quinta-feira, janeiro 31, 2008

BASKET: Belenenses 81 – Vagos 82

Blog do Belenenses: Mário Lobo
Blog do Belenenses: Filomena Moura

Disputou-se este sábado a 13ª jornada da liga profissional de basquetebol tendo o nosso Belenenses perdido novamente com o Vagos desta vez em campo neutro, tendo o jogo sido disputado em Vale de Cambra, que fica perto de Vagos. Mais uma vez se pode colocar a questão de ter sido mesmo em campo neutro.

Estiveram presentes somente 4 adeptos do nosso clube, nós dois (os cronistas) e mais um casal sempre presente nos jogos de basket do nosso clube vindos também de Lisboa. Desta vez não marcou presença o núcleo de Ovar que se deslocou a São Bernardo para acompanhar o nosso andebol. É justo referir que sempre que nos deslocamos ao norte do país para acompanhar o nosso clube somos sempre muito bem recebidos pelo núcleo de Ovar, nomeadamente pelo João e o seu pai.

Quanto ao jogo a nossa equipe entrou muito mal no encontro com muitas dificuldades em atacar, chegando mesmo a atrapalharem-se uns aos outros. O Vagos jogando com mais calma foi começando a distanciar-se. Chegamos ao final do 1º período a perder por nove pontos (12-21).

No 2º período o nosso técnico colocou em campo o base Daniel Monteiro e poste americano Lance Soderberg, mais tarde entrou Artur Cruz e a nossa equipe foi recuperando progressivamente no marcador, devido e essencialmente à boa exibição do Daniel Monteiro e assim conseguimos chegar ao intervalo com um empate a 39.

No 3º período continuamos com uma prestação razoável como no período anterior com boas ajudas na defesa e com um ataque um pouco mais esclarecido e mesmo sem estarmos a fazer uma boa exibição que não o fizemos, pareceu-nos que a equipe queria a todo o custo vingar a derrota do Restelo frente a esta equipe e nunca teve o esclarecimento devido. Mesmo assim atingimos o final do 3º período na frente do marcador por 6 pontos (61-55).

No 4º e decisivo período a tremedeira voltou a aparecer, ficamos sem o poste Ike Nwankwo devido ao acumular de faltas e tal como no jogo no Restelo nos instantes finais o Vagos com um triplo passa para a frente do marcador. Na última posse de bola o nosso base Daniel Monteiro ainda tenta a vitória das nossas cores mas infelizmente falhou o lançamento final.

Apesar de nova derrota com o Vagos continuamos a achar que temos equipe superior a eles mas é preciso actuar com mais calma e esclarecimento. De referir negativamente a fraca actuação do Paulo Simão e do Lance Soderberg. Onde está o Lance dos primeiros jogos. O Diogo esteve igualmente uns furos abaixo do que sabe. Pela positiva as exibições do Daniel e do Artur Cruz.

O Campeonato regressa a 9 de Fevereiro jogando o nosso Belenenses no Restelo contra a campeã Ovarense. No próximo fim de semana disputa-se a Taça da Liga em Vagos, defrontando o nosso clube a Lusitânia dos Açores. Mais uma jornada disputada no norte do país.

O nosso 5 inicial foi:
Diogo Carreira: 21 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências
Paulo Simão: 0 pontos, 1 ressalto e 1 assistência
Anderson Ferreira: 8 pontos e 7 ressaltos
Aylton Medeiros: 4 pontos e 1 ressalto
Ike Nwankwo: 6 pontos e 7 ressaltos

Jogaram ainda:
Daniel Monteiro: 12 pontos, 4 ressaltos e 1 assistência
Lance Soderberg: 18 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências
Artur Cruz: 12 pontos, 2 ressaltos e 4 assistências
Nuno Monteiro: 0 pontos

As notícias dos últimos 4 dias

Blog do Belenenses: Luis Vieira

O que perdemos nos últimos 4 dias:

1) Alterações no plantel - quatro (ou cinco?) reforços:
- Jankauskas, avançado lituano de 32 anos, contrato até 2007/08 + opção;
- Edson, defesa/médio brasileiro de 20 anos, emprestado pelo Figueirense (Brasil);
- Júlio César (#99), guarda-redes brasileiro de 21 anos, contrato até 2010/11;
- Marco Ferreira (#08), médio português, emprestado pelo Benfica;
- Meyong (#19), avançado camaronês, emprestado pelo Levante.

