade e proximidade, mas nesse dia, com apenas 9 anos de idade, fiquei maravilhado com os 7-1!

Belenenses
Até os defesas atacaram!

Desta vez Matateu já não conseguiu brilhar e o Belenenses com esta vitória afastou-se decisivamente dos lugares de descida tendo ainda assim obtido a sua pior classificação de sempre até aquela altura, 11º. Ramos fez 4 golos, Fernando 2, e Adelino 1.

Ainda assim na sua derradeira despedida oficial do Restelo como jogador, o que para muitos terá sido o melhor jogador português de todos os tempos, à beira dos 40 anos, deixou a sua marca no único golo do Atlético: "Numa deixa inteligente de MATATEU e à qual Cravo correspondeu do melhor modo rodando e acertando bem com o pé esquerdo
na bola no ar".

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Habemus candidatum

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Finalmente já existe um candidato oficial. Fernando Sequeira foi o primeiro a formalizar a sua candidatura à Direcção do clube.

Do jornal Record:

Fernando Sequeira (58 anos), engenheiro agrónomo, ex-administrador do Banco Nacional Ultramarino e da Caixa Geral de Depósitos, decidiu avançar com a sua candidatura à presidência do Belenenses, cujas eleições estão agendadas para 29 de Março.

O candidato, sócio nº 3893, tomou esta decisão depois de receber vários apelos por parte de diferentes figuras proeminentes do clube, incentivando-o a candidatar-se ao mais alto cargo do clube.

Segundo um comunicado oficial, "o candidato pretende empreender um projecto coerente de gestão desportiva, cujo principal objectivo, numa primeira fase, é o alcance da estabilidade financeira do clube, de forma a criar bases sólidas para um desenvolvimento e crescimento desportivo sustentável"
.

Eleições 2008: Onde estão os candidatos?

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Faltam uma semana para o fim do prazo de entrega das candidaturas (dia 28) mas candidatos oficiais nem vê-los! Os 4 nomes apontados pela comunicação social continuam a ponderar:

Fernando Sequeira, antigo administrador na Caixa Geral de Depósitos, diz que vai tomar decisão esta semana.

Luís Baptista, o presidente da SAD do Odivelas, está disponível para avançar e poderá tomar uma decisão amanhã. Está a aguardar quem vai dar o primeiro passo... (!?)

Luís Pires, o empresário que já foi presidente do clube em 1993/94, aguarda informações da situação financeira do clube para poder avançar. Diz que já solicitou a informação.

Miguel Ferreira, actual administrador da SAD e antigo vice-presidente do clube, não faz comentários sobre a sua possível candidatura e diz que está concentrado no seu trabalho na SAD azul.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

O que é feito de... Pincho?



O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-jogador Darci, um extremo brasileiro que jogou no nosso Belenenses nos anos 90.

Darci Miguel Monteiro veio para o nosso clube na época de 1993/94 proveniente do Volta Redonda.

Era rápido e técnico, o forte era o controle da bola em velocidade e também tinha um bom remate. No Belenenses pouco jogou porque de inicio demorou a adaptar-se e depois lesionou-se.

Era um extremo esquerdo à moda antiga, jogava bem agarrado à linha e procurava o um para um com o lateral contrário.

Foi uma das contratações megalómanas de Luís Pires que redundou num fracasso.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Pincho, um jogador que brilhou com as nossas cores. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Falta a nossa parte

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Belenenses: PromoConfesso que após o mau arranque no início da época não esperava que nesta altura a nossa equipa estivesse no quinto lugar.

O discurso de Jorge Jesus a manter os objectivos por baixo (manutenção e top ten), as eliminações precoces na Taça de Portugal e na Taça da Liga e a instabilidade directiva do clube levaram-me a pensar que esta época seria mais uma sem brilho e para não ser recordada.

No entanto, o nosso treinador sempre disse que a equipa estaria melhor na segunda volta. E a verdade é que é isso mesmo o que está a acontecer! Segundo os jornais, o Belenenses é a equipa que está a efectuar a melhor segunda volta e estamos em condições para repetir e até melhorar a classificação da época anterior.

Se a equipa técnica e os jogadores estão a cumprir o mesmo já não acontece com os adeptos! As assistências do Estádio do Restelo têm sido miseráveis!! Talvez as piores de sempre pelo que os adeptos não estão a corresponder.

A verdade é que a nossa equipa não está a contar com o "empurrão" extra que o apoio dos adeptos pode dar. Este apoio por vezes ajuda mesmo a marcar golos e a prova disso mesmo é a campanha realizada pelo Guimarães.

O próximo jogo vai ser disputado contra um concorrente "Europeu" - o Marítimo - pelo que o nosso apoio vai ser fundamental! Todos temos a obrigação de ir ao Restelo no Sábado às 18:00 puxar pela nossa equipa porque a equipa já está a puxar pelos adeptos.

Todos ao Restelo. Vamos todos acreditar na vitória!

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Promo: Belenenses x Marítimo (futebol)

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues

Melhor do que na época passada

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Aproveitanto o comentário do Vasco vamos comparar as nossas estatísticas com as do ano anterior.

Em 2006/07 estávamos à 19ª jornada em 7º lugar com 27 pontos. Estávamos a 1 ponto do 5º lugar (acesso à Taça UEFA) e a 12 pontos do 3º lugar (acesso à Liga dos Campeões). Recorde-se que terminámos o campeonato na quinta posição.

Este ano (2007/08) estamos à 19ª jornada em 5º lugar (2 lugares acima) e temos 29 pontos (mais 2 que a época transacta). Já estamos em lugar de acesso à Taça UEFA (a 2 pontos do quarto lugar) e estamos a 4 pontos do terceiro lugar (acesso à Liga dos Campeões que tem menos 8 pontos do que a época transacta).

Significa isto que estamos ligeiramente melhor do que o ano passado e o apuramento para um lugar europeu é bem possível. Compete à equipa defender a actual posição e quem sabe melhorá-la.

Uma última palavra para os adeptos. Temos que cumprir a nossa parte! Estamos todos convocados para ir ao Restelo no Sábado às 18h apoiar a equipa para conquistar mais uma vitória rumo á europa. E logo contra um adversário directo nessa luta.