2) Alterações no plantel - cinco saídas:
- Weverson, dispensado (rumou ao Brasil)
- Tiago Schmidt, emprestado ao Duque de Caxias (Brasil)
- Mendonça, emprestado ao Estrela da Amadora (Liga I)
- Carlos Alves, emprestado ao Atlético (II Divisão)
- Sandro Moreira, emprestado ao Carregado (II Divisão)

3) Alterações no plantel - rumores:
- Silas, interesse do Lille
- Rodrigo Alvim, interesse dos alemães do Wolfsburgo (1 milhão de euros)
- Rolando, interesse do FC Porto, Lazio, Wolfsburgo e Sheffield United.
- Rúben Amorim

4) Caso Meyong:
- Passaporte recebido pela FPF da sua congénere espanhola apenas regista um clube na época 2007/08.
- O antigo director-executivo da Liga, Guilherme Aguiar, considera que o Belenenses não tem de ser penalisado pela utilização irregular do camaronês Meyong, dado que a legislação desportiva portuguesa é omissa. "Este regulamento disciplinar não prevê o facto de um clube jogar com um jogador que já tivesse jogado por dois outros clubes em território não nacional, e essa ilicitude tinha que ser expressamente prevista", considerou o ex-dirigente em declarações à Rádio Renascença
- Já antes, Cunha Leal, outro ex-director-executivo da Liga, também defendia que Belenenses não podia ser punido.

5) Centenário do nascimento de Pepe
- Recomendados os artigos publicados nos blogues CFBelenenses e Belém Até Morrer.

6) Andebol - Final da Taça PR
- Belenenses Andebol perde final da Taça Presidente da Republica por 34-33 contra o Benfica.

7) Futsal - Cada vez mais primeiros
- Belenenses Futsal aumenta distância para 6 pontos em relação ao segundo classificado.

8) Novo patrocínio para o Futebol - Katedral Motors
- Novo patrocinador do futebol equipa que irá fornecer um autocarro para a Formação.

O regresso sofrido...

Blog do Belenenses: Luis Vieira

No passado sábado, dia 26 de Janeiro, preparava-me eu para publicar a crónica do jogo Braga vs Belenenses quando o blogue - o meu, o nosso, o vosso blogue – simplesmente desapareceu…

Pois é, 4 dias depois – 4 dias de intenso sofrimento e de grande ansiedade – estamos finalmente de volta. Voltamos com a vontade de divulgar o nosso clube muito mais aguçada!

Porque esta tarefa diária já se tornou um vício que vai para além do nosso esforço pessoal e profissional em prol do Blog do Belenenses.

Lamentamos a ausência, pela qual não fomos responsáveis, e prometemos prosseguir aqui no apoio ao Belém – até porque já não conseguimos viver sem ele.

sábado, janeiro 26, 2008

LIGA 07/08 #17:
Braga 1 x Belenenses 1 - Videos


Sp. Braga 1 x Belenenses 1
Golo de Rolando

Crónica em breve



«O resultado premeia as duas equipas» Jorge Jesus (A BOLA)

O treinador do Belenenses realça que o empate alcançado diante o Sp.Braga (1-1) acaba por «premiar» as duas equipas e que ficou satisfeito com a resposta dada esta noite pelos seus pupilos.

«Face ao que se passou em campo penso que o resultado premeia as duas equipas. Nós não merecíamos perder e eles também não. No entanto, este empate não é um bom resultado para qualquer das equipas, mas serve mais para nós», afirmou Jorge Jesus, em declarações à Sporttv.

O técnico do Belenenses agradeceu ainda a resposta dada pelos seus jogadores, levando em conta os problemas que afectam o clube.






Blog do Belenenses: belenenses.port5.comConsulte as estatisticas do jogo em belenenses.freehostia.com.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Voz do Leitor V: Eleições




O Presidente da AG fez bem em marcar as eleições já para Março?

Tenho a maior consideração pelo senhor Presidente da Assembleia Geral, Dr. José Manuel Anes, contudo como mero associado, tenho que discordar da solução escolhida. Se é sentimento geral que dois anos de mandato para uma Direcção, é muito curto para se poderem tomar medidas de fundo ou lançar imprescindíveis investimentos de médio prazo, uma Direcção eleita para apenas um ano não vai ter tempo para praticamente nada. Nesta situação, e independentemente de quem serão os candidatos e de quem ganhar as “intercalares”, que fica prejudicado é sempre o clube, a meu ver pelas seguintes razões :

Ø A direcção eleita em Março, terá apenas a possibilidade de “gerir” a actual situação do clube, sem subscrever grandes compromissos;

Ø Não há nenhum investidor que esteja disposto a assumir parcerias sem perspectivar uma estabilidade directiva a médio prazo;

Ø Ocupará metade do mandato a preparar a próxima época (Futebol e Modalidades);

Ø Não tem tempo para encomendar uma imprescindível e profunda auditoria à actual situação do clube;

Ø Estará apenas preocupada, no segundo terço do mandato, em preparar-se para novo escrutínio eleitoral

Ø Corre-se o risco da Direcção eleita em Março, por apenas um ano, recorrer à execrável moda política de construir palácios de papel, ou seja, apresentar apenas medidas populistas e superficiais, de forma a possibilitar uma reeleição (sabe-se lá a que custo), esquecendo as medidas de fundo, estruturadas e planeadas para o M/L prazo, que o nosso clube tanto precisa.

Apregoam os mais cépticos e contestatários que, caso a Direcção eleita não corresponda às expectativas e necessidades do Belenenses “existe sempre a possibilidade de os castigar nas eleições de 2009”, sim é verdade, mas … entretanto perdeu-se mais um ano …

- Ou devia ter marcado para Maio, alargando desta forma, o mandato para 3 anos?

Reconheço e compreendo que o Presidente da Assembleia Geral apenas quis cumprir rigorosamente o estipulado nos estatutos :

1. Demissão da Direcção => eleição de Direcção;
2. Queda da Direcção antes de metade do mandato => eleições até final do mandato em curso;
3. Prazo de 45 dias, após a demissão, para novo acto eleitoral;

O que acontece aqui é precisamente aquilo que popularmente condenamos nas actuações dos Governos do Estado, “é o regulamento, tenho que o cumprir” !!!

Este tipo de atitude considero-a apenas um “sacudir a água do capote”, sem pensar profundamente uma perspectiva estratégica de desenvolvimento para o nosso Clube.

Existiriam mais do que uma solução para “contornar” estas questões estatutárias, de forma a projectar o acto eleitoral para Maio, beneficiando o Belenenses e criando uma estabilidade directiva durante, pelo menos três anos, que possibilitasse o crescimento global do Clube e a tão necessária modernização.

- Quem vão ser os próximos candidatos?

Não sei quem serão os próximos candidatos, mas o que desejo profundamente, é que sejam pessoas sérias, honestas, idóneas, com disponibilidade para trabalhar com dedicação, profissionalismo e paixão.

Que seja alguém que consiga unir todos os Belenenses em seu redor, com um objectivo único e claro : Engrandecer o Clube de Futebol “os Belenenses”.

Muito sinceramente, neste cenário de eleições “intercalares” o mais lógico e benéfico para o Clube, na minha opinião, passaria por uma lista única, reconhecidamente consensual e válida, para criar condições de estabilidade directiva.

- Gouveia da Veiga e Duarte Ferreira vão candidatar-se?

Ambos os candidatos derrotados nas últimas eleições mostraram que eram oposição ao modelo de gestão então vencedor, mesmo após o acto eleitoral, mantiveram uma postura crítica e oposicionista.

Gouveia da Veiga de uma forma mais institucional, Duarte Ferreira de um modo mais directo e assertivo. Ambos se posicionaram do outro lado da barricada, lançando alertas e avisos à navegação, como que adivinhando o que aconteceria mais tarde.

Na minha opinião, deveriam tentar unir esforços, apoios e sensibilidades, de forma a criar o menor fraccionamento possível ente os sócios, apresentando-se agora como uma natural alternativa ao modelo que tanto criticaram.

Viva o Belenenses !
A.Óscar M.Rodrigues
Sócio nº 4278

Promo: Ataque à liderança (Voleibol)

A «MEIA VINGANÇA» DE 1968




Episódio #2: A «MEIA VINGANÇA» DE 1968

Muito se falou e falará daquele fatídico golo de Martins a quatro minutos do fim do Belenenses - Sporting da época de 1954-55. O Belenenses vencia então por 2-1 e se o jogo assim tivesse terminado, sagrar-se-ia campeão nacional pela 2ª vez na história, mas o Sporting empataria e ofereceria assim o título ao rival Benfica que ao mesmo tempo derrotava o Atlético por 3-0. Foi a última jornada do campeonato e, apesar de igualado em pontos com o Benfica, o Belenenses terminaria em segundo porque o desempate favorecia os encarnados. Foi talvez o mais amargo momento de toda a carreira desportiva de sempre do Belenenses, esse empate com o Sporting nas Salésias.

Treze anos depois, no dia 12 de Maio de 1968, na última jornada do campeonato nacional de 1967/68 voltaram a defrontar-se Belenenses e Sporting, desta vez já no Restelo.


O título de campeão 1967/68 foi disputado palmo a palmo por Benfica e Sporting até à última jornada. Antes da penúltima jornada o Benfica comandava com um ponto de avanço sobre o Sporting mas tinha de visitar o Porto e receber o Varzim, enquanto o Sporting recebia o V.Setúbal e viria ao Restelo. Em caso de igualdade pontual seria campeão o Sporting, que tinha fundadas esperanças no título devido á difícil deslocação do Benfica às Antas.

Na penúltima jornada o Benfica empatou 1-1 nas Antas e o Sporting perdeu inesperadamente 0-1 com o VFC. Assim, na última jornada o Sporting para ser campeão necessitava de vencer no Restelo e que o Benfica perdesse com o Varzim, o que parecia difícil.

Curiosamente o treinador do Varzim era o argentino Ricardo Perez, que jogou pelo Belenenses no fatídico jogo de 1955 nas Salésias. Nesse último dia do campeonato de 1967/68, Perez recordou o jogo de 1955:

- Nessa altura o Sporting «roubou» o título ao Belenenses e todos nós chorámos como crianças a quem tivessem tirado o mais apetecido brinquedo. Enfim, coisas do futebol...

Recorda-se como «aquilo aconteceu»? (jornalista do "Record")

- Como se fosse hoje! Eu marquei o segundo golo do Belenenses e passámos a ganhar 2-1. Ainda tive uma oportunidade de tento, mas sabe-se como é o estado de espírito dos jogadores de uma equipa que precisa de ganhar para ser campeã. Depois o Sporting cresceu e empatou e foi o fim das nossas ilusões...

Em 12 de Maio de 1968, as equipas alinharam:

BELENENSES - Serrano; Rodrigues, Quaresma, Cardoso e Esteves; Lua e Luciano; Adelino, Ernesto, Laurindo (Ex-Desportivo do Bié) e Sérgio.

SPORTING - Carvalho; José Carlos, Armando, Alexandre Baptista e Hilário; Dani e Gonçalves; José Morais; Lourenço, Márinho e Peres.

Photobucket
José Morais e Luciano lutam pela bola

Laurindo, vindo de Angola, estreava-se pelo Belenenses na última jornada. Só houve equilíbrio nos primeiros vinte minutos. Depois o Belenenses sentindo-se dono do jogo não mais parou de atacar. No último quarto de hora da primeira parte houve um autêntico assalto à baliza de Carvalho. À meia hora após falhanço de A.Baptista, remate pronto de Laurindo, defesa de Carvalho e recarga de SÉRGIO para o 1-0. Seis minutos depois, ERNESTO escapou-se à defesa contrária, aproximou-se da baliza e obteve o 2-0 com facilidade.

Após o intervalo o Sporting esboçou uma reacção mas os azuis embalados voltaram ao ataque e fizeram o 3-0 aos 16 minutos por ERNESTO com um pontapé de longe. Oito minutos decorridos, LUA empreendeu uma descida até à grande área do Sporting, Carvalho abandonou os postes e defendeu o remate do brasileiro, mas não pôde deter a recarga que fez o 4-0.

A crítica de Francisco Camilo do "Record", salientou que o Belenenses jogou alegremente ao ataque como nos bons velhos tempos! Os atacantes Ernesto, Adelino, Laurindo e Sérgio, provocaram o desnorte completo da defesa do Sporting.

Ernesto, Adelino, Laurindo e Sérgio os avançados azuis que destroçaram a defesa do Sporting
Ernesto, Adelino, Laurindo e Sérgio os avançados azuis que destroçaram a defesa do Sporting

Treze anos após o "desastre" de 1955, o Belenenses obtinha uma «meia vingança», porque o Benfica também tinha vencido o Varzim treinado por Ricardo Perez...


Rectificação - No primeiro dos episódios da história do CF Belenenses intitulado «Os efeitos de uma bola caprichosa», escrevemos erradamente que o resultado tinha sido de 1-1, quando foi de 0-0. O jogo foi efectivamente repetido e voltou a terminar empatado, desta vez sim por 1-1.

FUTSAL: Conferência de Imprensa e próxima jornada


Video Belém Até Morrer: Conferência de Imprensa


Video Belém Até Morrer: Sassoeiros x Belenenses - Antevisão


Photobucket
INFO OFICIAL - FUTSAL

A Secção de FUTSAL do Clube de Futebol «Os Belenenses» promove no próximo sábado, dia 26 de Janeiro de 2008 uma iniciativa que pretende retribuir todo o apoio e dedicação que a massa associativa tem demonstrado para com a equipa.
Assim, os jogadores e à equipa técnica convidam todos os associados e adeptos azuis a juntarem-se aos Conquistadores num almoço-convívio a realizar no próximo sábado pelas 12h no restaurante "Barriguitas do Restelo", situado no Estádio do Restelo (Av. Ilha da Madeira).

Da ementa constam as habituais entradas, sopa, e ainda um de dois pratos à escolha: Picanha ou Lombinhos de Cherne. O preço é de 8 euros por pessoa, bebidas não incluídas. As inscrições são limitadas, tendo que ser feitas até às 23h de sexta-feira, dia 25 de Janeiro, através do seguinte número: 93 833 95 03.

De seguida terá lugar uma grande caravana azul, na qual todos os associados e adeptos belenenses acompanharão a equipa até Sassoeiros, onde se irá disputar, pelas 15 horas, mais um jogo a contar para o campeonato nacional da modalidade, que o Belenenses lidera isolado. A partida esta marcada para as 13h15, sendo o ponto de encontro o parque de estacionamento das piscinas.

Traga o seu cachecol, e junta-se aos Conquistadores na procura de mais uma vitória. Contamos com a vossa imprescindível presença!

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Últimas notícias

Caso Meyong- Paulo Teixeira faz queixa à FIFA. O empresário alega ter contrato com o jogador até Fevereiro e diz que o contrato que foi aceite pela FPF/LPFP deve ser considerado nulo por não conter assinatura de um agente FIFA. Diz ainda que houve incompetência por parte do Belenenses.



- Fernando Sequeira é apontado como possível candidato à Direcção do Clube. O ex-administrador da CGD parece reunir apoios próximos dos candidatos derrotados nas últimas eleições (Gouveia da Veiga e Duarte Ferreira) e também de ex-vice-presidentes (Viana de Carvalho e Miguel Ferreira).

- Comissão de Gestão reúne na segunda-feira (O Jogo)
"A Comissão de Gestão encarregue de gerir o Belenenses até à posse de uma nova Direcção, vai reunir na próxima segunda-feira, no Estádio do Restelo, para tomar contacto com a situação do clube. Os 10 elementos que compõem a Comissão de Gestão vão também resolver os casos que necessitam de uma decisão imediata e que se arrastam desde segunda-feira, dia em que Cabral Ferreira formalizou a demissão da presidência da Direcção do Belenenses. A composição da Comissão de Gestão foi concluída hoje e, além de José Manuel Anes e Jorge Coroado, respectivamente presidente e vice-presidente da Assembleia Geral do Belenenses, integra dois elementos da Direcção cessante: Viana de Carvalho e Barata Marques. Para completar a comissão, que vai gerir o clube até à posse da Direcção a eleger a 29 de Março, seis membros do Conselho Geral do clube aceitaram o convite formulado quarta-feira por Anes: Francisco José Martins, Jaime Vieira de Freitas, Jaime Monteiro, João Gonçalves, Mendes Palitos e Ramos Lopes. Nesta fase de transição, Cabral Ferreira disponibilizou-se também para colaborar com a Comissão de Gestão “nos actos necessários à continuidade da gestão corrente e à passagem dos dossiers”, como salientou José Manuel Anes à Agência Lusa."


Belenenses AndebolCampeonato da Liga Portuguesa de Andebol
Jornada 17 - 24.01.2007
S. Bernardo 26 x Belenenses 29

A BOLA: Entrevista a Cabral Ferreira

Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
clique nas imagens

Voz do Leitor: Eleições Intercalares




Caros leitores deste blog, adeptos, simpatizantes e somente leitores curiosos de passagem:

O presidente da Assembleia Geral do nosso clube anunciou ontem a data para as novas eleições - 29 de Março de 2007. Esta data significa a marcação de eleições intercalares pelo que o mandato da próxima direcção será de cerca de um ano. Depois em 2009 vamos ter novas eleições, desta vez para um mandato "normal" de dois anos.

José Manuel Anes, o presidente da Assembleia Geral, decidiu neste sentido depois de se ter reunido e ouvido as opiniões do Conselho Geral do clube.

Entretanto, o clube vai ser gerido por uma Comissão Administrativa constítuida pelo próprio presidente da Assembleia, pelo seu vice-presidente - Jorge Coroado -, e por mais quatro ou cinco elementos, de onde se incluem algums ex-vice-presidentes da última direcção.

Mas o que pensam os nossos nossos leitores desta situação toda? Convidamos todos os Associados, Simpatizantes, Colaboradores do Clube, e até Adversários, a darem a sua opinião.

- O Presidente da AG fez bem em marcar as eleições já para Março?

- Ou devia ter marcado para Maio, alargando desta forma, o mandato para 3 anos?

- Quem vão ser os próximos candidatos?

- Gouveia da Veiga e Duarte Ferreira vão candidatar-se?


Participe! Para tal basta enviar-nos o seu texto para: blogdobelenenses@gmail.com.

FUTSAL: Conferência de Imprensa

Belenenses logo simbolo
INFO OFICIAL - FUTSAL

Exmos. Senhores,

A Secção de FUTSAL do Clube de Futebol «Os Belenenses» promove amanhã, dia 24 de Janeiro de 2008 pelas 18h00 na Sala de Imprensa do Estádio do Restelo, uma Conferência de Imprensa conjunta com a ELPOZO ALIMENTACION S.A. onde será apresentada em detalhe a parceria firmada com esta prestigiada multinacional de origem espanhola que assumiu nos primeiros dias do ano a posição de Patrocinador Principal da equipa de seniores, actual líder isolada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Relembre -se que a ELPOZO está vinculada à modalidade desde 1989 através da equipa espanhola «ELPOZO Murcia Turistica FS», actual campeã da Liga Espanhola 2006/2007 e vencedora da Taça Ibérica de 2007, em quem apostou decisivamente transformando-a numa das mais fortes formações a nível europeu e mundial.

A longa e duradoura ligação da ELPOZO ao mundo do desporto, sob o lema «Estamos com o desporto», alarga-se a Portugal e concretamente ao projecto de «Os Belenenses» para o FUTSAL, no qual a marca acredita e aposta para um futuro recheado de sucessos.

Nesta ocasião, serão ainda apresentados os novos atletas recém-chegados ao plantel de «Os Belenenses»: MAX, DIOGO E CAIO JAPA.

Contamos com a vossa imprescindível presença!

Net Azul: Cromos do Belenenses

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Cromos do Belenenses

http://cromosdobelenenses.blogspot.com

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Eleições intercalares 2008: Data

ELEIÇÕES 29/MARÇO

Uma COMISSÃO ADMINISTRATIVA composta por José Manuel Anes (actual presidente da Assembleia Geral), Jorge Coroado (vice-presidente da Assembleia Geral), Barata Marques , Viana de Carvalho (ex-vice-presidentes da Direcção) e mais 2 ou 3 pessoas a nomear, vai gerir o clube até às eleições.

O que é feito de... Pedro Espinha?



O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-jogador Verona, um médio que jogou no nosso clube durante algumas épocas.

O Merivaldo Bezerra Verona esteve 4 anos no Belenenses vindo do vizinho Estrela da Amadora. Jogador virtuoso, com boa finta curta e bom remate de longe, tinha um grande poder de explosão. O seu futebol era escorreito, harmónico e continuado. Foi um dos jogadores fundamentais nas épocas que passou entre nós, se bem que a sua última época foi a mais fraca.

A sua fraqueza em termos futebolísticos consistia na falta de concentração e de combatividade, bem típica da maioria dos jogadores brasileiros.

Após deixar o nosso Belém regressou ao Estrela da Amadora e mais tarde ingressou no Olivais e Moscavide.

Ficou célebre o autêntico nó cego que deu a um defesa do Benfica quando representava o Estrela da Amadora.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito de Pedro Espinha, um guarda-redes que se deu a conhecer ao país no nosso clube. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Blog do Belenenses: Mário Lobo

Imprensa 23.01.2008

Belenenses - A Bola
- CLUBE: José Manuel Anes vai anunciar hoje a data das eleições para uma nova direcção, após uma reunião com o Conselho Geral. Se decidir por Março o mandato dura 1 ano e se optar por Maio o mandato já dura 3 anos.
- CLUBE: A Bola anuncia como possíveis candidatos Miguel Ferreira, que pertenceu à última direcção, e Gouveia da Veiga, candidato derrotado nas últimas eleições.
- FUTEBOL: Weverson já regressou ao Brasil e Tiago Schmidt também pode sair.
- FUTEBOL: Jorge Jesus desmente notícias de ontem sobre Júlio César.


Belenenses - O Jogo
- CLUBE: Anes vai dirigir o clube com Coroado como seu braço-direito.
- FUTEBOL: Tiago Schmidt vai ser emprestado ao Duque de Caxias.
- FUTEBOL: Ao contrário da Bola, o Jogo fala em negociações com Júlio César.


Belenenses - Record
- MEYONG: O jogodor pode não jogar mais esta época. Levante com dividas não pode inscrever jogadores.
- CLUBE: O Record, ao contrário do Jogo, diz que Anes vai pedir escusa e Coroado pode vir a assumir a liderança do clube.
- FUTEBOL: Segundo o jornal Júlio César é hipótese.


OUTROS:
- CORREIO DA MANHÃ: Janela pede para ser ouvido pelo Conselho Geral.

Promo: Braga x Belém

Photobucket

Photobucket

terça-feira, janeiro 22, 2008

E na Inglaterra? Não há caso Diarra?

Blog do Belenenses: Luis Vieira

O jogador francês Lassana Diarra jogou no passado sábado pela equipa do Portsmouth num jogo a contar para a FA Premier League, o principal campeonato inglês. Tal como Meyong, o francês representa, de forma oficial, a terceira equipa na mesma época. Mas ao contrário do camaronês, Diarra representou três clubes do mesmo campeonato!

Resumo dos jogos feitos pelo Diarra como jogador do Chelsea, Arsenal e Portsmouth.

00.08.2007: Inicia a época como jogador do Chelsea
05.08.2007: FA CS: Man. Utd: suplente 67'

01.09.2007: Transferido para Arsenal
19.09.2007: Champions League: Sevilha - suplente 87´
22.09.2007: Premier League: Derby County - suplente 71'
25.09.2007: Carling Cup: Newcastle United - titular
29.09.2007

02.10.2007: Champions League: S. Bucharest: suplente não utilizado
07.10.2007
20.10.2007
23.10.2007: Champions League: Slavia Prague: suplente não utilizado
28.10.2007: Premier League: Liverpool: suplente não utilizado
31.10.2007: Carling Cup: Sheffield United: titular

03.11.2007: Premier League: Manchester Utd: suplente
07.11.2007: Champions League: Slavia Prague - titular
12.11.2007: Premier League: Reading - suplente 79'
24.11.2007: Premier League: Wigan - titular
27.11.2007: Champions League: Sevilha - suplente

17.01.2008: Transferido para o Portsmouth
19.01.2008: Premier League: Portsmouth - titular 80'

Então e na Inglaterra? Não há caso Diarra

BASKET: Belenenses 92 x Barreirense 79

Blog do Belenenses: Mário Lobo
Blog do Belenenses: FS

Teve lugar este sábado a 12ª jornada da Liga profissional de basquetebol, tendo o nosso Belém recebido e vencido o Barreirense, voltando desta forma às vitórias.

O primeiro acontecimento da tarde foi a ausência do nosso técnico Luís Silveira no banco devido ao falecimento nesse dia da sua mãe. Enviamos as mais sentidas condolências ao nosso técnico e restante família.

A nossa equipe entrou de forma apática no jogo, demonstrando pouca apetência na defesa permitindo a conquista de muitos ressaltos por parte do Barreirense e no ataque estando também desinpirados falhando alguns cestos fáceis debaixo de cesto. Desta forma chegou-se ao intervalo com o nosso Belenenses em desvantagem por 5 pontos.

No reatamento os nossos jogadores vieram com outra disponibilidade e disposição e a praticar um basquetebol já ao seu nível passando para a frente do marcador e afastando-se progressivamente no marcador tendo chegado ao final do 3º período em vantagem por 13 pontos. Neste período sofremos somente 12 pontos tendo marcado 30.

No 4º e decisivo período a nossa equipe fez um controle eficiente do marcador, nunca permitindo uma aproximação por parte do Barreirense que pudesse por em causa a nossa vitória. Com o regresso do lesionado Ike Nwankwo, apesar do cansaço evidenciado por este em certos períodos da 2ª parte, o nosso Belém fica com mais opções e mais forte e mesmo tendo o nosso americano Lance Soderberg efectuado uma prestação mais fraca do que já nos habitou, a vitória surgiu naturalmente. Continuamos em 7º lugar mas com os mesmos pontos do 3º classificado. Na próxima jornada jogamos com o Vagos em campo neutro, sendo esta jornada disputada em vale de Cambra.

O nosso 5 inicial foi:
Diogo Carreira: 18 pontos, 4 ressaltos e 6 assistências
Paulo Simão: 11 pontos, 2 ressaltos e 4 assistência
Anderson Ferreira: 16 pontos, 5 ressaltos
Lance Soderberg : 7 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências
Ike Nwankwo: 11 pontos, 10 ressaltos e 1 assistência

Jogaram ainda:
Daniel Monteiro: 9 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências
Nuno Monteiro: 0 pontos
Aylton Medeiros: 6 pontos, 4 ressaltos e 1 assistência
Artur Cruz: 14 pontos, 2 ressaltos e 1 assistência

Últimas notícias

Blog do Belenenses

- FUTEBOL: Weverson regressa ao Brasil.
- FUTEBOL: Júlio Cesar referenciado pelo Belenenses (ex-Botafogo).
- BASKET: Lusitânia x Belenenses na Taça da Liga

VOLEIBOL: Apuramento para a segunda fase

Blog do Belenenses: Luis Vieira

A equipa de voleibol feminino do Belenenses confirmou, com a última vitória de 3-0 sobre o Arcozelo (25-16, 25-15 e 25-22), o apuramento para a segunda fase do campeonato A2, onde vai disputar o titulo de campeão da modalidade.

As nossas jogadoras estão a conquistar o apoio de um número cada vez maior de adeptos Belenenses sendo que desta vez estiveram presentes mais de 200 pessoas a puxarem pela nossa equipa.

Relativamente ao campeonato, estamos no 2º lugar, com 22 pontos, a 3 de distância da equipa classificada em 1º lugar, que no entanto, tem mais um jogo. A equipa do Arcozelo está em 3º com o mesmo número de pontos do Belenenses.

Vamos todos dar os nossos parabéns às nossas atletas!

Visite o blog http://futurobelenenses.blogspot.com para mais fotos, flash-interviews e outras informações. Visite ainda http://belenensesvoleibol.blogspot.com.

Belenenses no Mundo: Ubatuba - Brasil

Blog do Belenenses: Familia Ennes

Família Ennes
Ubatuba (Litoral de S. Paulo)
Brasil

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Alexandre Pais in Record

Blog do Belenenses


Record, 21/01/2008.

Últimas notícias

Blog do Belenenses

- CLUBE: Direcção formaliza demissão em bloco. (
site oficial)
- CLUBE: Presidente da Assembleia Geral anuncia data das novas eleições no próxima quarta-feira.
- CASO MEYONG: Carlos Janela foi ouvido pela Comissão da Liga e revela optimismo.
- CASO MEYONG: Meyong também foi ouvido pela Comissão.
O jogador deixou o desejo de ver Jorge Jesus "conduzir a equipa até ao final da época e atingir os resultados".

Entrevista a José Anes

Entrevista ao Presidente da Assembleia-Geral do Belenenses, publicada no Correio da Manhã.

José Manuel Anes, presidente da assembleia geral do Belenenses, diz que um castigo de seis pontos ao clube no caso Meyong “seria uma enormidade” e que preferia que as eleições fossem realizadas em Março.

Correio da Manhã – Tentou demover o presidente Cabral Ferreira de se demitir?

José Manuel Anes – É um homem profundamente atingido pela doença. Custou-me ver, porque é um amigo. Era uma decisão irreversível.

– Teve conhecimento do processo de transferência de Meyong?

– Não. Foi um processo que o presidente assumiu numa primeira fase e depois passou a pasta a Carlos Janela. Pode ter havido deficiência de articulação, mas esta é uma história que tem de ser reconstituída. Estou convencido de que, independentemente das falhas técnicas que possam ter havido da parte do Belenenses, há responsabilidades fora do clube, em Portugal e no estrangeiro, de instituições e de particulares. O Belenenses tem direito ao contraditório, não estamos condenados e não estamos numa ditadura.

– O Belenenses deve ser punido?

– Estou convencido de que o clube não vai ser punido. Se fosse, só seria com a Naval. Nunca seis pontos, apenas três.

– Carlos Janela vai depor pelo Belenenses na Liga sobre Meyong...

– Não é surpresa para mim. Sou amigo de Carlos Janela. Presto homenagem à atitude muito digna dele.

– Já há data para as eleições?

– Por mim, seriam já em Março, mas penso que serão em Maio. Se for em Maio, à luz dos estatutos, a direcção completa o mandato e tem automaticamente mais dois anos. Se for antes disso tem de haver novas eleições em 2009. Está nos estatutos.

– Que passos é que Cabral Ferreira vai dar esta semana?

– Entrega-me amanhã [hoje] a carta de demissão. Na quarta-feira vou ter uma reunião no Restelo com o Conselho Geral e logo a seguir vou emitir um comunicado com a decisão sobre a data das eleições. Estou num processo de consulta de opiniões.

– Como analisa a atitude da Liga e da Federação?

– Em qualquer país do Mundo, uma Federação ou Liga não podem apenas organizar um campeonato e receber as quotas. Deveria haver gabinetes de aconselhamento. Não sei o que se passou, mas adivinho que terá havido qualquer falha de aconselhamento, sem excluir responsabilidades de Espanha. O Belenenses não deve arcar com todas as responsabilidades.

– Como vê o eventual regresso de Janela por outra lista?

– Há um conflito vivo que poderá não ser muito aconselhável para que ele integre uma lista, mas isso é uma decisão dele, inerente à condição de associado do Belenenses.

– Falou com Meyong?

Não, nem o conheço pessoalmente. Contudo, estão a ser cerceados ao Meyong os direitos de trabalhador. Tenho muita pena que ele não esteja em condições de jogar.

PERFIL

José Manuel Anes tem 63 anos e é sócio do Belenenses há 52. Licenciado em Química e doutorado em Antropologia Cultural e Social é professor universitário e Criminalista. Iniciado maçon em 1988, foi Grão-mestre da Grande Loja Legal de Portugal de 2001 a 2004.

Resultados do fim-de-semana (18/20 Janeiro)

BelenensesFutebol: Belenenses 2 x 1º Agosto 0
Jogo-treino - golos de João Paulo e Mano


Belenenses AndebolAndebol: Emp. Comércio 26 x Belenenses 27
T. Pres. República - Pav. Mun. Santarém (Seniores)


Belenenses BasketBasquetebol: Belenenses 92 x Barreirense 79
Liga Uzo - Pav. Acácio Rosa (Seniores)


Belenenses BasketBasquetebol: Belenenses 72 x Academia 59
CNB1 - Pav. Acácio Rosa (Seniores B)


BelenensesFutsal: Belenenses 4 x Inst. D. João V 2
C. Nacional - Pav. Acácio Rosa (Seniores)


Belenenses P.AquáticoPolo Aquático: Belenenses x CN Amadora
Jogo não se realizou por falta de arbitros!!!
C. Nacional - Piscina Restelo (Seniores)


Belenenses RugbyRugby: Agronomia 13 x Belenenses 18
C. Nacional - Tapada Ajuda (Seniores)


BelenensesVoleibol: Belenenses 3 x SC Arcozelo 0
C. Nacional A2 - Pav. Acácio Rosa (Seniores)

domingo, janeiro 20, 2008

FUTSAL: Belenense bate Instituto D. João V

Blog do Belenenses: Luis Vieira

O Belenenses Futsal soma e segue. Os líderes do campeonato (13 vitórias e 1 roubo na Luz) não descansam e desta vez derrotaram a equipa do Instituto D. João V por 4-2.

Marcaram pela nossa equipa os jogadores Jardel, Drula, Diego e Marcelinho.

Apesar da vitória o Belenenses continua apenas com 3 pontos de vantagem sobre o segundo classificado que também conseguiu vencer o seu jogo.

Também não podemos deixar de destacar os critérios de escolha dos jogos do Campeonato FUTSAGRES. Desta vez a SIC decidiu transmitir o jogo entre as equipas classificadas em 4º e 9º lugares, numa maravilhosa promoção da modalidade.


Belenenses FutsalConsulte o site do Futsal em juliofutsalcfb.com.